quarta-feira, 29 de abril de 2015

STF arquiva mandado de segurança sobre impeachment da Presidente Dilma

Destaque do Estadão:
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento do mandado de segurança impetrado pelo advogado Luís Carlos Crema. Ele denunciou a presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados por crime de responsabilidade. As informações estão no site do Supremo.
De acordo com o STF, após o presidente  da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negar seguimento da denúncia, Luís Carlos Crema entrou com mandado de segurança no Supremo para que lhe fosse reconhecido o direito de recorrer ao Plenário da Câmara dos Deputados. O ministro citou precedentes do Supremo em mandados de segurança ao também negar julgar inviável ao pedido de Crema.

Eduardo Cunha tenta mudar modo de indicação de ministros do STF

O deputado Eduardo Cunha (à dir.) e o presidente do STF, Ricardo Lewandowski,
Por determinação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Casa voltou a discutir uma proposta de emenda à Constituição que define mandato de 11 anos para ministros do Supremo Tribunal Federal, além de retirar do presidente da República a exclusividade na indicação dos ministros da Corte.
Sem alarde, Cunha instalou no início de abril uma comissão especial para retomar a discussão do tema parado há 14 anos na Casa e determinou celeridade na conclusão dos trabalhos.
A Constituição de 1988 definiu que os ministros podem ingressar na Corte com 35 anos e ficar até os 70, ou seja, por mais de três décadas. Além disso, concedeu ao presidente da República a atribuição exclusiva de indicar os magistrados do tribunal, seguindo o modelo americano. A Câmara vai discutir alterar esses dois pontos.
Deputados consideram que 35 anos é muito tempo para um ministro ficar no cargo e a indicação de até quatro nomes para o Supremo deve ser feita pela Câmara e pelo Senado, dois para cada. A proposta precisa passar pelo plenário da Câmara e Senado.
O presidente da comissão especial instalada por Eduardo Cunha, deputado Arthur Maia (SD-BA), afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que recebeu do peemedebista a recomendação para agilizar a discussão sobre uma proposta única sobre o tema - sete estão em discussão - e sua votação.
Fonte: UOL

terça-feira, 28 de abril de 2015

CNBB critica terceirização e redução da maioridade penal

images_cms-image-000431005
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na sexta (24) nota sobre a conjuntura do país, com críticas ao projeto de lei que regulamenta a terceirização de mão de obra nas empresas e à proposta de redução da maioridade penal. A nota foi divulgada no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Na reunião também ocorreu a cerimônia de posse de dom Sérgio da Rocha na presidência da CNBB.
De acordo com a nota, a entidade avaliou “com apreensão” a realidade brasileira, “marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do país”. A nota acrescenta que “a retomada de crescimento do país, uma das condições para vencer a crise, precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres”.
Sobre o projeto que trata da terceirização, o texto expressa que ele não deve restringir direitos. “A lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise”, registra.
Na avaliação dos bispos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993), que propõe redução da maioridade penal para 16 anos, é um “equívoco que precisa ser desfeito”. Para a CNBB, a redução da maioridade penal não é solução para a violência no país. “Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência”, aponta.
Outro tema abordado na nota é o projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento. A avaliação é de que se trata de ilusão a ideia de que facilitando o acesso da população à posse de armas se combate a violência.
Ao final do texto, a CNBB salienta que muitas destas e de outras matérias que incidem diretamente na vida do povo têm, entre seus caminhos de solução, uma reforma política. A reforma política também foi tratada pelo recém-empossado presidente da conferência, dom Sérgio da Rocha, em entrevista a jornalistas.
Ele disse que “o fato de a Igreja falar da reforma política, mostrar a importância da palavra política, não quer dizer que esteja adotando uma posição que seja do governo que aí está, ou então de um partido ou outro. Nós fazemos isso [falar da reforma política] com sentimento de corresponsabilidade e de responsabilidade na vida social”.

