sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Violência sexual atinge uma em cada dez meninas, alerta Unicef

Uma em cada dez meninas com menos de 20 anos já foi vítima de violência sexual, segundo um relatório divulgado na quinta-feira 5 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Considerado a maior compilação de dados feita até hoje sobre violência contra crianças, o documento estima que cerca de 120 milhões de meninas no mundo tenham sido sujeitadas a atos sexuais forçados somente em 2012.
Ao mesmo tempo, uma em cada três mulheres casadas com entre 15 e 19 anos – cerca de 84 milhões – foi vítima de violência emocional, física ou sexual por parte dos próprios maridos. Cerca de metade das jovens acha justificável “que um marido bata na mulher em determinadas circunstâncias”, segundo o relatório da Unicef.
Intitulado Hidden in plain sight (Escondido à vista de todos, em tradução livre), o documento de mais de 200 páginas reúne dados de 190 países. Crianças do mundo todo são cotidianamente expostas à violência, independentemente de fatores como cultura, religião, etnia ou classe social, afirma a Unicef. Além de atos forçados, as formas de violência reportadas incluem bullying, métodos de disciplina abusivos e assassinato.