sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Brasil avança em educação e saúde, diz IBGE

o Brasil experimentou entre 2002 e 2012 avanço em indicadores de educação, proteção social e saúde. A melhora em saneamento e distribuição da renda, por seu turno, foi mais lenta.
Esse quadro surge dos dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo IBGE. O estudo traçou o percentual da população sem acesso a diretos assegurados pela legislação e, em todos, a situação se mostrou mais favorável.
É o caso da educação. O percentual das pessoas sem completar 8 anos de estudo --a lei prevê esse tempo mínimo na escola-- caiu de 38,5% em 2002 para 30,6% em 2012. Já o total de pessoas excluídas do sistema de proteção social (sem contribuir para instituto de previdência ou aposentadoria ou fora de programas de transferência de renda) recuou de 23,2% para 11,3%.
Já o contingente de pessoas sem o acesso a serviços básicos (saneamento, coleta de lixo, abastecimento de água e iluminação) cedeu de 39,9% para 31,6% de 2002 para 2012.
Para a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, o país ainda tem um longo percurso a trilhar, mas teve "um avanço significativo" nos últimos anos. Ela destacou especialmente a área de educação, com a expansão da matrícula de crianças de 4 a 5 anos na escola _que aumentou de 56,7% do total em 2002 para 78,2% em 2012.
Bivar disse, porém, que é preciso criar estímulos para manter os adolescentes em idade para cursar o ensino médio no sistema de ensino, pois o grupo que sofre o assédio do mercado de trabalho. "O rendimento cresceu e proporciona maior oferta de vagas para esse grupo. Precisamos estar atentos para manter os jovens na escola."
Nessa faixa (15 a 17 anos), a taxa de matrícula cresceu de 81,5% para 84,2%. Outro gargalo, segundo ela, é a oferta de creches, cujo aumento não foi suficiente para suprir a necessidade das mães de deixarem seus filhos sob cuidados de uma instituição do Estado. O percentual de crianças de 0 a 3 com frequência à creche subiu de 11,7% para 21,2% de 2002 para 2012.
Para Márcio Salvato, professor do Ibmec, o Brasil "trilhou um caminho excelente" na direção da evolução dos indicadores sociais.

SAÚDE
Os dados de saúde também apontam para uma melhora em alguns indicadores, embora a pesquisa não identifique a qualidade dos serviços prestados. Um dos exemplos é mortalidade infantil, que atingiu, em 2010 (último dado disponível), 18,6 crianças de até cinco anos a cada mil nascidas vivas.
A taxa se aproximou naquele ano à meta da ONU, estabelecida nas "Metas do Milênio" para o ano de 2015, que previa uma taxa de 17,9 por mil. O objetivo firmado em 2000 tinha como referência reduzir em dois terços a taxa de 1990 _que era de 53,7 mortes infantis para cada 100 mil nascimentos.
Na mortalidade materna, outra meta da ONU, também ocorreu um evolução. A taxa de mortalidade caiu de 51% de 1990 a 2012, embora a taxa de 68,2 mortes por 100 mil ainda esteja distante do objetivo firmado _uma taxa de 35 óbitos.
Segundo o IBGE, a meta de maternidade materna é considerada internacionalmente muito difícil de cumprir e poucos países vão alcançá-la.

Fonte: folha de São Paulo

Desembargador João Rebouças lança livro na livraria Saraiva do Shoping Midway Mall


Noite de autógrafos foi bastante concorrida
O desembargador João Rebouças, membro do Tribunal de Justiça e vice-presidente-corregedor do TRE-RN, em parceria com o auxiliar Guilherme Vanin, que trabalha em seu gabinete, lançou na noite de ontem 28, na livraria Saraiva, do Midway Mall, o livro “Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte comentado”. Segundo Rebouças, a obra consiste, ‘sintética e basicamente, em tratativas, embasadas em critérios objetivos e respaldadas em casos práticos apreciados pelo Tribunal Potiguar, esquematizando, ordenando e interpretando as suas previsões principiológicas e preceituais e as respectivas filigranas procedimentais’, explicou o desembargador. A noite de autógrafos do desembargador areia branquense foi bastante concorrida com a presença de políticos e empresários da RN.