'Messenger', app do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeos

Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeo. (Foto: Divulgação/Facebook)
O Facebook ampliou as possibilidades de os usuários conversarem pelo seu app de chat “Messenger”. A rede social anunciou nesta segunda-feira (27) que o serviço de comunicação passará a fazer videoconferências pela internet, mas a novidade funciona apenas em dispositivos móveis.
Até agora, era possível apenas realizar ligações telefônicas pela internet (VoIP) -- ou seja, os créditos não são debitados, mas há consumo do pacote de dados. “Agora você pode ter conversas cara a cara com seus amigos e pessoas com quem se importa, via Messenger”, afirmaram, em comunicado conjunto, Stan Chudnovsky, diretor de produto, e Param Reddy, gerente de engenharia do Facebook.
Com isso, o Messenger passa a disputar espaço com o Skype, comunicador da Microsoft. Outro aplicativo do Facebook, o WhatsApp, passou a realizar ligações de voz recentemente.
“Se você estiver trocando mensagens com alguém e perceber que apenas palavras não são suficientes, você pode simplesmente escolher o ícone de vídeo no topo à direita da tela e começar uma ligação de vídeo diretamente de uma conversa existente”, explicam.
A novidade foi liberada tanto para as versões do aplicativo para Android e iOS de 18 países (Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, Laos, Lituânia, México, Nigéria, Noruega, Omã, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai). O Brasil não está na lista, mas, segundo a rede social, o novo recurso chegará ao país nos próximos meses.
Na semana passada, o Brasil foi escolhido, ao lado de Nigéria e EUA, para realizar os testes de um novo aplicativo, o "Hello". A função do serviço é ser um identificador inteligente de ligações telefônicas. Não só identifica o autor da chamada como também fornece informações sobre ele.
A adição da nova ferramenta ao Messenger faz parte da estratégia do Facebook de tornar o aplicativo cada vez uma plataforma autônoma. Nessa linha, a rede social já implantou a transferência de dinheiro a amigos e a possibilidade de enviar GIFs e animações. Está por vir ainda a introdução do serviço que transformará o aplicativo em uma espécie de serviço de atendimento ao consumidor.
Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeo. (Foto: Divulgação/Facebook)Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeo. (Foto: Divulgação/Facebook)Fonte: G1

O lançamento mais esperado da Samsung para 2015 foi testado pelo TechTudo GALAXY S6 EDGE

Galaxy S6 Edge é tudo o que a Samsung deveria ter feito desde o início. Essa, ao menos, foi a sensação que tivemos durante o período de testes para este review do novíssimo top de linha com tela curvada. O aparelho, que chegou ao Brasil em abril deste ano, reúne desempenho de ponta, sistema mais limpo e um design - finalmente - acertado. Confira a análise do Galaxy S6 Edge e descubra se ele faz valer os assustadores R$ 3.799 (ou R$ 4.299, para os mais exigentes e corajosos).
Veja, abaixo, a análise em vídeo do Galaxy S6 Edge


