segunda-feira, 9 de março de 2015

Novo remédio no controle do HIV começa a ser distribuído

Um novo para o controle do HIV passou a ser disponibilizado em Uberaba. A pílula é uma combinação de três remédios e é distribuída gratuitamente na farmácia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Mais de 120 frascos já estão disponíveis. A recomendação é de que o uso seja feito uma vez ao dia, sempre à noite. O infectologista Rodrigo Molina afirma que a distribuição atenderá o período do diagnóstico dos pacientes da cidade.

“Nesses primeiros dois meses, até uma adequação de estoque, serão para os casos novos, ou seja, aqueles pacientes que irão iniciar o tratamento a Aids. Posteriormente, com o passar dos meses, pretendemos substituir para todos os pacientes que estão utilizando essa medicação”, explicou.

De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na cidade foram registrados 15 casos este ano. Em 2014, foram 71 novos pacientes, enquanto a quantia foi de 26 novos casos em 2013.
O infectologista ainda explicou que a nova fórmula não substitui todos os coquetéis existentes para o controle do HIV e Aids. Ele destacou que o fornecimento do medicamento é uma esperança para aumentar a adesão ao tratamento. “Hoje nem falamos pacientes, mas sim pessoas que vivem com HIV. A expectativa de vida é às vezes maior do que daqueles que não têm o HIV, porque são pessoas que se cuidam mais”, concluiu.
Fonte: G1