Fazer sexo duas vezes por semana aumenta vida em até um ano e meio

São apenas quatro letras que mexem com a imaginação, a autoestima, o comportamento e o humor: sexo. E a atividade não faz bem apenas para o corpo e a mente – a expectativa de vida também se beneficia. Quem transa duas vezes por semana pode ganhar até um ano e meio, segundo um estudo inglês.
O Ministério da Saúde brasileiro recomenda que as pessoas façam sexo com frequência, algo considerado tão importante quanto controlar a pressão arterial e estar no peso adequado. O próprio ato ajuda a emagrecer: em uma boa sessão de meia hora, podem-se queimar até 500 calorias.
Sexo (Foto: Arte/G1)
Além da endorfina liberada, que causa satisfação e bem-estar, a dopamina age no organismo relacionada ao vício: por isso, quem faz sexo costuma querer sempre mais. Mas, para não correr nenhum risco, é fundamental usar sempre camisinha – disponível na rede pública para pessoas acima de 12 anos de idade.
Segundo especialistas, a atividade sexual não deve ser usada em um relacionamento como ferramenta de chantagem. Pelo contrário, conforme você vai conhecendo o parceiro e sabendo o que lhe agrada, a relação só tende a melhorar, com mais prazer e compreensão.
Estimular o outro com um filme, um brinquedo, uma posição ou uma fantasia nova pode ajudar a apimentar o namoro ou o casamento. E essas inovações são importantes para estimular o cérebro e manter a chama acesa. A tendência é que, após 5 anos, a frequência sexual caia pela metade, por isso aumentar a qualidade é tão necessário. Um beijo prolongado, que dure pelo menos 10 segundos, já contribui para elevar o desejo.
De acordo com o dr. José Bento, o sexo está relacionado à sobrevida humana na Terra. E, depois que os métodos contraceptivos foram descobertos, sobrou apenas a parte boa da prática. Ele disse, ainda, que o ritmo de homens e mulheres é diferente: enquanto eles atingem o orgasmo em 2,5 a 5 minutos em média, elas demoram de 14 a 20 minutos.
O sexo também diminui a depressão e pode ser feito inclusive por mulheres grávidas, desde que elas não tenham sangramentos, corrimentos, contrações nem estejam em trabalho de parto. Ainda segundo o ginecologista, o autoestímulo é tão positivo quanto a atividade sexual, principalmente para a mulher, que pode se conhecer mais.
Fonte: G1

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Helicóptero de deputado transportava drogas

Uma operação das Polícias Federal e Militar na fronteira entre Minas Gerais e Espírito Santo, no domingo passado, 24, levou à captura de um helicóptero com 443 quilos de pasta de cocaína e à prisão de quatro pessoas. A polícia constatou que o aparelho é da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG) e quem o pilotava era Rogério Almeida Antunes, funcionário da Assembleia Legislativa mineira, que estava lotado na 3.ª Secretaria e servia ao filho do senador, deputado Gustavo Perrella (SDD).
Exonerado já na segunda-feira  - a decisão deve sair hoje no Minas Gerais, o diário oficial do Estado - , Antunes, 36 anos, era empregado da Limeira Agropecuária e Participações. Ele só perdeu o cargo da Assembleia, onde recebia R$ 1.700 mensais, depois que sua ligação com a Casa se tornou pública. A Limeira foi fundada pelo senador e hoje pertence a Gustavo, à sua irmã Carolina e a um sobrinho do senador, André Almeida Costa.
A prisão de Antunes ocorreu no domingo em Afonso Cláudio (ES). Além dele foram presos o copiloto Alexandre José de Oliveira Júnior, de 26 anos, Róbson Ferreira Dias, de 56, e Everaldo Lopes de Souza, de 37.
Titular da 3.ª Secretaria da Assembleia mineira, o deputado Alencar Silveira Júnior (PDT) confirmou que a indicação de Antunes partiu de Gustavo Perrella, que preside a Comissão de Turismo da Casa. "As indicações são feitas pelos presidentes das comissões. Todos os documentos exigidos foram apresentados pelo rapaz. Nem eu nem o presidente da Assembleia temos como contestar nenhuma indicação", disse Alencar.
Ele não sabe informar o tipo de serviço que era prestado por Antunes e nem se ele comparecia à Assembleia - controle que, segundo ele, cabe à direção da Casa ou ao gabinete do deputado ao qual ele respondia. "Cada deputado tem direito a nomear até 24 funcionários", avisou.
Fonte: Estadão

Prefeita de Areia Branca participa de encontro do Movimento SOS Municípios depois segue para Brasilia em busca de recursos

LUANA BRUNO PARTICIPA DA SOLENIDADE COM PREFEITOS DO RN, À ESQUERDA, O DE SERRA DO MEL, FABINHOLuana Bruno (blusa listrada) participou hoje de mais um encontro dos prefeitos potiguares  
Antes de seguir viagem para Brasília (DF), onde cumprirá uma extensa agenda de compromissos nos diversos ministérios, a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), participou nesta segunda-feira, 25, do encontro de prefeitos do Rio Grande do Norte a banca federal do Estado (senadores e deputados federais).
O encontro promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) aconteceu a partir das 9h, no auditório Senador Albano Franco, da Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal.
O encontro faz parte do Movimento SOS Municípios, lançado no dia 21 de outubro, em Natal e que já foi tema da Comissão Geral da Câmara dos Deputados, realizada no dia 12 deste mês. Entre as temas abordados na oportunidade, os prefeitos reforçaram a necessidade de apoio dos parlamentares aos municípios nesse momento de graves dificuldades financeiras.
Foram abordados ainda temas como a repercussão do reajuste do salário e do piso salarial nacional dos professores nas contas municipais. Também fizeram parte da pauta do encontro a situação dos municípios que atingiram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os gastos com pessoal e a necessidade de complementação dos recursos do Fundeb por parte dos municípios.
Brasília
De Natal, a prefeita Luana Bruno embarcou à tarde para Brasília, acompanhada da secretária municipal de Finanças, Girlande Oliveira. Na capital federal, a gestora buscará recursos para desenvolver projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, esportes, assistência social, entre outros.
A prefeita aproveitará essa sua viagem a Brasília para cobrar pleitos encaminhados anteriormente junto aos organismos do Governo Federal, bem como apresentar novas reivindicações. “Estamos otimistas que essa viagem será bastante proveitosa para a nossa administração. Estamos confiantes que vamos conquistar grandes benefícios para o município”, disse Luana Bruno antes de viajar.