Design

Os celulares top de linha da Samsung sempre foram famosos por trazer o que há de melhor quando o assunto é hardware. O design, por outro lado… Bem, não faltaram críticas por aí à traseira de plástico dos últimos Galaxy S, à borda também de plástico que imitava metal e a outras escolhas de gosto duvidoso. Basta puxar na memória os últimos lançamentos: o Galaxy S5, por exemplo, teve sua traseira comparada a um curativo estilo Band-Aid em memes na época do lançamento. E, aparentemente, essa fase ficou no passado.
Tela do Galaxy S6 Edge tem resolução impressionante (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tela do Galaxy S6 Edge tem resolução impressionante (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Galaxy S6 Edge é lindo. Mesmo. O aparelho conta com todos os materiais premium que um top tem direito. Tanto a tela quanto a traseira são recobertas por vidro, com proteção contra riscos Gorilla Glass 4, que deve também fazer dele um pouco mais resistente a quedas - teste esse que preferimos evitar por aqui. Outra novidade é a faixa que recobre a lateral do aparelho, que agora é feita de metal e é estranhamente semelhante ao que vemos no iPhone 6, como a foto abaixo mostra.
Detalhe da lateral do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe da lateral do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Nenhuma dessas mudanças, no entanto, chega perto do que vemos na tela. Ela é curvada dos dois lados, praticamente uma versão definitiva do que vimos a Samsung ensaiar quando lançou o Galaxy Note Edge, que tinha o display do lado direito "dobrado" no mesmo estilo. O resultado é um celular que chama muita atenção, felizmente não só pelo fator esquisitice. A companhia conseguiu fazer da inovação uma solução bacana em termos de design e mediana quando o assunto é funcionalidade, como veremos mais adiante. Com a "dobra da tela", a faixa metálica nas laterais ficou mais fininha, mas grande o suficiente para caber botões de volume e bloqueio de tela confortáveis de usar. 
Sobre esse aspecto, vale ressaltar: a companhia lançou dois aparelhos, idênticos em especificações e diferentes em design. Este, do review, é o Galaxy S6 Edge, que é mais caro e conta com tela curvada. Há ainda o Galaxy S6, com formato tradicional e preço "mais em conta" - se é que podemos usar essa expressão para smartphones que custam acima dos R$ 3 mil. Ah, e nenhum deles é à prova d'água.
Detalhe da parte de cima do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe da parte de cima do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Galaxy S6 Edge marca o fim da era da linha S com tampa e bateria removíveis. A empresa finalmente cedeu, depois de anos batendo o pé e insistindo na facilidade de baterias removíveis. Por aqui, não notamos nenhum contra na decisão, muito pelo contrário. Em relação ao design, ao menos, o aspecto geral é que temos um celular melhor e bem acabado, que gera uma certa sensação de estar segurando um dispositivo unibody, lapidado em peça única. Ainda é cedo para dizer que o fato de não poder remover a bateria vai realmente dar dor de cabeça aos usuários.
Tudo é especialmente bonito na teoria. No dia a dia, porém, o Galaxy S6 Edge nos gerou alguns incômodos. O maior deles é com a traseira com acabamento de vidro. Ela é absurdamente escorregadia e causa uma eterna sensação de que o aparelho vai escapar da mão e se espatifar no chão a qualquer momento. As bordas laterais, fininhas por causa da tela curva, fazem com que o usuário não tenha muito onde segurar para firmar o smartphone na mão. A saída? Comprar uma capinha.
O Galaxy S6 Edge é o top de tela curva da Samsung (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Galaxy S6 Edge é o top de tela curva da Samsung (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Desempenho

