sábado, 11 de outubro de 2014

Caso suspeito de ebola no Brasil está sob controle, diz ministro Chioro

O caso suspeito de ebola no Brasil está sob controle, foi o que afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (10). O resultado do exame do paciente com suspeita deve sair em até 24 horas. O sangue foi colhido hoje pela manhã e encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para confirmar ou para descartar a infecção pelo vírus.
Para o ministro, os procedimentos presentes no protocolo foram aplicados com êxito. “Eu quero destacar, mais uma vez, a capacidade de resposta extremamente adequada e que nós temos a situação sob controle. Todos os procedimentos realizados foram feitos em um tempo resposta extremamente adequado e em cumprimento a todos os preceitos, a todos os requisitos e a todas as ações previstas no nosso protocolo, o que nos dá segurança da qualidade da ação”, ressaltou.
Ainda de acordo com Chioro, foram identificados 64 possíveis casos de contato com o paciente, sendo que 60 delas foram durante o período que o paciente ficou internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel (PR). As outras quatro são suspeitas residenciais e se referem a dois casais que dividiram um apartamento com o paciente. Segundo o ministro, os casos de contato foram considerados de baixo risco e todos os contactantes serão monitorados pelo período de incubação do vírus.
A infecção do ebola ocorre por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus só é transmitido após o surgimento dos sintomas. “Ebola não transmite pelo ar, então o contato social não é capaz de transmitir a doença. Ninguém pega ebola porque sentou do lado de alguém infectado no ônibus, ou porque cruzou com a pessoa na rua ou porque estava em uma loja junto com aquela pessoa”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Entenda o caso
O caso foi anunciado na noite de quinta-feira (9), pelo Ministério e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. O paciente é um homem, de 47 anos, que saiu da Guiné no dia 18 de setembro, com escala em Marrocos, e chegou ao Brasil no dia 19, desembarcando no aeroporto de Internacional Guarulhos.

O paciente deu entrada na quinta-feira (9) na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR) relatando febre que começou na quarta-feira (8). Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.
Na manhã de hoje, o homem seguiu de ambulância para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, que funciona na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de janeiro (RJ). O Instituto é considerado referência nacional para casos de ebola. A transferência foi feita em aeronave da Polícia Rodoviária Federal.