Bancada federal do RN se reúne para decidir emendas para 2014


A reunião da Bancada Federal do Rio Grande do Norte, presidida pelo seu representante o deputado João Maia, teve início no começo da noite desta terça-feira (26), no Plenário 5, Anexo 2, da Câmara dos Deputados, e durou aproximadamente duas horas. Os pleitos foram apresentados por representantes de entidades, porém a decisão final para distribuição das emendas para 2014 ficou para amanhã, quando haverá uma nova reunião entre os parlamentares da bancada.Todos os parlamentares potiguares estavam presentes, com exceção do senador Garibaldi Alves e da deputada Sandra Rosado, que justificaram ausência por problemas de saúde. Os dois parlamentares mandaram representantes e suas contribuições em relação às emendas. O ministro Garibaldi Alves Filho, que sempre participa da reunião da bancada, recebeu o convite, mas não esteve presente por estar viajando de férias. 
No início da reunião foi solicitado aos participantes que defendessem o seu pleito por alguns minutos, com a finalidade de que cada um será analisado para uma posterior decisão. Um dos pleitos colocados em pauta foi o trabalho realizado pela Liga de Combate ao Câncer - LIGA, que tem 65 anos de atuação e, com o aumento das doenças, tem feito um enorme esforço para atender pacientes de todo o Rio Grande do Norte e até de estados vizinhos. 
Durante a reunião, a bancada demonstrou mais uma vez união e coesão. Amanhã a bancada volta a se reunir, desta vez só os parlamentares, para analisar os pleitos e analisar as decisões, pois todos entendem que se faz necessário um estudo para contemplar o máximo as necessidades do RN. 
Caberá ao deputado João Maia apresentar uma emenda de bancada para o exercício de 2014, que prevê a adequação e implantação de rodovias para o Estado do Rio Grande do Norte.
Presentes também na reunião os representantes da: UFRN, UERN, UFERSA, LIGA, Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho e o presidente da Femurn, Benes Leocádio, que defendeu emendas para os municípios de acordo com a reunião com os prefeitos, ocorrida ontem em Natal. 

Dilma diz a senadores que reforma ministerial será no final de janeiro de 2014

Em reunião com aliados nesta terça-feira (26), a presidente Dilma Rousseff disse que vai realizar no final de janeiro a anunciada reforma ministerial de seu governo. Dilma disse, segundo relatos de senadores do PR e PTB, que pretende anunciar a reforma no dia 30 de janeiro para ter tempo de planejar as mudanças no primeiro escalão do governo nos primeiros dias de 2014.
Segundo senadores das duas siglas, a presidente não vai fazer uma reforma fatiada. Seu objetivo é anunciar, de uma só vez, todas as mudanças de seus principais auxiliares.
Os congressistas almoçaram com Dilma no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira, e pediram que Dilma não deixe a troca no ministério para março, às vésperas do prazo fixado pela Justiça Eleitoral para que candidatos deixem os cargos que ocupam no governo.
Dilma fará mudanças na equipe daqui a dois meses para substituir os ministros que vão disputar a eleição em 2014, casos de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
A bancada do PTB aproveitou o encontro para pedir que a pasta fique com o comando do Ministério da Integração Nacional. Os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) pediram explicitamente que, na reforma, o partido seja contemplado com a pasta.
Dilma disse, segundo os senadores, que considera "justo" o pleito da sigla. Mas lembrou que PMDB, PP e PSD também pediram o comando da Integração Nacional --por isso vai precisar de tempo para redividir os cargos do primeiro escalão.
O PR, que já tem o comando do Ministério dos Transportes, deixou claro que espera continuar com o controle da pasta.

