quinta-feira, 31 de julho de 2014

Aplicativo desenvolvido pela UFRN pode reduzir casos de dengue em Natal

????????????????
Uma criação simples que pretende resolver um problema complexo: o combate à dengue. Desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um aplicativo para celulares quer diminuir o número de casos da doença em Natal, ao fornecer informações em tempo real para autoridades de saúde do município. O Observatório da Dengue é uma plataforma na Internet pela qual moradores da capital potiguar podem denunciar focos de mosquitos e casos suspeitos da doença no bairro onde vivem. A página pode ser acessada no endereço eletrônico www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.
A tela solicita poucas informações: nome, e-mail, endereço e – se possível – uma foto. Após o envio dos dados é requerida uma confirmação por e-mail, que efetivará a notificação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para os gestores públicos, o conjunto de denúncias feitas pelos cidadãos forma um mapa que possibilita visualizar onde há suspeitas da doença e onde existem mosquitos transmissores. A partir daí, agentes são enviados às localidades para fazer o controle dos insetos e orientar os possíveis doentes.
Anteriormente, relatos de casos da doença chegavam à Secretaria através do disque-dengue ou por meio de estatísticas coletadas após atendimentos em hospitais, reunidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por esses métodos, os dados levam até 45 dias para ficarem disponíveis aos gestores, embora ações de combate a epidemias precisem ser tomadas rapidamente. “Uma coisa é você saber agora que há focos e mosquitos em uma mesma região da cidade, outra é saber só daqui a um mês, quando quem era de ficar doente já ficou”, comenta Ion Andrade.