sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Spider Anderson Silva enfrenta Chris Weidman amanhã no UFC

Anderson Silva UFC 168 (Foto: Ivan Raupp)
A coletiva do UFC 168 promoveu a primeira encarada da semana entre Anderson Silva e Chris Weidman, e os dois mantiveram uma distância segura um do outro. Na pesagem para a primeira luta, em julho, eles se aproximaram tanto que encostaram as bocas e protagonizaram um "beijo". O Spider afirmou que não quis sofrer novo "bullying" do agora campeão: 
- Preferi ficar distante por causa do bullying que sofri da vez passada, né? Todo mundo achou que dei um beijo no cara, e eu não dei um beijo no cara. Não sou homofóbico, mas preferi ficar longe dele - disse, em entrevista exclusiva e em vídeo ao Combate.com após a coletiva.
Outro momento interessante ocorreu logo após a encarada, quando os dois ficaram lado a lado e Weidman ofereceu o cinturão a Anderson, assim como o brasileiro já havia feito com ele quando ainda era o campeão. O Spider aprovou a brincadeira:

Dilma sobrevoa áreas atingidas pela chuva em Minas Gerais

Link permanente da imagem incorporada
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou na manhã desta sexta-feira (27) as áreas mais atingidas pelas chuvas do estado de Minas Gerais. Em seguida, se reuniu com autoridades locais para tratar de medidas emergenciais para o estado.
Antes de embarcar para Minas Gerais, Dilma estava na Bahia, onde passará o fim de ano com a família na Base Naval de Aratu, próximo a Salvador.Ela interrompeu o recesso para visitar Minas Gerais, assim como fez com as áreas atingidas pela chuva no Espirito Santo, no início da semana.
Até o momento, a Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 34 municípios mineiros, mas outros 47 também foram afetados. Já foram registradas 18 mortos em decorrência das chuvas que, em áreas sem estrutura adequada de contenção, geram alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
A última morte ocorreu na madrugada dessa quinta-feira em Juiz de Fora, onde foi encontrado o corpo de uma mulher. Ela estava dentro de uma casa que desabou. Quase 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. De acordo com a Defesa Civil, 6.959 pessoas estão desalojadas e 2.460 desabrigadas. Mais de 7 mil casas foram danificadas e 116, destruídas. Além disso, pelo menos 229 obras de infraestrutura foram danificadas e 112, destruídas.

Carlos Eduardo vai construir 1.792 casas em Natal



O prefeito Carlos Eduardo assina nesta sexta-feira (27) às 9h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de oito empreendimentos, totalizando 1.792 unidades habitacionais, dentro do Programa Minha casa Minha Vida.
As unidades habitacionais serão destinadas a quem ganha entre zero a R$ 1.600,00. Cada empreendimento será composto de 224 unidades, além da estrutura de uma quadra esportiva, academias para exercícios físicos/lazer e centro comunitário.

Escola deve indenizar criança vítima de mordidas

O Centro de Educação Infantil Mérito, localizado em Contagem, foi condenado a indenizar o menino A.L.C.S., representado por sua mãe, em R$ 18 mil por danos morais. A criança foi mordida por um colega, quando frequentava a escola. A decisão é da juíza substituta Marcela Oliveira Decat de Moura, em processo que tramita na comarca de Contagem. Na sentença, a magistrada destacou ser “inequívoca a ocorrência do dano moral, em virtude da grave ofensa física causada ao pequeno A., que, à época dos fatos, tinha menos de 2 anos de vida e foi vítima de, nada mais nada menos, 42 mordidas dentro da sua Escola”.
De acordo com os autos, em março de 2008, C.C.S. matriculou seu filho na referida escola. Em 11 de junho do mesmo ano, o avô do menino notou que havia uma mordida no corpo da criança. A mãe afirmou que não foi informada desse fato e que, no dia seguinte, a avó materna alertou a professora sobre o ocorrido. Em 13 de junho, a mãe recebeu um telefonema da escola, e soube que havia acontecido um “probleminha”. Ao chegar à escola, deparou-se com o filho em prantos no colo da professora, completamente desfigurado e com o rosto muito inchado e vermelho. Contou que havia mordidas nas costas, na barriga, nos braços e no rosto da criança.
A mãe ajuizou ação contra a escola, que se defendeu alegando que prestou toda a assistência necessária à criança e aos seus familiares. Alegou ainda que é comum crianças nessa idade morderem umas às outras e que, no dia dos fatos, A. dormia em uma sala com o aluno que o mordeu. Afirmou que eles dormiam em camas distintas, e de tempos em tempos a professora conferia o sono das crianças. Acrescentou que, durante a última verificação, a professora constatou que o colega de A. estava de pé ao lado dele, aplicando-lhe as últimas mordidas. Informou que A. estava deitado de bruços e apenas choramingava, de modo que não poderia ser ouvido.
A escola defendeu-se ainda dizendo que a mãe deu caráter sensacionalista ao episódio, que os seus prepostos não agiram com culpa e que os fatos não configuram danos morais.
Negligência
Na sentença, a magistrada destacou que não se pode admitir que crianças tão pequenas sejam colocadas para dormir sozinhas em uma sala da escola, sem qualquer vigilância direta, sujeita a riscos de toda espécie. A fotografia anexada aos autos, destacou, demonstra que as caminhas são baixas e que as crianças podem, perfeitamente, descer sozinhas e se deslocar para outros locais.
A juíza considerou também o exame de corpo de delito, segundo o qual A. foi vítima de lesões múltiplas no corpo, provocadas por mordidas dadas pela mesma criança. Ressaltou que a responsabilidade pelo ocorrido foi única e exclusiva da escola, que permitiu de forma negligente e irresponsável que duas crianças, de tenra idade, permanecessem dormindo sozinhas numa sala, mesmo ciente do episódio recente de mordida envolvendo as mesmas crianças.
Diante dos fatos, continuou a magistrada, não há dúvida de que houve grave falha na prestação do serviço educacional prestado. “Dessa forma, presentes os requisitos necessários à configuração da responsabilidade civil, quais sejam, falha na prestação do serviço, danos morais e nexo de causalidade entre um e outro, dúvida não há acerca do dever da parte ré [escola] de indenizar”, concluiu.
O valor da indenização deverá ser mantido em depósito judicial de caderneta de poupança em nome da criança, até que complete a maioridade civil.

