terça-feira, 10 de junho de 2014

Convênio entre TJ e UERN vai ampliar Prática Jurídica em Mossoró

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) passou a funcionar na antiga sede do Fórum Dr. Silveira Martins, em Mossoró. O local foi o primeiro a abrigar o serviço quando de sua criação pela instituição de ensino. A instalação em novo endereço, possível pela parceria entre a UERN e o Tribunal de Justiça do RN, aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), com a presença do presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e de representantes de vários segmentos da sociedade local.
O presidente do TJRN ressaltou que o Poder Judiciário não se preocupa apenas com julgamento de processos. “Poder contribuir com a formação jurídica dos futuros operadores do Direito é prova disso. Se ajudarmos a formar um profissional competente, dedicado, com noções bases na ética e na cidadania, estaremos ajudando a construir uma sociedade melhor”, afirmou o desembargador Aderson Silvino.
O reitor agradeceu ao Tribunal de Justiça pela cessão do espaço. “Necessitávamos de melhor estrutura, melhor ambiente. Levaríamos três ou quatro anos para ter um espaço como este, caso fôssemos construir. Graças à sensibilidade do presidente Aderson e dos que fazem o TJ, temos este espaço já em funcionamento, apenas oito meses depois de iniciarmos os contatos”, ressaltou Pedro Fernandes.
Estrutura
O agradecimento ao TJRN foi reforçado pelo diretor da Faculdade de Direito da UERN, professor Francisco Soares de Queiroz. “Duvido que alguma instituição pública de ensino do Nordeste conte com um Núcleo de Pratica Jurídica como este. Aqui tudo começou, com apenas uma sala. Agora contamos com um andar inteiro à disposição. Agradecemos ao TJ e aos que fazem o Poder Judiciário em Mossoró”.
De acordo com a professora Karoline Sales Cabral, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, são realizados entre 800 e mil atendimentos mensais. “Teremos melhor estrutura para melhor servir à sociedade”, frisou. No que foi acompanhada pela professora Ana Mônica Amorim: “O acesso à Justiça é o principal direito que se pode ter. Este novo e amplo espaço vai permitir que esse acesso seja facilitado”.
O estudante Samuel de Oliveira falou sobre a importância da Prática na formação do alunos. “A Prática Jurídica não serve apenas para aprender ciência. A aprendizagem é maior, na medida em que o estudante se depara com a realidade do Brasil, das pessoas”. 
Fonte: Portal do Judiciário