O desempenho do Galaxy S6 Edge é impecável. Ele roda o Android 5.0.1 (Lollipop), modificado com a personalização da Samsung chamada TouchWiz, tradicionalmente mais pesada que o "Android puro". Apesar disso, passamos longe de encontrar problemas de desempenho no aparelho. Ele roda com extrema fluidez, a transição de telas é absolutamente incrível e ele abre e transita entre apps tão rápido quanto é possível. O S6 é um dos melhores Androids que já testamos quando o assunto é desempenho e é, sem dúvidas, o celular com melhor experiência de uso já feito pela Samsung.
Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Falando em sistema, algumas coisas mudaram para melhor nele. O novo TouchWiz adota em alguns pontos o Material Design, idealizado pelo Google para apps e para dar uma cara unificada ao Android. A mudança fica clara quando vemos aplicativos como o de contatos, que apresenta um grande botão "+" sobreposto ali na parte inferior. Em outros aspectos, a Samsung se manteve meio "cabeça-dura". Por exemplo, o menu de configuração continua confuso, com opções demais, e pouco mudou no menu de acesso rápido além das notificações em cards. 
Ainda há uma porção de aplicativos embarcados no sistema ou atalhos para a instalação ou compra de apps no meu principal. A boa notícia? É que eles podem ser facilmente removidos de lá, e não só "escondidos" do menu principal. Por outro lado, alguns atalhos para apps famosos, como o Facebook, se mostraram de boa valia e economizaram um punhado de minutos na instalação do programa diretamante no Google Play, loja de aplicativos do Android.
Parte frontal do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Parte frontal do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Agora vamos aos números. Nesse Galaxy, a Samsung abriu mão de usar os processadores da empresa Qualcomm e optou por colocar no S6 e S6 Edge um de fabricação própria, o que já acontecia na série Galaxy Note. Os novatos contam com dois chips Exynos quad-core, um de 1,5 GHz e outro de 2,1 GHz, que vêm acompanhados de 3 GB de RAM. As especificações são bastante generosas, e devem ser suficientes para rodar com tranquilidade os apps mais pesados lançados neste e no próximo par de anos.
Ainda no mundo dos números, uma escolha da Samsung pode afastar os antigos donos dos celulares Galaxy. Bateria não removível, faixa de metal, traseira de vidro e… nada de cartão microSD. Isso basicamente significa que o usuário não vai poder expandir a memória interna do aparelho, aquela consumida pela instalação de apps e armazenamento de músicas, fotos e vídeos (e tudo mais). Teoricamente, a ausência da entrada para cartão de memória dá um ganho de desempenho ao Android, mas, na prática, é difícil de notar os pontos positivos da novidade. O Galaxy S6 Edge chegou ao Brasil com duas versões, uma de 32 GB e outra de 64 GB; a de 128 GB, anunciada na gringa, não deve desembarcar por aqui.
O botão home do Galaxy S6 Edge conta com um leitor de impressões digitais preciso. No Galaxy S5, a tecnologia pedia que o usuário deslizasse o dedo pelo botão para que o aparelho identificasse o dono. O S6 adotou um esquema idêntico ao do iPhone - e ainda bem. Um rápido toque do dedo já desbloqueia a tela, e poucas foram as vezes em que precisamos executar o procedimento mais de uma vez.
Botão home tem leitor de impressão digital (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Botão home tem leitor de impressão digital (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
As funcionalidades da tela curva não chegam a ser exatamente um pró do Galaxy S6 Edge. A Samsung até arrumou algumas soluções interessantes para explicar a presença da tela, mas nenhuma delas realmente causa aquele efeito "wow". A tela curvada parece mais uma declaração de "olha o que eu consigo fazer!" do que uma tecnologia essencial. A proposta é legal e tem grande potencial de se tornar uma tendência e, por isso, torcemos para que as empresas consigam integrar a novidade melhor ao sistema. Por enquanto, basta dizer que é um começo.
Das funções mais legais, podemos destacar o acesso rápido a contatos favoritos no cantinho direito, a função que mostra suas notificações e relógio, quando a tela está bloqueada, e as curvas, que se acendem e piscam, quando o celular está de tela virada para baixo e o usuário recebe uma ligação. Não é nada imperdível, como dissemos ali atrás, mas tem potencial.
O Galaxy S6 Edge é um monstro do desempenho… E merecia uma bateria igualmente monstruosa. Ela não chega a ser ruim, mas fica bem na média. Nos nossos testes, o S6 Edge durou um dia de uso sem muito esforço. Dá pra carregar durante a noite, sair para trabalhar e, na volta pra casa, ainda aproveitar um restinho de bateria. Nesse aspecto, há concorrentes por aqui que dão um banho, a exemplo do Moto Maxx: são 2.550 mAh no Samsung contra 3.900 mAh no Motorola
Traseira do Galaxy S6 Edge não é removível (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Bateria do Galaxy S6 Edge não é removível (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Dois recursos, um da própria bateria e outro do sistema, dão uma forcinha ao celular. O S6 Edge conta com um carregador capaz de dar ao aparelho 4 horas de uso em apenas 10 minutos na tomada, uma senhora sobrevida para quem precisa daquele gás emergencial. Na nossa mão, esses 10 minutos nos garantiram pouco mais de duas horas de uso moderado, mas ele deve se sair melhor na mão dos mais comedidos. 
O segundo recurso é o modo de baixo consumo, uma versão radical do modo de economia de bateria mais comum. Ele basicamente transforma o Galaxy S6 Edge num Nokia-da-cobrinha: tela em preto e branco, função de Internet limitada e acesso restrito a apps. É o último recurso, o botão vermelho do smartphone que consegue esticar 10% para horas e horas de uso extra.

Tela

Nem só de curva vive a tela do Galaxy S6 Edge: ela ainda conta com uma resolução de impressionar. São 1440 x 2560 pixels, distribuídos pelas 5,1 polegadas, número que inclui a curvatura do display. Isso gera uma densidade de 577 ppi, e torna os pixels, os pontinhos que compõem a tela, impossíveis de se enxergar a olho nu. É muita, muita coisa, e chega a ser exagerado. Uma tela Full HD, por exemplo, tem 1080 x 1920 pixels e nela já não é possível ver os tais pixels. Em linhas gerais, o S6 Edge não precisava de tanta resolução de tela, e no cotidiano não faz a menor diferença usar o top ou usar o Moto X, que tem display "apenas" Full HD. 
Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe dos ícones da tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O display é um Super Amoled, com uma saturação incrível e brilho idem. Ele é fácil de enxergar sob luz do sol e tem ótimos ângulos de visão, inclusive nas áreas curvadas. Aliás, mesmo ali o aparelho tem resposta rápida ao toque. 