Prefeita Luana Bruno confirma Réveillon em Areia Branca com grande queima de fogos e arrastão com trio BBzão e Ricardo Chaves.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PSD já pensa no marketing da campanha de Silveira Júnior à prefeitura de Mossoró



Com a eleição suplementar para a Prefeitura de Mossoró prevista para o dia 2 de fevereiro do próximo ano, o PSD, do prefeito em exercício Silveira Júnior, já pensa no marketing para sua candidatura ao cargo.
O blog recebeu a informação de que o publicitário Alexandre Macedo, que fez a campanha do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), já foi sondado para conduzir a equipe de marketing de Silveira.
Segundo a fonte, o contato foi feito pelo vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD. Se vai ser apoiado pelo grupo da deputada federal Sandra Rosado (PSB) ou da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ninguém sabe. Mas é certo que Silveira Júnior é candidato ao cargo, nem que seja pela chamada “terceira via”.

Espírito Santo tem 21 mortos vítimas das chuvas

Link permanente da imagem incorporada
Brasília – A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou na manhã de hoje (26) que chega a 21 o número de mortos em consequência das chuvas que vêm ocorrendo este mês no estado. Os números referem-se aos óbitos ocorridos até ontem (25), já que nesta quinta-feira nenhum caso  de morte foi registrado pelas autoridades capixabas.
O maior número de mortes (oito) ocorreu em Itaguaçu – quatro por soterramento e quatro por causas diversas. Em seguida vêm Colatina, que registrou seis óbitos, e Baixo Guandu, com quatro, além de Domingos Martins, Barra do São Francisco e Nova Venécia, cada um com uma morte registrada.
De acordo com os últimos dados divulgados ontem pela Defesa Civil Estadual, o total de pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas era 48.001, das quais 4.565 recolhidas a abrigos e 44.036 em casas de parentes e amigos. Conforme o balanço, chega a 50 o número de municípios mais afetados pelos temporais no estado. O governo decretou situação de emergência em todas as áreas atingidas por desastres decorrentes das últimas chuvas.
Foram considerados com situação mais crítica os municípios de Colatina, Itaguaçu, Baixo Guandu, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá. Os bombeiros do Espírito Santo estão recebendo a ajuda de 78 bombeiros militares da Força Nacional e 24 do Rio de janeiro, além de 150 fuzileiros, também do Rio, equipados com embarcações para resgate de vítimas. Sete aeronaves das Forças Armadas também estão colaborando no socorro às vítimas, assim como quatro profissionais da Força Nacional de Saúde. Os dados são do Corpo de Bombeiros capixaba.

PC do B indica nome de Gutemberg Dias para disputar a eleição suplementar em Mossoró

PC do B - indica Gutemberg Dias - foto - cedida
Por meio de resolução emitida nesta segunda-feira, 23, o Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B) decidiu indicar o nome de Gutemberg Dias para a eleição suplementar em Mossoró no dia 2 de fevereiro, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que deve escolher o novo prefeito da cidade.
O diretório do PC do B entendeu que, diante do cenário político construído em Mossoró nos últimos 20 anos, período em que serviços essenciais como segurança, educação e saúde têm índices deficientes de satisfação popular, o momento pede uma nova visão, contrária a esse mesmo grupo político que governa a cidade de forma conservadora e administrativamente desastrosa nas duas décadas recentes.
Por isso, diante das inúmeras irregularidades apontadas pela Justiça Eleitoral na eleição de 2012 e que resultaram nas cassações em vários processos da então prefeita eleita, Cláudia Regina *DEM), o PC do B resolveu reafirmar seu papel histórico em prol da mudança, da liberdade, da justiça e da igualdade, iniciando o processo de discussão política com os partidos do campo da esquerda e indicando o nome do filiado Gutemberg Dias como candidato a prefeito.
"Meu nome já vem sendo lembrado por algumas pessoas no âmbito do município, em relação à eleição suplementar. Com base nisso e em outros critérios, a direção municipal do PC do B tomou essa decisão por entender que, na atualidade, o partido precisa dar uma resposta positiva a essa instabilidade política em que vivemos, apresentando um nome que possa discutir a cidade e seus problemas”, explicou Gutemberg, sobre a decisão de ser lançado como candidato.
PERFIL
Aos 39 anos, Gutemberg Dias disputará um cargo na Prefeitura de Mossoró pela segunda vez, desde que iniciou a sua carreira política. No pleito de 2008 ele representou a sigla do PC do B, compondo como vice a chapa que era encabeçada por Renato Fernandes (PR).
Em 2010, concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa, atendendo a um pedido do partido. Já na eleição suplementar agendada para o dia 2 de fevereiro de 2014, o pecebista é o principal nome da legenda, desta vez tentando a chefia da Prefeitura de Mossoró.
Gutemberg Dias é geógrafo e técnico em geologia, com mestrado em Ciências Ambientais. Ele está filiado ao PC do B desde 2003, apesar de ter iniciado suas contribuições junto ao partido na década de 1980.
Atualmente, Gutemberg ocupa o cargo de membro eleito da Comissão Política do Comitê Estadual e presidente do Comitê Municipal de Mossoró do Partido Comunista do Brasil.

