segunda-feira, 16 de junho de 2014

Prefeito de Natal anuncia que irá decretar estado de calamidade

0
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), visitou na tarde deste domingo, 15, a área da rua Guanabara, no bairro de Mãe Luiza, que sofreu com o deslizamento de terra em virtude do forte volume de chuvas que caiu sobre Natal nas últimas 72 horas. O chefe do Executivo municipal observou de perto o estrago causado pelas águas e garantiu aos moradores que a Prefeitura vai reparar os danos da rua e construir novas casas para as famílias que perderam suas residências com o desastre.
Carlos Eduardo conversou com os moradores e informou que nesta segunda,16, irá decretar estado de calamidade em função das chuvas, situação que facilitará o aporte de recursos para a solução definitiva da rua Guanabara. Ele disse que conversou com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o gestor federal garantiu que vai enviar uma equipe de técnicos da pasta para avaliar a realidade local e definir qual o melhor projeto a ser aplicado.
O prefeito tranquilizou a população da rua Guanabara e prometeu agilidade nas ações do Poder Público para minimizar os impactos causados pelas chuvas que já causaram grandes transtornos para a população natalense. “Vamos buscar uma solução definitiva para as questões do saneamento básico e da drenagem da região. O decreto de situação de calamidade vai agilizar todo esse processo”, definiu Carlos Eduardo.
O prefeito vai se reunir na próxima terça-feira, 17, no Palácio Felipe Camarão, com uma comissão de moradores afetados pelas chuvas para disponibilizar um cronograma de trabalho que será elaborado pela equipe da gestão municipal. Além disso, a Prefeitura vem atuando pela cidade desde o inicio das fortes precipitações com todas as atenções da estrutura da administração municipal voltada para a minimização dos transtornos causados pela força das águas.
[00%255B3%255D.jpg]
Carros soterrados após o deslizamento de terra que atingiu área de  Areia Preta
A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes) implementou um serviço de plantão 24 horas para atender a população em caso de emergência através do número 3232-2525. O Departamento de Defesa Civil, vinculado à Semdes, está trabalhando com um efetivo de mais de 30 homens, realizando o serviço de identificação e interdição de áreas de risco em toda a Natal.
Já a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) faz o trabalho de remoção das famílias da área de risco interditada pela Defesa Civil. Além disso, as equipas da Semtas acompanham desde a madrugada do sábado (14) o trabalho de recepção e distribuição das doações feitas pela população para amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas (que perderam suas casas) e desalojadas (que estão momentaneamente impedidas de voltar para suas casas) pelos mais 300 milímetros de chuvas que caíram em Natal entre a manhã da sexta-feira, 13, e o final da manhã de hoje.
Atendendo determinação do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município, a equipe da Semtas, coordenada pessoalmente pela secretária Ilzamar Pereira, tem organizado a recepção das doações de água, alimentos, medicamento, colchões e cobertores e também providenciado a sua entrega às famílias atingidas, inclusive algumas que ainda estão na Rua Guanabara (uma das mais atingidas, localizada no bairro de Mãe Luíza, Zona Leste de Natal).
A Semtas também está realizando um trabalho de atenção psicossocial com as famílias, bem como o seu cadastramento para que a assistência possa ser planejada, ampliada e estendida àquelas que enfrentam as maiores dificuldades. Além das famílias do bairro de Mãe Luíza, as equipes da Semtas, Defesa Civil e Bombeiros estão monitorando toda a cidade para identificar outras necessidades que deverão ter o mesmo tratamento.
000
Solidários com a situação das famílias desabrigadas, os natalenses estão levando doações para o Ginásio Nélio Dias 
A Prefeitura do Natal também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas. Neste momento, são necessárias doações de fraldas, materiais de limpeza e higiene. Os pontos para a entrega de mantimentos são: Ginásio Nélio Dias, Escola Municipal Santos Reis e no CRAS do Planalto. Não serão mais recebidas doações no Palácio dos Esportes e no Aeroclube.
Para mais informações, os interessados em ajudar devem entrar em contato pelos seguintes telefones: 3232-4497 (CRAS Planalto); 8870 3325 e 8870 3340 (Equipe de plantão da Semtas na Escola Municipal Santos Reis). 
Fonte: Site da Prefeitura do Natal