quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cultura tem 12 vezes mais investimentos com Lula e Dilma

De 2002 para cá o orçamento destinado à cultura cresceu quase 12 vezes! O número impressionante é reflexo das políticas públicas implementadas por Lula e Dilma, que reconheceram a dimensão estratégica da cultura para o país. Pela primeira vez, houve uma autêntica política de Estado para a cultura brasileira. A dimensão das mudanças que estes 12 anos de governos populares proporcionaram está registrada no site O Brasil da Mudança(link is external), que traz informações por meio de textos curtos e material multimídia, com linguagem objetiva e de fácil compreensão.
A cultura hoje é mais viva, mais forte. Foram três Conferências Nacionais de Cultura que garantiram voz ativa à sociedade civil. “Mais de 4 mil pontos de cultura brotaram pelo país afora, fomentando a expressão cultural das comunidades. Mais e melhores bibliotecas públicas foram semeadas pelos quatro cantos do Brasil”. Mais de 700 mil trabalhadores estão aptos a receber o vale-cultura, 1200 salas de cinema foram criadas, mais de R$ 390 milhões foram investidos no programa Cultura Viva e o Mais Cultura nas Escolas beneficiou 1 milhão de crianças e jovens.
Dilma e Lula reconheceram a complexidade cultural do país e democratizaram o acesso a produtos e serviços culturais. A cultura hoje é vista não só como a riqueza do nosso povo mas também como uma parte significativa da economia.