IstoÉ afirma: Edvaldo Fagundes é o “Marcos Valério Potiguar”

Empresário Edvaldo Fagundes, segundo a Istoé, seria o “homem da mala”.  Foto: Divulgação
Um dos maiores críticos do Mensalão, que causou a condenação da cúpula petista do PT, adversário político do DEM, José Agripino viu a revista Istoé comparar um dos principais doadores da campanha de Cláudia Regina, o empresário Edvaldo Fagundes, ao publicitário Marcos Valério (pagador do mensalão petista).
“De acordo com a investigação do MPF, recursos do governo do Estado saíam dos cofres públicos para empresas que financiam campanhas do DEM por meio de um esquema de concessão de incentivos fiscais e sonegação de tributo, que contava com empresas de fachada e firmas em nome de laranjas. O esquema de Caixa 2 tem, segundo o MP, seu ‘homem da mala’.
O autor do drible ao fisco é o empresário Edvaldo Fagundes, que a partir do pequeno estabelecimento ‘Sucata do Edvaldo’ construiu, em duas décadas, patrimônio bilionário. No rastreamento financeiro da Receita Federal, a PF identificou fraude de sonegação estimada em R$ 430 milhões”, apontou a revista.
Além disso, a Istoé afirma que o empresário é acusado de não pagar tributos, mas investe pesado na campanha do DEM. “Nas eleições de 2012, Edvaldo Fagundes não só vestiu a camisa do partido como pintou um de seus helicópteros com o número da sigla. A aeronave ficou à disposição da candidata Cláudia Regina (DEM), pupila do senador José Agripino. Empresas de Edvaldo, que a Polícia Federal descobriu serem de fachada, doaram oficialmente mais de R$ 400 mil à campanha da candidata do DEM. Mas investigação do Ministério Público apontou que pelo menos outros R$ 2 milhões deixaram as contas de Edvaldo rumo ao comitê financeiro da legenda por meio de Caixa 2″.
A revista não cita, mas é importante lembrar que esse “Caixa 2″ na campanha de Cláudia Regina já foi alvo de uma das 10 condenações sofridas por ela só no primeiro grau da Justiça Eleitoral. Além disso, na semana passada, a Polícia Federal realizou a Operação Salt, que buscou e apreendeu diversos computadores utilizados por essas empresas consideradas “de fachada” de Edvaldo Fagundes, também conhecido como “Edvaldo do Sal”.

Acordo fechado: Marina é vice na chapa de Eduardo

20131226-081022.jpg
A ex-senadora Marina Silva (PSB) deve mesmo disputar a vice na chapa do governador de Pernambuco e eventual candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB). A aliança teria sido fechada em outubro deste ano como parte das articulações entre PSB e Rede para campanha presidencial de 2014. Nos bastidores, os socialistas falam da composição majoritária como certa, enquanto os “marineiros” estão mais cautelosos quando instigados a falar sobre o assunto.
No momento, garantem os representantes da Rede, a prioridade é o debate em torno do acordo programático, documento que irá fundamentar o programa de governo de Eduardo Campos. Na linha de frente das articulações do partido com a Rede, o secretário-geral do PSB nacional, Carlos Siqueira, optou pela prudência.

Seguro-desemprego passará a ser pago com identificação biométrica até 2015

Os saques do seguro-desemprego passarão a ser feitos, até o final de 2015, por meio da identificação biométrica do beneficiário. O prazo consta de resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada hoje (23) no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério do Trabalho, a novidade tem como objetivo reduzir fraudes e aumentar a segurança no pagamento. Segundo a resolução, a identificação biométrica será exigida apenas no recebimento do seguro-desemprego em dinheiro vivo.

Na Bahia, CGU identificou pagamento de Bolsa Família a filha de prefeito

Entre as falhas apontadas pela CGU (Controladoria-Geral da União) na administração dos recursos federais por parte de prefeituras, há casos como o pagamento de Bolsa Família à filha de um prefeito e uso do extinto tributo da CPMF para justificar gastos.A informação foi publicada na Folha de São Paulo.
 
O relatório do órgão sobre o município de Cipó, na Bahia, apontou que a filha do atual prefeito, Romildo Ferreira Santos (PSD), é beneficiária do Bolsa Família.O documento, que não cita nomes, afirma que ela recebia mensalmente R$ 102 e que sua renda per capita familiar era superior ao teto estabelecido pelo programa. O mesmo relatório diz que a Prefeitura de Cipó afirmou ter feito o cancelamento do benefício em 6 de março deste ano. No entanto, o município não apresentou documentos para comprovar a suspensão do pagamento.