Senado aprova fim do voto secreto para cassações e vetos presidenciais



O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (26), o fim do voto secreto para cassações de mandatos e para análises de vetos presidenciais. A decisão pode influenciar nas votações sobre o futuro dos deputados condenados por participação no mensalão, como José Genoino.
Na votação do Senado, foram rejeitadas as propostas de abertura de voto para indicação de autoridades e para a eleição da mesa diretora do Parlamento.
Com isso, os senadores ainda terão direito a sigilo em apenas duas ocasiões. A primeira, quando tiveram de decidir se aprovam ou não nomes definidos pelo presidente da República para integrar o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República e a direção de autaquias e agências reguladoras. A segunda ocasião será quando os parlamentares terão de escolher quem vai compor a direção do próprio Congresso (como a presidência do Senado e da Câmara).
Originalmente, a proposta enviada pela Câmara dos Deputados previa também a abertura do voto para esses dois casos. Mas a maioria dos senadores considerou que isso poderia prejudicar a independência deles em relação ao Poder Executivo.
Promulgação
Como os senadores rejeitaram parte do texto da Câmara e aprovaram o restante, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou a intenção de promulgar imediatamente o trecho que é consensual. A possibilidade deve ser discutida entre as mesas diretoras das duas Casas.
Caso a proposta de Calheiros seja aceita pela direção da Câmara, já deve passar a vigorar a votação aberta para casos de cassação de mandato.
O relator da PEC, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), reconhece que a manobra poderá provocar questionamentos. “Pode [haver oposição à promulgação parcial], inclusive já houve em casos como a PEC que alterava o número de vereadores. Mas, também, já houve precedentes como a PEC que fez a reforma do Judiciário, que teve apenas partes promulgadas inicialmente”, explicou.
Apesar disso, Souza comemorou a aprovação do texto em segundo turno e creditou a conclusão da votação à pressão popular. “Foi um avanço gigantesco, e eu credito esse avanço à sociedade brasileira, porque foi a sociedade que pressionou”, disse.
Fonte: R7 e Agência Senado

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Procurador-geral da República pede execução da pena de 23 condenados no mensalão

janot globo
O Globo - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer recomendando a imediata execução da pena dos condenados no processo do mensalão que não tenham a chance de serem absolvidos no julgamento de recursos. Se o pedido for aceito, 23 dos 25 condenados poderão começar a cumprir a pena nos próximos dias. Desses, 20 iriam para a cadeia e três cumpririam pena alternativa de prestação de serviço comunitário. Entre os réus que seriam presos, está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Para Janot, mesmo quem tem direito aos chamados embargos infringentes, que dão ao réu um novo julgamento, poderia começar a cumprir a pena. Isso porque, na maioria dos casos, os condenados nessa situação apenas reduziriam o tempo de prisão, mas ainda teriam uma pena a ser cumprida. Dirceu, por exemplo, tem direito aos infringentes. Ele recebeu pena de dez anos e dez meses de prisão. Se for vitorioso no julgamento do recurso derradeiro, a pena cairá para sete anos e onze meses.

Divisão no PT com ataques ao PMDB afasta possibilidade de aliança e apoio ao nome de Fátima para o Senado

Com o título “Casamento sem conveniências”, a esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, blogueira Laurita Arruda escreveu linhas que despertam atenções nos próximos capítulos da sucessão potiguar. Segue os trechos da nota:
A caminhada livre, leve e solta para o Senado Federal sofre boicote dos próprios companheiros, que plantam notícias  e a acusam de protagonizar acordão com o PMDB. Partido do vice presidente da  República.Ex- PCBista e ex-PSbista, Juliano Siqueira – que vai comandar o PT de Natal – disse hoje à SIM TV que o PMDB é responsável pelo caos do Governo Rosalba e pelo caos da administração Micarla de Sousa. Admite que a situação é delicada em razão da aliança nacional, mas sugeriu uma “autocrítica” para o que chamou de bipolaridade pmdbista.
É um problema não só de incoerência política, mas para psiquiatria mesmo.”E assim a operação desgaste vai minando um namoro embrionário de Fátima para o senado com noivo sem nome para o Governo do Rio Grande do Norte. Por enquanto, favorável a FB a voz de cima, decisiva e pragmática da Executiva Nacional. Resta saber se o noivo vai aceitar o novo arranjo familiar que se desenha. Imposições e poucas afinidades  parte a parte. Afinal,diz a sabedoria popular que  não se casa apenas com a noiva, mas com a família toda. E a família de Fátima já disse e repetiu à exaustão que não deseja esse casamento.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PRE defende inelegibilidade de Rosalba e cassação de Cláudia Regina

