quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cosern adota novo sistema de leitura e emissão de faturas no RN

 
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo. A inovação já acontece em alguns municípios desde outubro de 2013, na qual o cliente recebe a fatura imediatamente, após a leitura do medidor. Gradativamente a mudança atingirá todos os municípios do estado.
Atualmente, 30 municípios do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiados. As demais fases irão obedecer a um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A implementação gradual alcançará todo o Estado até o segundo semestre de 2014.
Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas utilizam um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar on-line ou off-line, a depender do sinal de comunicação. Os leituristas utilizarão um kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples, basta inserir a leitura mensal e o sistema fará o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.
A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Cosern e nas demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Concluídas todas as etapas, serão mais de nove milhões de clientes a contar com a emissão da nova fatura. Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal ao cliente. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia. Sistema semelhante já é utilizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que emite a fatura no mesmo momento da leitura.
Municípios beneficiados, atualmente, pela Nova Conta de energia:maquiagem online
>Barcelona
>Bento Fernandes
>Boa Saúde
>Caiçara do Norte
>Caiçara do Rio do Vento
>Ceará-Mirim
>Extremoz
>Galinhos
>Jandaíra
>Jardim de Angicos
>João Câmara
>Lagoa de Velho
>Natal (zona norte)
>Parazinho
>Pedra Grande
>Riachuelo
>Rio do Fogo
>Ruy Barbosa
>Santa Maria
>São Bento do Norte
>São Gonçalo do Amarante
>São Miguel do Gostoso
>São Paulo do Potengi
>São Pedro
>São Tomé
>Senador Elói de Souza
>Serra Caiada
>Sítio Novo
>Tangará
>Touros

(Com informações do site da Cosern)