Problemas de saúde e apelo dos famíliares podem tirar Garibaldi da disputa pelo Governo do RN

11919
O desejo pessoal do senador Garibaldi Filho, em disputar o Governo do Estado só não é maior do que o apelo que familiares seus tem feito, nas últimas semanas para que ele não entre na disputa. Aliado a isso, a saúde do senador já não é mais a mesma.
E, pelo que garante a fonte, Garibaldi estaria quase propenso a ouvir sua família, e manter a postura de não se colocar a disposição do PMDB, para disputar o Governo. O ex-governador prefere se manter na pasta da Previdência, com chances de ser reconduzido ao cargo, numa provável reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT). 

A ‘trégua’ de Natal na Cracolândia

Link permanente da imagem incorporada
O Largo Coração de Jesus, na Cracolândia, no centro de São Paulo, foi palco de uma celebração dupla na tarde desta quarta-feira, 25: católicos e batistas organizaram cerimônias para festejar o Natal e incentivar os moradores a largar as drogas.
Enquanto o padre Júlio Lancellotti rezava uma missa ao lado do padre João Pedro Carraro, da Missão Belém, voluntários da Missão Batista Cristolândia cantavam músicas religiosas e distribuíam panetones aos usuários de crack. Durante a celebração, o largo, que é considerado o centro da Cracolândia e principal local de uso de drogas da região, viveu uma trégua e cachimbos de crack não foram acesos.
"A nossa ideia é aproveitar esse momento de corações abertos das pessoas para mostrar que ainda há esperança. Estamos de portas abertas para receber quem precisa de ajuda", disse Soraia Machado, coordenadora do Ministério Cristolândia.
Após a missa do padre Júlio, foi organizado um auto de Natal, com uma encenação e a montagem de um presépio vivo com a participação de dependentes químicos que circulavam no cruzamento da Alameda Dino Bueno com a Rua Helvetia.
"Não há soluções fáceis para problemas complexos. Não basta um caminhão jogar água na rua e um carro da polícia passar para permitir o fluxo", criticou o padre Júlio. Pouco antes, um caminhão havia jogado água nas ruas da região e viaturas da Polícia Militar circulavam pelas redondezas.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Caixa 2: Ministério Público Federal investiga esquema envolvendo a governadora do Rio Grande do Norte e o presidente do DEM



A edição online da revista ISTOÉ deste sábado, 21, traz uma reportagem bombástica sobre o que seria o Caixa 2 Democrata. De acordo com a publicação, o Ministério Público Federal investiga esquema envolvendo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o presidente do DEM, Agripino Maia. Escutas telefônicas revelam transações financeiras ilegais durante campanha
a matérá é assinada por Josie Jeronimo. Leia.
Pequenino em área territorial, o Rio Grande do Norte empata em arrecadação tributária com o Maranhão, Estado seis vezes maior. Mas, apesar da abundância de receitas vindas do turismo e da indústria, a administração do governo potiguar está em posição de xeque. Sem dinheiro para pagar nem mesmo os salários do funcionalismo, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) responde processo de impeachment e permanece no cargo por força de liminar. Sua situação pode se deteriorar ainda mais nos próximos dias.
Rosalba Ciarlini e o presidente do DEM, Agripino Maia
O Ministério Público Federal desarquivou investigação iniciada no Rio Grande do Norte que envolve a cúpula do DEM na denúncia de um intrincado esquema de caixa 2. Todo o modus operandi das transações financeiras à margem da prestação de contas eleitorais foi registrado em escutas telefônicas feitas durante a campanha de 2006, às quais ISTOÉ teve acesso. A partir do monitoramento das conversas de Francisco Galbi Saldanha, contador da legenda, figurões da política nacional como o presidente do DEM, senador José Agripino, e Rosalba foram flagrados.
A voz inconfundível de José Agripino surge inconteste em uma das conversas interceptadas. Ele pergunta ao interlocutor se a parcela de R$ 20 mil – em um total de R$ 60 mil prometidos a determinado aliado – foi repassada. A sequência das ligações revela que não era uma transição convencional. Segundo a investigação do MP, contas pessoais de assessores da campanha eram utilizadas para receber e transferir depósitos não declarados de doadores. Uma das escutas mostra que até mesmo Galbi reclamava de ser usado para as transações. Ele se queixa:“Fizeram uma coisa que eu até não concordei, depositaram na minha conta”.al 2Galbi continua sendo homem de confiança do partido no Estado. Ele ocupa cargo de secretário-adjunto da Casa Civil do governo. Em 2006, o contador foi colocado sob grampo pela Polícia Civil, pois era suspeito de um crime de homicídio. O faz-tudo nunca foi processado pela morte de ninguém, mas uma série de interlocutores gravados a partir de seu telefone detalharam o esquema de caixa 2 de campanha informando número de contas bancárias de pessoas físicas e relatando formas de emitir notas frias para justificar gastos eleitorais.
Nas gravações que envolvem Rosalba, o marido da governadora, Carlos Augusto, liga para Galbi e informa que usará de outra pessoa para receber doação para a mulher, então candidata ao Senado. “Esse dinheiro é apenas para passar na conta dele. Quando entrar, aí a gente vê como é que sai para voltar para Rosalba.” O advogado da governadora, Felipe Cortez, evita entrar na discussão sobre o conteúdo das escutas e não questiona a culpa de sua cliente. Ele questiona a legalidade dos grampos. “Os grampos por si só não provam nada. O caixa 2 não existiu. As conversas tratavam de assuntos financeiros, não necessariamente de caixa 2”, diz o advogado de Rosalba.
Procurado por ISTOÉ, o senador José Agripino não nega que a voz gravada seja dele. No entanto, o presidente do DEM afirma que as conversas não provam crime eleitoral. “O único registro de conversas do senador José Agripino refere-se à concessão de doação legal do partido para a campanha de dois deputados estaduais do RN”, argumenta.
No Rio Grande do Norte, José Agripino é admirado e temido por seu talento em captar recursos eleitorais. Até mesmo os adversários pensam duas vezes antes de enfrentar o senador com palavras. Mas o poderio econômico do presidente do DEM também está na mira das investigações sobre o abastecimento das campanhas do partido. A ­Polícia Federal apura denúncia de favorecimento ao governo em contratos milionários com a Empresa Industrial Técnica (EIT), firma da qual José Agripino foi sócio cotista até agosto de 2008. Nas eleições de 2010, o senador recebeu R$ 550 mil de doação da empreiteira. Empresa privada, a EIT é o terceiro maior destino de recursos do Estado nas mãos de Rosalba. Perde apenas para a folha de pagamento e para crédito consignado. Só este ano foram R$ 153,7 milhões em empenhos do governo, das secretarias de Infraestrutura, Estradas e Rodagem e Meio Ambiente. Na crise de pagamento de fornecedores do governo Rosalba, que atingiu o salário dos servidores e os gastos com a Saúde, a população foi às ruas questionar o porquê de o governo afirmar que não tinha dinheiro para as despesas básicas, mas gastava milhões nas obras do Contorno de Mossoró, empreendimento tocado pela EIT.al 2 OKDe acordo com a investigação do MPF, recursos do governo do Estado saíam dos cofres públicos para empresas que financiam campanhas do DEM por meio de um esquema de concessão de incentivos fiscais e sonegação de tributo, que contava com empresas de fachada e firmas em nome de laranjas. O esquema de caixa 2 tem, segundo o MP, seu “homem da mala”. O autor do drible ao fisco é o empresário Edvaldo Fagundes, que a partir do pequeno estabelecimento “Sucata do Edvaldo” construiu, em duas décadas, patrimônio bilionário. No rastreamento financeiro da Receita Federal, a PF identificou fraude de sonegação estimada em R$ 430 milhões.
O empresário é acusado de não pagar tributos, mas investe pesado na campanha do partido. Nas eleições de 2012, Edvaldo Fagundes não só vestiu a camisa do partido como pintou um de seus helicópteros com o número da sigla. A aeronave ficou à disposição da candidata Cláudia Regina (DEM), pupila do senador José Agripino. Empresas de Edvaldo, que a Polícia Federal descobriu serem de fachada, doaram oficialmente mais de R$ 400 mil à campanha da candidata do DEM. Mas investigação do Ministério Público apontou que pelo menos outros R$ 2 milhões deixaram as contas de Edvaldo rumo ao comitê financeiro da legenda por meio de caixa 2. (Fonte: ISTOÉ).