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral parecer favorável à manutenção da sentença que cassou a prefeita e o vice de Mossoró, Cláudia Regina Freire de Azevedo e Wellington Carvalho da Costa Filho; e ainda requereu a decretação de inelegibilidade dos dois e da governadora Rosalba Ciarlini. O motivo foi o uso indevido da aeronave do Governo do Estado durante a campanha de 2012.
O parecer foi apresentando dentro do recurso interposto pelos três envolvidos e pela coligação “Força do Povo”. Eles recorreram da sentença de primeira instância, na qual a juíza Eleitoral Ana Clarisse Arruda julgou procedente a representação da coligação “Frente popular Mossoró mais feliz” e aplicou pena de multa de 30 mil UFIRs a cada um dos três representados, cassou os diplomas de Cláudia Regina e Wellington de Carvalho, anulou os votos concedidos à chapa e determinou a realização de novas eleições.
O procurador Regional Eleitoral Paulo Sérgio Rocha destaca em seu parecer que o uso da aeronave do Governo do Estado para atuar ativamente na campanha eleitoral dos candidatos apoiados por Rosalba Ciarlini, sob pretexto de comparecimento em eventos oficiais, caracteriza conduta vedada pela Lei 9.504/1997, que sujeita os beneficiados à aplicação da multa e cassação do registro ou do diploma.
O Ministério Público Eleitoral se manifestou, ainda, pela decretação da inelegibilidade de Cláudia Regina, Wellington Carvalho e Rosalba Ciarlini pelo prazo de oito anos a contar da eleição, conforme previsto na Lei Complementar 64/1990 (redação dada pela Lei Complementar 135/2010). A respeito da inelegibilidade, o parecer ressalta que “trata-se de um efeito automático da decisão colegiada que reconhece prática de conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que implica cassação do registro ou do diploma”.
Aeronave– A coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz” foi quem ajuizou a representação por uso indevido de bens públicos em campanha eleitoral. De acordo com as provas, a prática ilícita consistiu na utilização de aeronave pertencente ao Governo do Estado para o transporte da governadora aos eventos políticos realizados durante a campanha de Cláudia Regina.
Em sua manifestação, o Ministério Público Eleitoral questiona a marcação de vários compromissos oficiais da governadora para Mossoró, em plena campanha eleitoral. Logo após os compromissos, ela participava de movimentações políticas. Na sentença de primeira instância, a Justiça Eleitoral destacou que “Rosalba Ciarlini compareceu ao Município de Mossoró para a participação em eventos em 17 oportunidades, entre 15/07 e 07/10/2012, enquanto que, no mesmo período, participou somente de 12 eventos somando-se todos os demais municípios do interior”.
Diante das provas, o parecer da PRE conclui que “atos administrativos previstos naquele município foram seguidos da permanência da governadora em Mossoró, com o claro objetivo de promover a campanha eleitoral dos demais recorrentes, utilizando-se para tanto, em várias dessas ocasiões, da aeronave estatal”.
Além dos voos realizados a pretexto de participação em compromissos oficiais, a manifestação do PRE destaca outros, como o de 1º de julho de 2012, de Mossoró para Natal, que ocorreu mesmo sem haver na agenda oficial da governadora qualquer informação sobre participação em atos administrativos. Nesse período, Rosalba Ciarlini estava presente a Mossoró exatamente para o lançamento da candidatura da chapa de Cláudia e Wellington.
Outra informação destacada no parecer é que a aeronave se deslocou de Natal a Mossoró nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2012, às vésperas da eleição, sem que houvesse qualquer compromisso oficial da governadora naquele município. Entre junho e outubro de 2012, dos 78 planos de voo da aeronave do governo, partindo de Natal, mais da metade teve como destino Mossoró.
Intempestividade – O parecer da PRE aponta, ainda, que o recurso da governadora foi interposto já fora do prazo legal, tendo a sentença de primeiro grau transitado em julgado para ela. De acordo com os dados do processo, no dia 1º de outubro deste ano a então advogada de Rosalba Ciarlini, Maria Izabel Costa Fernandes Rego, retirou os autos do cartório eleitoral, mediante carga. No entanto, somente em 7 de outubro a governadora ofertou recurso, já com novos advogados.
“Desse modo, a contagem do prazo recursal se iniciou no primeiro dia útil seguinte à retirada dos autos (art. 184 do CPC), isto é, 2 de outubro de 2013, e se encerrou em 4 de outubro de 2013”, destaca o parecer, complementando: “Logo, o recurso interposto por Rosalba Ciarlini Rosado em 7 de outubro de 2013 afigura-se flagrantemente intempestivo.”
O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral é o juiz Eduardo Guimarães.
Fonte: Portal No Ar / Foto: Tulio Ratto

Deputados querem royalties do petróleo para melhorar salário dos professores


Deputados defenderam nesta terça-feira a aplicação dos royalties do petróleo na melhoria da remuneração dos professores. Segundo o deputado Artur Bruno, do PT cearense, a medida deve ajudar a reduzir o deficit de 250 mil professores, além de estimular o interesse de bons profissionais na área.
No último dia 14 de agosto, a Câmara aprovou um projeto de lei que direciona 75 por cento dos royalties da exploração fora da camada do pré-sal para educação. No caso do Fundo Social do pré-sal, o texto prevê que metade de todos os seus recursos irá para educação até que sejam cumpridas as metas do Plano Nacional de Educação. O PNE, aprovado na Câmara em outubro de 2012, prevê a aplicação de 10 por cento do Produto Interno Bruto do País em políticas de educação. O objetivo é que essas verbas sejam destinadas prioritariamente para a valorização dos docentes, como explicou Artur Bruno.
"Nós queremos criar um consenso progressivo para mostrar que esses recursos seriam muito bem utilizados, no caso da educação, se eles pudessem remunerar os profissionais da educação. É onde há maior dificuldade hoje em relação aos municípios e estados, que têm recursos parcos e que têm dificuldade efetivamente de pagar a folha de pagamento de seus professores."
A declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara.
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgada em julho deste ano fez um ranking das remunerações de 48 profissões de nível superior no País. Os professores ocupam a quadragésima sétima posição, abaixo somente dos religiosos.