Câmera

Essa é a melhor câmera já feita pela Samsung em um celular. O salto de qualidade entre ele e o Galaxy S5, que já tinha uma câmera legal, é notável. Ela não supera a do iPhone 6 Plus ou a quase imbatível câmera do Lumia 1020, da Nokia, mas chega perto disso.
Câmera do Galaxy S6 é uma das melhores do mercado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera do Galaxy S6 é uma das melhores do mercado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O desempenho do sensor sob iluminação ideal é impecável. As fotos ficam nítidas, com bom foco e sensação de profundidade sem muito esforço, só usando o modo automático. As cores ficam equilibradas e é raro que o aparelho "erre" o branco nas imagens.
Em ambientes pouco iluminados, o sensor não faz feio, embora as fotos percam um pouco desse lance da profundidade e fiquem meio pixeladas quando tiradas sem flash. Mas, no geral, é um desempenho bem acima da média, e já coloca no S6 e o S6 Edge no pódio das melhores câmeras para celular do mercado. E isso não é coisa pouca. 
Câmera do Galaxy S6 Edge tem bom foco e equilíbrio de cores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Câmera do Galaxy S6 Edge tem bom foco e equilíbrio de cores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O aplicativo nativo da câmera tem a vantagem de ser simples de usar e mega intuitivo. Ele conta com um punhado de modos pré-instalados, mas, caso você queira explorar um pouco mais, é possível baixar modos extras na loja da Samsung como o Food Shot, para fotos de comida, e o Sports Shot, para registrar objetos em movimento. Os downloads são opcionais, e colocam na mão do usuário escolher se são ou não necessários ao aparelho. Ah, uma dica: dá para ativar o app com dois toques no botão home.

Custo-benefício

O Galaxy S6 Edge é incrível e diferente. A curvatura na tela, no entanto, não nos convenceu a pagar R$ 3.799 por um aparelho de 32 GB de armanzenamento interno. Hoje, ela não conta com funções suficientes que justifiquem os R$ 500 a mais em relação ao Galaxy S6 "comum". Se você quer ter em mãos um dos melhores smartphones do mercado, competidor páreo para o iPhone 6, pode ir sem medo no Galaxy S6 - o display curvado não vai fazer falta. Por outro lado, se você quer ter em mãos o que há de mais inovador em matéria de display, vá em frente.
Detalhe da câmera do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe da câmera do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O Galaxy S6 Edge é estupidamente caro. O fato de a versão de 64 GB custar R$ 4.299 o coloca numa categoria quase surreal de preços, no melhor estilo iPhone. Quem comprar vai ter a certeza de ter um top com pouquíssimos defeitos em mãos, mas dá para conseguir desempenho bom por menos. Comprando um Moto X ou um LG G3, o usuário leva um celular que também roda o que há de melhor, com uma câmera ok e tela ótima (Full HD no Motorola e Quad HD no LG)... Por cerca de R$ 1.500. No custo-benefício, o S6 Edge escorrega e perde para a concorrência.

RN registra incidência da dengue em 84% dos municípios

mosquito-dengue-Super-650px
A dengue já atingiu, este ano, um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande, correspondendo a um aumento em relação ao mesmo período do ano passado de 28,18%. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença. De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados. Os novos números são referentes à semana epidemiológica nº 15, com dados coletados até o dia 18 de abril.
Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.
Segundo Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate à doença. Mas ela orienta que cada morador deve ser responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas.
“A Sesap orienta à população para intensificar as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras”, explica. Outra providência é a operação UBV (carro fumacê) que está sendo feita junto aos municípios de Natal, São Paulo do Potengi, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Alexandria, Equador e Florânia.