Prefeito de Apodi dribla crise e investe quase 4 milhões de recursos próprios


A crise financeira que afeta os municípios brasileiros parece não ter mexido em nada com os ânimos do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, que vem conseguindo o que para muitos é considerado impossível. Em menos de um ano de governo, ele investiu, dos cofres da prefeitura, mais de 3,6 milhões de reais, mudando a rotina e a paisagem da cidade, além dos convênios, parcerias e outras ações que também estão em andamento.


Neste domingo, 22, ele convidou a população de Apodi e região para ver de perto onde foi investido este dinheiro. Ao lado de seu vice-prefeito, José Maria da Silva, e na companhia do deputado federal Fábio Faria, do deputado estadual Getúlio Rego e do secretário estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, ele percorreu dezenas de quilômetros da cidade até a zona rural passando por cada uma das obras e ações realizadas.

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, resolveu chamar o povo para ver de perto o que tem feito pelo município. Juntou um bocado de colegas políticos, chamou todo mundo e partiu da cidade para a zona rural, passando por muitas das obras de seu governo - que não são poucas. Não é todo dia que um prefeito faz esse tipo de coisa. Audacioso. Preciso tirar o chapéu.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dupla dispara tiros em via pública e atinge casa na Rua Coronel Liberalino em Areia Branca

Uma das balas atingiu a parede de uma residência na Rua Coronel Liberalino. (Foto: Carlos Júnior)
Uma dupla armada disparou aproximadamente três tiros contra um indivíduo não identificado na Rua Coronel Liberalino, na frente do Restaurante Popular por volta das 11h30 desta quinta-feira (19).
Ninguém foi atingido. Após atirar, os indivíduos deixaram o local em uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha.
Uma das balas atingiu a parede de uma residência localizada ao lado do Restaurante Popular.
Um grande número de pessoas de todas as idades que estavam no local entraram em pânico com a cena e com o barulho dos disparos.
Viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil já estão nas ruas realizando buscas para tentar identificar os responsáveis pelos disparos.

Prefeita Luana Bruno visita obras de drenagem e pavimentação em bairros da cidade

A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), vistoriou, na manhã de ontem, 17, as obras de drenagem e pavimentação em paralelepípedos no conjunto IPE e no acesso ao bairro Nossa Senhora dos Navegantes, respectivamente. Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Cleodon Bezerra, e o gerente de Obras, Gilson Sales, acompanharam a prefeita na visita aos locais onde os trabalhos estão concentrados. No acesso ao conjunto IPE, a prefeita autorizou a execução de um arrojado projeto, que consiste na instalação de manilhas no canal de drenagem aberto no período das chuvas para facilitar o escoamento das águas acumuladas nos bairros adjacentes. Durante a visita da prefeita ficou satisfeita com a pressa com que os serviços estão sendo executados na entrada do IPE, Luana Bruno disse que o trabalho de manilhamento vai gerar mais segurança para os moradores do entorno do canal, e evitar a proliferação de mosquitos e insetos causadores de doenças, valorizando o local e proporcionando mais qualidade de vida para todos.