Mineiro critica veto da governadora

20131112-143516.jpg
O deputado Fernando Mineiro (PT) pediu que os demais parlamentares da Casa derrubem o veto da governadora Rosalba Ciarlini ao Projeto de Lei que trata do processo de informatização dos documentos relacionados ao licenciamento ambiental no âmbito do IDEMA. O deputado fez críticas à gestora e afirmou que ela pôs fim ao Projeto, quando decidiu vetar quatro artigos da matéria.
O projeto deve dinamizar a emissão das licenças ambientais para empreendimentos de baixo impacto, por meio eletrônico em que, de qualquer parte do Estado, o empresário vai poder solicitar o licenciamento. A resposta eletrônica sobre a aprovação da licença requerida será emitida no prazo de 3 a 15 dias. Cerca de 60% dos processos em tramitação no IDEMA se enquadram nos critérios para licença eletrônica.

Procurador Regional Eleitoral diz que recurso da governadora foi interposto já fora do prazo legal



O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) aponta, ainda, que o recurso da governadora foi interposto já fora do prazo legal, tendo a sentença de primeiro grau transitado em julgado para ela. De acordo com os dados do processo, no dia 1º de outubro deste ano a então advogada de Rosalba Ciarlini, Maria Izabel Costa Fernandes Rego, retirou os autos do cartório eleitoral, mediante carga. No entanto, somente em 7 de outubro a governadora ofertou recurso, já com novos advogados.
 
“Desse modo, a contagem do prazo recursal se iniciou no primeiro dia útil seguinte à retirada dos autos (art. 184 do CPC), isto é, 2 de outubro de 2013, e se encerrou em 4 de outubro de 2013”, destaca o parecer, complementando: “Logo, o recurso interposto por Rosalba Ciarlini Rosado em 7 de outubro de 2013 afigura-se flagrantemente intempestivo.”

Cláudia Regina retorna à Prefeitura de Mossoró



Pronto. Não há muito a comentar: oito cassações depois, Cláudia Regina (DEM) voltou a ser prefeita se Mossoró, Francisco Silveira Júnior (PSD), que era prefeito interino, reassumiu a presidência da Câmara Municipal e Cícera Nogueira (PSD) voltou a ser suplente de vereador. Um rodízio que parece não ter fim.
Ontem, 11, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) autorizou o retorno da prefeita Cláudia Regina ao cargo de chefe do Executivo mossoroense. Por três votos a dois, os desembargadores do TRE-RN modificaram decisão do juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio, que havia determinado o afastamento da gestora.
O magistrado havia cassado a prefeita na quinta-feira, 7. Com a liminar assegurada, automaticamente Cláudia foi reconduzida ao cargo e ontem mesmo se reuniu com os secretários no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.
Enquanto isso, é aguardar os próximos capítulos dessa novela que parece interminável.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vereador do PCdoB defende um maior engajamento pela recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade


ANTÔNIO CARLOS
Antônio Carlos luta para devolver dignidade aos dependentes químicos
A necessidade da criação de políticas públicas de prevenção e combate às drogas pautadas na valorização da família, é reiterada pelo vereador Antônio Carlos de Souza (PCdoB), no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca. O parlamentar defende o engajamento dos segmentos locais no trabalho que tem sido sua bandeira de luta no Legislativo, que é a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade.
O vereador Antônio Carlos disse que passou a se interessar mais pelo assunto depois que conheceu de perto as necessidades das famílias que possuem dependentes químicos e sentem dificuldades de encaminhá-los para uma casa de recuperação. “Conhecer essa realidade foi importante para a continuidade do nosso trabalho, que graças a Deus tem logrado êxito”, disse.0Vereadores: Sandro Góis, Antonio Carlos, “Tonho da Cohab”, João Paulo Borja, Netinho Cunha e Nazareno Lemos em visita à Casa de Recuperação Betel  em Mossoró (Fotos: Erivan Silva)
Na opinião do vereador, há muito a ser feito e cabe aos vereadores se unirem em defesa da vida e do próximo. “Vamos intensificar os trabalhos de maneira que sensibilize a população em geral nessa luta”, reforça Antônio Carlos.
Nesses 10 meses de mandato o vereador Antônio Carlos empreendeu inúmeras viagens à Fazenda da Esperança, em Serra do Mel, Casa de Apoio Betel, em Mossoró, e Comunidade Boa Nova, na localidade de Pitombeira, em Governador Dix-sept Rosado. São unidades de recuperação para dependentes químicos, que vivem de doações e abriga pessoas que estão tendo a oportunidade de se reencontrarem com a dignidade.00Antônio Carlos integrou comitiva que empreendeu visita à Fazenda da Esperança, em Serra do Mel (Foto: Reprodução)

Recursos eleitorais estão pautados para hoje no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reúne-se extraordinariamente hoje a partir das 14h. Em pauta, recursos do lengalenga político-eleitoral de Mossoró.
Um dos recursos é da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM) e seu vice Wellington Filho (PMDB), de número 313-75, que tenta derrubar uma das oito cassações em 1º grau, que já sofreu.
Outro é o 548-39, da coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz, que amparou candidatura a prefeito da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Objetiva reverter decisão também na 33ª Zona Eleitoral, que inocentara Cláudia e Wellington noutro processo.
Cautelar que pede retorno de Cláudia, após oitava cassação, tende a ser posta à anàlise do plenário.