Fonte: Blog do BG

Sai o edital do concurso do MPPB com 105 vagas e salários de até R$ 4,9 mil

Foi divulgado nesta segunda-feira (27) o edital do concurso que vai selecionar 105 servidores para o quadro do Ministério Público da Paraíba. Os salários vão de R$ 3.341,29 a R$ 4.940,25. Confira o edital (com a data de 27 de abril de 2015, a partir da página 2).
As inscrições poderão ser feitas só pela internet a partir de 4 de maio e seguem até o dia 3 de junho. As vagas de nível superior, com inscrição a R$ 100, são para os cargos de Analista de Sistemas (Desenvolvedor, Administrador de Redes e Administrador de Banco de Dados) e de Analista Ministerial (Auditor de Contas Públicas, Medicina e Odontologia).
Já para nível médio, com inscrição a R$ 85, há 92 vagas para o cargo de Técnico Ministerial (nas áreas de Suporte, Web Designer, Diligências e Apoio Administrativo e sem especialidade). As provas devem ocorrer no dia 19 de julho e candidatos de todo o estado podem concorrer.
Fonte: Blog do Marcos Dantas

Fátima Bezerra confirma possível candidatura de Lula para presidente em 2018

fatima bezerra
Deu n’O Jornal de Hoje em matéria assinada pelo jornalista Alex Viana: a senadora Fátima Bezerra (PT) voltou a defender o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94. A petista disse que a tentativa de impor um impeachment contra a presidente visa, sobretudo, a desgastar eventual campanha de Lula a presidente em 2018. Segundo Fátima, Lula poderá, sim, ser candidato a presidente.
“É desgastar a campanha de Lula. Na verdade eles morrem de medo, porque eles têm um medo da candidatura do presidente Lula. É enorme. Eles se apavoram só em pensar que Lula pode ser candidato em 2018″, afirmou a petista, ao ser entrevistada. Para a petista, a candidatura do ex-presidente, que governou o País de 2002 a 2010, é algo provável. “E (Lula) pode mesmo (ser candidato) e isso os deixa (os tucanos) apavorados. Eles perdem o sono”, completou a petista.
Fonte: Blog do Marcos Dantas

Governador Robinson anuncia promoção de 1.232 praças

O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria. “Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje. Foi preciso um estudo aprofundado, um aporte financeiro, para chegarmos ao anúncio deste número. É mais um cumprimento de um compromisso do nosso governo”, destacou o governador, acrescentando que demanda de promoções reprimidas é uma distorção de mais de 20 anos que será equacionada em quatro de seu governo. Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará  cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite. Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Número de mortes confirmadas no Nepal chega a 3,2 mil

O número oficial de mortes causadas pelo terremoto de 7,8 graus que devastou o Nepal no sábado chegou a 3.218, segundo estimativa divulgada pelas autoridades na madrugada desta segunda-feira. Os feridos somam mais de 6,5 mil pessoas.

Equipe de resgate encontra corpo em meio aos escombros de casa após o terremoto em Bhaktapur, no Nepal, neste domingo (26). Os tremores de magnitude 7,8 provocaram enorme destruição no país, ontem (25), e deixaram mais de 3 mil mortos, segundo informações da Associated Press

A expectativa do governo nepalês é de que o número suba ainda mais, à medida que as equipes de resgate cheguem às áreas mais remotas. Os dados não incluem vítimas de avalanches, que são contabilizadas por associações de montanhismo. No monte Everest, por exemplo, 17 mortes já foram registradas.

Regiões da Índia e da China que fazem fronteira com o Nepal também foram atingidas. No primeiro, 60 pessoas morreram, enquanto, no segundo, foram 20. Bangladesh também sofreu com o tremor, mas ainda não há estimativa de vítimas.

Por conta do abalo, o mais devastador do Nepal em cerca de 80 anos, boa parte do país está no escuro e os sistemas de comunicação funcionam apenas de forma intermitente. Nos centros de tratamento e tendas improvisadas, faltam médicos, mantimentos remédios e água.

No entanto, os governos e agências humanitárias de diversos países têm enviado ajuda humanitária. A Organização das Nações Unidos (ONU) divulgou ontem a estimativa de que 6 milhões de pessoas vivem ou viviam em áreas atingidas pelo tremor. A organização também enviará ajuda humanitária e suprimentos.