Dilma afirmou hoje que o salário mínimo de 2014 ficará entre R$ 722 e R$ 724 a partir de 1º de Janeiro

alDilma fez o anúncio durante entrevista concedida nesta quarta-feira, em Recife 
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, 18, que o salário mínimo de 2014 ficará entre R$ 722 e R$ 724, ante o valor atual de R$ 678.
"Se estiver próximo de R$ 724, nós arredondamos, sempre arredondamos para cima o salário mínimo, mas o patamar é esse, entre R$ 722 e R$ 724, com esse viés de alta", disse Dilma em entrevista a uma rádio de Recife.
O reajuste do salário mínimo é feito com base na fórmula que leva em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor final é definido por decreto da Presidência.
O Congresso Nacional aprovou na madrugada desta quarta o Orçamento de 2014 com previsão de salário mínimo de R$ 724 a partir de 1º de janeiro.
O valor ficou acima dos R$ 722,90 previstos na proposta enviada pelo Executivo em agosto. (Com informações da Agência Reuters).

Prefeita de Areia Branca promoveu o Natal antecipado para os beneficiários do Bolsa Família com sorteio de 120 prêmios

COH
O soar dos sinos natalinos foram antecipados na tarde e noite de ontem, 18, quando a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e agências agregadas, promoveu a celebração natalina das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
O evento contou com uma vasta programação que envolveu apresentações culturais englobando teatro, dança, música, capoeira, coral da terceira idade, entre outros estilos, todos por grupos de alunos, professores e instrutores dos diversos programas sociais desenvolvidos pela gestão da prefeita Luana Bruno.
A grande festa aconteceu na Quadra Poliesportiva Nazir Pereira Júnior, no conjunto Cohab, com a programação iniciando por volta das 17h30, e estendendo até 23h. O público foi estimado em mais de 3 mil pessoas, entre beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de familiares destes e convidados.
A abertura da festa foi feita ela prefeita Luana Bruno (PMDB), que estava acompanhada de secretários, gerentes e coordenadores dos programas sociais. “Esse evento é de suma importância para as famílias assistidas pela nossa administração, porque é um momento de convívio social em que todos se confraternizam, participam dos sorteios de presentes, trocam ideias, fortalecendo as relações enquanto cidadãos e seres humanos que merecem o nosso melhor”, disse a gestora.
COH 4COH 5

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Multas por pesca ilegal em Areia Branca passam R$ 180 mil

Embarcações foram abordadas pelos fiscais do Ibama em Areia Branca (Foto: Carlos Júnior/Arquivo)Agentes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuaram, neste domingo (15), duas embarcações que pescavam sem licença em Areia Branca, litoral norte do Rio Grande do Norte. A primeira delas tinha mais de 7 toneladas de pescado a bordo. Seu proprietário foi multado em R$ 150 mil reais pela pesca irregular e em R$ 3 mil por dificultar a fiscalização.
Segundo os fiscais, o pescador multado tentou fugir e deixou a embarcação à deriva, colocando em risco outras embarcações e também o meio ambiente. Ele deverá responder na justiça por crime ambiental e, se condenado, pode pegar até três anos de detenção.
O outro barco era procedente do Espírito Santo e tinha a bordo 1.260 kg de pescado. Seu proprietário foi multado em R$ 35 mil e também deverá responder por crime ambiental. Todo o pescado foi doado a entidades beneficentes da região de Areia Branca.
As ações contra a pesca ilegal foram executadas dentro da Operação Argus IX, que fiscaliza o defeso da lagosta. A pesca da lagosta está proibida até o dia 31 de maio de 2014 para que esse tipo de crustáceo possa se reproduzir.
Fonte: Voz de Areia Branca

PF investiga lavagem e sonegação de aproximadamente R$ 400 milhões em Mossoró

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte, em conjunto com a Receita Federal do Brasil e Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (17), a Operação Salt (“Salt” significa “sal” em inglês, fazendo referência à atividade do principal investigado, que é empresário do ramo salineiro no RN), visando desmantelar suposta organização criminosa voltada à prática de crimes tributários e lavagem de dinheiro.
A investigação, que durou aproximadamente seis meses, revelou que a organização criava empresas nos ramos da carcinicultura, tecelagem, salineiro, venda de veículos e combustível, encabeçadas pelos chamados “laranjas”, para o fim de sonegar tributos e promover a lavagem do dinheiro.
A fraude imputada à atuação do grupo criminoso gira em torno de R$ 400 milhões, número que pode ser ultrapassado após a análise dos documentos apreendidos nas sedes das empresas e das pessoas físicas envolvidas.
Foram investigadas 37 empresas e cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mossoró, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Participaram da operação 88 policiais federais.