SINPOL informa a Rosalba que greve pode ser retomada

O SINPOL/RN encaminhou, nesta segunda-feira (11), ofício à governadora Rosalba Ciarlini relatando sobre reuniões frustradas com gestores estaduais que levaram os Agentes e Escrivães da Polícia Civil e os Servidores do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (ITEP) a aprovarem, em assembléia no último dia 07 de novembro, um indicativo de greve para o próximo dia 28, onde irão avaliar o possível retorno ao movimento, caso não haja avanços na negociação.              
A diretoria do sindicato aproveita e solicita reunião com a própria governadora, a fim de tentar encontrar o caminho do diálogo e entendimento, e possam fazer cumprir o sentimento de Rosalba quando expressou a necessidade de iniciar “um novo momento entre os trabalhadores e o Governo do Estado”.

Dilma: Mudança das rádios AM para FM é salto tecnológico

A presidenta Dilma Rousseff disse em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta que a autorização da migração das rádios AM para a frequência FM vai criar condições para que as quase duas mil rádios AM em todo o Brasil se adaptem às mudanças tecnológicas e possam transmitir sua programação por meio de celulares e tablets.
“Eu autorizei a migração das rádios AM para a frequência FM em todo o Brasil. Essa mudança, ela é importante porque vai permitir às rádios AM transmitir sua programação na frequência FM, que tem muito mais qualidade, sofre menos interferência e não tem aquele chiado que muitas vezes atrapalha quando a gente está ouvindo. Essa migração significa, portanto, um salto tecnológico que vai ajudar a manter e até aumentar a audiência das rádios”, afirmou.

Revista destaca namoro de Fábio Faria com a filha de Silvio Santos

O namoro de Patrícia Abravanel e o deputado federal Fábio Faria, é mesmo pra valer. O casal foi flagrado em clima de romance pela revista “Contigo!”. A apresentadora do SBT e o político foram juntos a uma apresentação de Tiago Abravanel, sobrinho de Patrícia, com a orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, realizada em São Paulo na semana passada. O relacionamento de Patrícia e Fábio veio à tona em setembro, quando eles se hospedaram no hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá, no litoral paulista, estabelecimento que pertence ao Grupo Silvio Santos. Os dois, no entanto, ainda não tinham sido fotografados juntos.
Fábio Faria é ex-namorado de Sabrina Sato. Da apresentadora do “Pânico”, o político se separou em julho do ano passado. Já Patrícia estava solteira desde o ano passado, quando terminou o relacionamento de quase dois anos com o empresário Marcos Faria, neto do banqueiro Aloysio Faria.
A família de Patrícia aprovou o namoro com o deputado federal. A herdeira de Silvio Santos também foi apresentada à família do deputado, que ficou igualmente feliz com a novidade. Nos bastidores do SBT, comentam que, nas eleições do ano que vem, a apresentadora será cabo eleitoral do namorado. A informação não é oficialmente confirmada. Fábio Faria é deputado federal do Rio Grande do Norte, filiado pelo PSD.
20131111-094938.jpg

Henrique Eduardo Alves assume a Presidência da República

20131111-105706.jpg
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, assumiu a Presidência da República na manhã desta segunda-feira (11). O presidente em exercício vai despachar ao longo do dia no Palácio do Planalto. Henrique Alves foi recebido pelo cerimonial do Planalto e, inicialmente, se encontrou com o Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Gagas.
Essa é a 2ª vez que o deputado Henrique Alves assume a Presidência da República interinamente. A presidente Dilma Rousseff, que viajou hoje à República do Peru, retorna ao Brasil na noite desta segunda-feira. Já o Vice-Presidente, Michel Temer, encontra-se em missão oficial nos Emirados Árabes Unidos até amanhã (12).
20131111-105733.jpg

sábado, 9 de novembro de 2013

Deputado Kelps Lima visita hospital de Caraúbas

O Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva em Caraúbas/RN recebeu nesta tarde sábado a visita do Deputado Estadual Kelps Lima. A Unidade Hospitalar está passando por serias dificuldades na reposição dos médicos plantonistas, o descaso do governo é visível.
Em visita ao laboratório do hospital o deputado Kelps Lima se deparou com uma antiga maquina de datilografia, envés de um computador. Esse é o retrato da saúde do Estado.



Facções do Seridó movimentam mais de 4 milhões de reais por mês

11055
De acordo com dados da Associação Seridoense de Confecções (ASCONF), o Seridó é a região do Rio Grande do Norte onde está concentrado o maior número de facções de costura, sendo responsável pela ocupação de 1.800 pessoas e movimentação de R$ 4 milhões/mês. A expectativa é que com o Pró-Sertão esses números sejam ampliados e 360 novas facções no RN sejam criadas e gerados 20.000 postos de trabalho até dezembro de 2018.
Além do secretário Rogério Marinho e da equipe da SEDEC, participaram do encontro e das visitas às facções o gerente de relacionamentos da Guararapes, Fernando Fernandes, Luciene Pontes, diretora do Senai/Santa Cruz, Leonardo Ferreira, presidente da ASCONF, Edson Bottini, responsável pelo curso técnico de vestuário do IFRN/Caicó e empresários do setor.