Associated Press Dow Jones Newswires.
Estadão Conteúdo

Governo do RN anuncia novo voo de Natal para Belo Horizonte

PAMPULHA 3
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou neste sábado (25) o voo direto Belo Horizonte /Natal. O novo trecho será operado pela Azul Linhas Aéreas a partir do dia 4 de julho. A regularidade será semanal, sempre aos sábados. A aeronave da companhia aérea possui capacidade para até 118 passageiros.
“Apenas este voo representará o incremento de mais de R$ 10 milhões anuais ao nosso Estado. Com os voos até agora confirmados, já são mais de R$ 40 milhões. E ainda vem mais por aí, graças ao decreto de desoneração do ICMS no querosene de aviação pelo governador Robinson Faria”, comemora o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Segundo o G1, o governo já tinha anunciado voos diretos de Natal para Buenos Aires e Campinas. Os voos charters da Azul, para Campinas e Belo Horizonte, são exclusivos e viabilizados graças à parceria com a operadora CVC.

RN conquista mais um voo e soma acréscimo de R$ 40 milhões na economia

O Governo do Estado segue no compasso de resgate de voos e consequente aumento do fluxo de turistas. Hoje confirma mais uma importante rota. Após a conquista dos voos de Buenos Aires/Natal e Campinas (SP)/Natal, o Estado potiguar terá agora voo direto de Belo Horizonte-Natal. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (25) pela Azul Linhas Aéreas.
“Apenas este voo representará o incremento de mais de R$ 10 milhões anuais ao nosso Estado. Com os voos até agora confirmados, já são mais de R$ 40 milhões. E ainda vem mais por aí, graças ao decreto de desoneração do ICMS no querosene de aviação pelo governador Robinson Faria”, comemora o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Transparência: 69% dos portais das Prefeituras do RN não tem informações de 2015

Portal-da-Transparência2
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 83% (138) possuem site oficial, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos. O levantamento feito pelo Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal com o apoio da Controladoria-Geral da União no Estado (CGU/RN) será detalhado nesta segunda-feira (27), em entrevista coletiva concedida à imprensa, a partir das 10h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária.
A avaliação da transparência dos municípios potiguares, buscando atender os anseios do cidadão em saber se o seu dinheiro está sendo investido pelo poder público local, foi o objetivo do trabalho realizado pelo MPRN e o MPF como apoio da CGU.
Os dados que serão apresentados tiveram como referência os meses de fevereiro e março deste ano de 2015. Hoje, há quase dois anos de quando todos os municípios e estados brasileiros deveriam ter disponibilizado em páginas na rede mundial de computadores as informações detalhadas sobre a execução de suas despesas (prazo se esgotou em 28/05/2013) aproximadamente 12% (20) municípios norte-rio-grandenses ainda não possuem nem site nem Portal da Transparência para o acesso à informação.

Saiu edital para auditor-substituto, com salário de mais de R$28 mil



O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) publicou nesta segunda-feira, dia 27, o edital do concurso para auditor-substituto. A função exige  entre 35 e 65 anos, qualquer curso superior e dez anos de exercício do cargo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos Jurídicos, Contábeis, Econômicos e Financeiros ou de Administração Pública. A remuneração inicial é de R$28.947,54, e o regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade empregatícia.
 
São oferecidas três vagas para a função e não há reserva a deficientes. As inscrições serão abertas às 14h da próxima segunda-feira, dia 4 de maio, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo aceitas até o dia 29 do mesmo mês. A taxa é de R$220, e os membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico, podem solicitar a isenção, entre os dias 4 e 6 de maio, no site da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 18 de maio, e o final no dia 27 do mesmo mês.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva, oral e de títulos. A primeira será aplicada no dia 28 de junho, das 13h às 18h, somente na capital fluminense. Haverá 80 questões objetivas, sendo quatro de Direito Financeiro, quatro de Direito Tributário, cinco de Direito Civil, cinco de Direito Penal, cinco de Direito Previdenciário, cinco de Teoria Geral do Processo, seis de Economia, oito de Administração Pública, oito de Contabilidade, dez de Direito Constitucional, dez de Direito Administrativo, e dez de Controle Externo.
 