Garibaldi entregou mais uma agência do INSS no RN

Ministro Garibaldi Filho preside solenidade de inauguração de agência da Previdência Social no município de Pilar, em Alagoas
Os moradores de Macaíba ganharam uma nova Agência da Previdência Social no sábado 14/12. O ministro Garibaldi Alves Filho inaugurou a nova unidade do INSS, às 17 horas. Com a agência (APS), os segurados do município não terão mais que ir até a Agência Natal Sul, distante 27 quilômetros, para ter direito aos benefícios da Previdência Social. Além dos macaibenses, a Agência irá atender aos moradores de Ielmo Marinho, Bom Jesus, Senador Elói de Souza e Serra Caiada, numa população estimada de mais de 104 mil habitantes.
Acompanhado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, o ministro Garibaldi Alves Filho entregou, nesta sexta-feira, agência de Pilar, município alagoano distante 37 quilômetros de Maceió. Pilar é a quinta cidade de Alagoas que o ministro visita para entregar à população unidades da Previdência. Em 2011, ele viajou até São José da Laje e, em 2012, foi até Atalaia. Este ano, esteve em Cajueiro e Ouro Branco. 
Além dessas cinco inaugurações com a presença do ministro, Alagoas recebeu, de 2011 para cá, outras dez agências, nas cidades de Campo Alegre, Igreja Nova, Craíbas, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, São José da Tapera, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu e Piranhas. Com exceção de Ouro Branco, os outro quatro municípios visitados pelo ministro receberam agências do PEX. 
“No primeiro semestre do próximo ano, deveremos concluir mais quatro agências da Previdência em Alagoas, nas cidades de Boca da Mata, Feira Grande, Igaci e Matriz de Camaragibe”, antecipou o ministro Garibaldi Alves Filho. A unidade de Pilar, que iniciará suas atividades na próxima segunda-feira (16), vai beneficiar os mais de 35 mil habitantes do município, que antes precisavam se deslocar até o centro de Maceió para serem atendidos.
Com exceção da perícia médica, os demais serviços da Previdência Social estarão disponíveis na agência de Pilar. A unidade foi construída dentro das normas de sinalização e acessibilidade para garantir a segurança indispensável aos cidadãos que buscam atendimento previdenciário. Por mês, a agência ficará responsável pelo pagamento de 4.144 benefícios, transferindo R$ 2.841.150,47 para a economia da região.
A Agência vai funcionar na BR 316, Loteamento Santa Clara, QD G, s/n, Chã do Pilar. O atendimento começa a partir do dia 16 de dezembro e será das 7h às 15h.

INVESTIMENTOS 


Por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o governo federal repassou para Pilar, durante o ano passado, um total de R$ 13,7 milhões. Já a Previdência Social pagou, no mesmo ano de 2012, R$ 31,2 milhões em benefícios.  
A média mensal de repasses do FPM (total dividido por 12 meses), em 2012, foi de R$ 1.149.773,29, enquanto, a média mensal de repasses da Previdência chegou a R$ 2,6 milhões, segundo o banco de dados do INSS.
A Previdência Social investiu R$ 646.473,74 na construção da APS em Pilar. O investimento total para construção de todas as agências do PEX no estado é de R$ 16,8 milhões. Além da construção das novas agências, a Previdência está recuperando a rede já existente com realização de obras e reformas.

Deputado José Dias dispara: “Temos absoluta tranquilidade para fazer um impeachment”

O deputado José Dias se pronunciou sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado, do ponto de vista político, o impeachment está respaldo pela concordância da opinião pública. No aspecto jurídico, segundo Dias, também há razões seguras para o afastamento da governadora, com base na condenação, confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral na semana passada.
 
“Eu acho que, sob o ponto de vista político, o respaldo é absoluto, com a opinião pública totalmente contra o governo. Agora, eu acho que, também juridicamente, nós temos absoluta tranquilidade para fazer o impeachment, desde que seja formulado. Razões existem totais, ninguém discute. Essa condenação (do TRE) confirma, dá suporte total para um processo de impeachment. Porque, por coisas menos graves do que essa alguns já foram cassados”, disse ao Jornal de Hoje, se referindo ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, em 2002. “Collor que foi cassado por uma Elba, avalie Rosalba por um avião”.
 
Segundo José Dias, para tramitar na Assembleia, o pedido de impeachment deve ser assinado por qualquer pessoa ou instituição. “Acho que não deve ser um deputado, porque ele fica impedido de votar. Claro que há expectativa que instituições democráticas, que defendem o povo, se pronunciem. Essa que é a expectativa”.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tentativa de suicídio em Areia Branca

Laênio Miranda (de camisa vermelha) enquanto conversava com o policial militar ainda em cima da antena. (Foto: Carlos Júnior)
O Gaurda Municipal conhecido por Laenio Felipe de Miranda, 35 anos de idade, segundo seus parentes ele alegou problema conjugal, Na manhã desta segunda-feira tentou por fim a sua própria vida subindo a torre de celular da Tim localizada no baiiro Cohab, ameaçou pular, mais depois de 20 minutos de conversa com o Policial Militar Josimar que subiu a torre e consegui convencer Laenio descer com ele, Após o sucesso da operação que contou com a participação de varios policiais chefiados pelo Capitão Andrelino que estavam ali para da apoio ao Josimar o Laenio foi levado para atendimento medico no hospital sara Kubitschek.
A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local isolando a área. Vários curiosos acompanharam a ação e comemoraram com aplausos a desistência do cidadão.
Guarda municipal foi recebido com aplausos da população que acompanhou a ação. Familiares estavam emocionados com o fato (Foto: Carlos Júnior)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Colunista da Veja diz que governadora permanece no cargo por amizade ao presidente do TRE

11713
Deu em Lauro Jardim, no Radar Online da revista Veja:
 
O TRE do Rio Grande do Norte decidiu ontem cassar o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, uma aficionada por voar no avião oficial do estado. E notificou a Assembleia Legislativa a empossar imediatamente o vice-governador Robinson Faria. Beleza. Mas como o presidente do TRE, Amilcar Maia, amigão de Rosalba, deu um jeito de não publicar a decisão no Diário Oficial, a governadora voadora continua no cargo como se nada tivesse acontecido.