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que acertar, pelo menos, 40 questões. A prova discursiva está prevista para o dia 23 de agosto, das 8h às 13h, e as datas de realização das demais etapas ainda não foram divulgadas. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.
 
Serviço

Projeto concede passe livre às pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos em transportes fluviais

DIJALMA NOVADijalma teve aprovadas diversas matérias reivindicando benefícios (Foto: Erivan Silva) 
A Câmara Municipal de Areia Branca aprovou, à unanimidade, Projeto de Lei de autoria do vereador Dijalma da Silva Souza (PMDB), que concede passe livre às pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos em transportes fluviais cadastrados no município.
De acordo com o texto aprovado, cabe ao Poder Executivo Municipal a regulamentação da referida lei, após 90 dias da sua publicação.
Justificando o projeto, Dijalma Silva disse que tratar-se de uma iniciativa da maior importância, pois permite que as pessoas com necessidades especiais e principalmente idosos tenham acesso gratuito nos transportes coletivos fluviais que fazem a travessia Areia Branca a Grossos e também as embarcações de menor porte que transportam passageiros de Areia Branca para a Barra, no município de Grossos.
Em plenário, o vereador Dijalma Silva renovou requerimento de sua autoria, solicitando do Executivo a pavimentação asfáltica das ruas Salina Iracema, Casqueira e Serra Vermelha, que circulam a praça central do conjunto Salinópolis.
Solicita ainda, que o Executivo providencie junto ao setor competente a instalação de um semáforo na entrada/saída do conjunto IPE, devido ao constante registro de acidentes automobilísticos naquela área, decorrente da falta de sinalização.
O vereador comentou ainda, sobre outros requerimentos seus aprovados na Casa, solicitando melhorias na quadra de esportes do conjunto Salinópolis, além da reposição de luminárias na praça onde está localizada a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do bairro.
Por último, Djalma parabeniza a administração da prefeita Luana Bruno (PMDB) pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) padrão de Serra Vermelha. “Quando essa unidade de saúde estiver funcionando vai facilitar a vida dos moradores de Serra Vermelha e das comunidades vizinhas, que terão acesso aos atendimentos básicos de saúde, sem a necessidade de deslocamento para a sede do município”, afirma.

Fonte: Costa Branca News

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Corpo de pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado após colisão a 100 km/h

Em uma colisão de carro a 100 km/h, o corpo de uma pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado. O professor de matemática Jucelino Macina explicou que o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h.
Segundo Macina, um carro popular nessa velocidade roda 30 metros por segundo. Outros números calculados pelo professor são bem preocupantes para quem anda nas estradas.
Em uma colisão a 50 km/h, o corpo de uma pessoa bate tão forte que seria como se caísse de dez metros de altura, terceiro andar de um prédio, e batesse direto no chão. Se a velocidade fosse de 100 km/h, seria o mesmo que cair do 14º andar, uma altura de 40 metros.
Macina disse que um carro que anda a 100 km/h leva menos de um segundo para ser danificado, em uma colisão frontal. O coração, que pesa aproximadamente 300 gramas, passa para oito quilos em uma batida. O cérebro vai de 1,5 quilo para 42 quilos. O fígado passa de 1,7 quilo para 47 quilos.
Balanço
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 10.360 multas por excesso de velocidade foram registradas nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul entre outubro de 2014 e março de 2015. O número é 300% maior que o registrado entre outubro de 2013 e março de 2014, período em que foram registradas 3.351 multas.

Durante o feriado de Tiradentes, a PRF flagrou vários motoristas dirigindo acima do limite máximo de velocidade. Um deles dirigia a 194 km/h na BR-163, em Mundo Novo. O motorista de uma carreta dirigia a 126 km/h quando foi flagrado por um radar da PRF em Naviraí.
Os registros foram feitos pelos radares móveis da PRF. São oito em todo estado e eles podem flagrar um motorista que está a dois quilômetros de distância.
Quatro pessoas morreram nas estradas federais do estado durante a operação Tiradentes deste ano, três a mais que no feriadão de 2014. O número de acidentes registrados foi exatamente o mesmo: 51. Houve redução apenas no número de pessoas feridas nesses acidentes, de 46 para 30.
Fonte: G1