Prefeitos de Pedra Grande e Marcelino Vieira também são cassados pelo TRE

Além da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e do vice Welington Filho (PMDB), que foram mais uma vez cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça-feira (10), o pleno do TRE-RN cassou, ainda, através do Recurso Eleitoral 341-83.2012.6.20.0052 o prefeito e o vice-prefeito do município de Pedra Grande, e do Recurso Eleitoral 227-23.2012.6.20.0060 o prefeito e o vice-prefeito de Marcelino Vieira.
Também nestes processos tomará posse interinamente o presidente da câmara de vereadores até que se realizem novas eleições naqueles municípios.

Nunca antes na história política do Rio Grande do Norte um governador foi cassado

11695
Ainda sobre o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o relator, o juiz federal Marco Bruno Miranda, reforçou a inelegibilidade da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) por oito anos e aplicação de multa de R$ 30 mil. Quando o voto foi posto para discussão, o juiz estadual Nilson Cavalcanti defendeu o afastamento imediato.
 
E a justificativa era de que o procedimento está incluído no inciso I, do artigo 1º da Lei Complementar 135, a famosa lei da “Ficha Limpa”, o que fez com que entendimento virasse questão de ordem sobre a retirada de chefe do executivo estadual do cargo. A posição de Nilson Cavalcanti foi acatada pelos juízes Carlos Virgílio Maia, Artur Cortez, Verlano Medeiros e pelo desembargador Virgílio Medeiros. Todos se mostraram favoráveis ao afastamento. 

Corte Eleitoral manteve cassação e afastamento de Cláudia Regina do cargo e decretou a realização de nova eleição

Cláudia-Regina-Foto-Carlos-Costa-83
Cláudia Regina sofreu mais duas derrotas hoje, no TRE-RN
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) acaba de julgar um novo recurso impetrado pela prefeita de Mossoró Claudia Regina (DEM), na tentativa de reverter a sentença de cassação.
Em pauta o processo de acusação de abuso de poder político, com a nomeação do ex-vereador Chico da Prefeitura, para coordenação do Detran e o fato de que secretários municipais, em horário de expediente, participaram de atos da então candidata à Prefeitura de Mossoró, Claudia Regina.
O relator foi o jurista Carlo Virgílio, que proferiu seu voto pela improcedência do recurso, mantendo a cassação da prefeita afastada de Mossoró, sendo seguido pelos demais membros da Corte Eleitoral.
Perdeu o prazo
No julgamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), onde prevaleceu o entendimento de que ela deve ser afastada imediatamente do cargo, os juízes da Corte Regional Eleitoral confirmaram que os advogados da governadora perderam o prazo para apresentar defesa no processo, que teve como sentença de primeira instância a condenação pela multa de 30 mil Ufirs.
O advogado Felipe Cortez esclareceu que assumiu o processo de defesa da governadora apenas na fase de recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
Os advogados de Rosalba Ciarlini recorrerão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter governadora no cargo.
Cassada, de novo
Na mesma decisão em que afastou a governadora Rosalba Ciarlini do cargo, o TRE-RN determinou o afastamento imediato da prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), do cargo.
Esse foi o segundo recurso julgado pelo TRE onde mantém a sentença de cassação e afastamento da gestora mossoroense.
O juiz federal Marco Bruno Miranda, relator do caso, votou pelo afastamento e foi seguido à unanimidade pela Corte.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

II Sarau da NORSAL


Alunos selecionados para cursos terão aula inaugural na próxima quinta-feira no auditório do IFRN, Campus de Mossoró

CURSOS 2 OK
Oferta de cursos, pelo município, atrai jovens e adultos em busca de aprimoramento para o mercado de trabalho

Os alunos selecionados para os cursos de encanador instalador predial, torneiro mecânico, desenhista mecânico, almoxarife (manhã, tarde e noite) e ajustador mecânico, terão aula inaugural na ocorrerá na quinta-feira, 12, às 19h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus de Mossoró.
A informação é da Secretaria Municipal de Assistência Social e foi repassada pelo gerente de Emprego, Renda e Qualificação Profissional, Jocsã Cerqueira Cunha.
Segundo ele, a Prefeitura de Areia Branca disponibilizará transporte para os alunos que participarão da aula inaugural dos referidos cursos, com saída às 17h40, em frente a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB) tem registrado avanço significativo na geração de emprego e renda. A governante apostou na capacitação dos areia-branquenses, principalmente aqueles que estão atingindo um nível educacional mais elevado.
Com a instalação de novas empresas no município e na região, como é o caso das que atuam no setor de energia eólica, a qualificação é mais que necessária, uma vez que muitos pais de família estão fora do mercado de trabalho devido não terem uma profissão.
Atualmente são ofertados cursos em diversas áreas, graças à parceria da prefeitura de Areia Branca com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e instituições como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), IFRN, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai), entre outros parceiros.