MPF denuncia ex-prefeito de Grossos por desvio de recursos do Proeja



O ex-prefeito do Município de Grossos, João Dehon da Silva, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró por desviar recursos do Programa de Apoio a Estados e Municípios para a Educação Fundamental de Jovens e Adultos – Proeja, entre 2003 e 2004. Pelo mesmo fato, ele também responderá a uma ação civil pública por improbidade administrativa, igualmente ajuizada pelo MPF.
 
No ano de 2003, Grossos recebeu R$ 33.750 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o custeio de investimentos e melhorias no Proeja. No entanto, de acordo com a denúncia do MPF, assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, parte do valor foi “criminosamente desviado”. As cópias microfilmadas de três cheques apontam que os mesmos foram emitidos nominalmente à Prefeitura de Grossos, pelo então prefeito João Dehon da Silva, que os endossou, tornando-os um título de crédito ao portador e possibilitando o saque do dinheiro “na boca do caixa”, sem deixar qualquer rastro. O valor não atualizado da somatória dos cheques é de R$ 7.046.

Deputados e prefeito de Apodi apostam no Contorno como marco para o desenvolvimento da região

Durante a audiência pública para discutir o Contorno Viário da BR-405, nesta sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Apodi, o deputado federal João Maia ressaltou a importância daquele momento como um ato político para contribuir com o desenvolvimento da região, além de se comprometer em lutar por recursos para obra, assim como fez pela construção do Contorno Viário de Caicó. "Essa noite é de quem gosta do povo, de quem usa a política para ajudar as pessoas. Como vocês me delegaram o papel de ir lutar pelos recursos, vou fazer isso com maior prazer. Com o projeto que vocês definiram e o DNIT fará, o resto deixa comigo, e da mesma forma que lutei pelo Contorno Viário de Caicó, que está concluído, pela Estrada do Sal, pela duplicação da Reta Tabajara, farei a mesma coisa por Apodi", garantiu João Maia. 
 
Os deputados estaduais George Soares (PR) e Gilson Moura (PROS), foram unânimes em suas palavras na afirmação de que a obra terá uma importância imensa para o desenvolvimento da região do Vale. O deputado George Soares citou a obra do Contorno de Caicó com um exemplo de luta. "Apodi precisa trazer as suas atenções para essa obra, que será a maior em todo seu tempo. O Contorno de Caicó hoje é uma realidade trazida pelas mãos de João Maia. A obra mudou a realidade de Caicó, o embelezamento, o direcionamento da região. O povo de Apodi precisa acreditar nessa obra, e reforçar o empenho do deputado João Maia nessa luta", declarou o deputado George Soares.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PCdoB divulga nota criticando proposta de reforma política

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela D´Ávila (RS), leu a nota em que a bancada do seu Partido avalia a proposta da reforma política entregue nesta quarta-feira (6) pelo grupo de trabalho da Casa, ao presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN). Na nota, o PCdoB diz que a proposta “em nada contribui para resolver os problemas estruturais de nosso sistema político”. A nota foi lida na sessão plenária da Câmara na manhã desta quinta-feira (7).

Leia a íntegra da nota:
 
A Bancada do Partido Comunista do Brasil na Câmara dos Deputados vem expressar sua posição em relação ao relatório entregue ontem pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído para propor um texto de uma nova tentativa de realizar uma reforma política. 
 
A reforma política é uma aspiração de todo o povo e de muitos dos partidos políticos, entre os quais nos incluímos. Este relatório, entretanto e infelizmente, não atende, a nosso ver, as demandas atuais da sociedade.
 
Esta nova proposição em nada contribui para resolver os problemas estruturais de nosso sistema político, como torná-lo mais representativo, mais democrático e transparente.
 
Ao contrário do esperado, a reforma proposta pelo GT pouco inova, voltando a repetir várias das fórmulas de reformas anteriores, desconhecendo as reivindicações da sociedade, representada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, encabeçado por OAB, CNBB, UNE e outras entidades, protocolada na Câmara como um Projeto de Iniciativa Popular. 
 
O relatório propõe várias cláusulas de barreira, um conhecido instrumento antidemocrático e contra a representatividade das minorias. Além de manter a atual barreira do quociente eleitoral, novas cláusulas de barreiras são criadas contra a representação de partidos menores nos parlamentos. A proposta é criar uma espécie de “distritão misto”, como novas circunscrições em que serão divididos os Estados e o Distrito Federal. 
 
Nesses “distritões”, onde os deputados serão eleitos, combinando o voto proporcional em lista pós-ordenada e também a votação individual, duas novas barreiras são criadas. Primeiro, cada partido terá que obter, em cada “distritão”, um quociente eleitoral variável entre 14% e 25% dos votos válidos; em segundo lugar, para preencher a vaga da lista, cada candidato terá que obter sozinho mais do que 10% dos votos válidos! As vagas que sobrarem – provavelmente muitas – serão providas pelos candidatos individualmente mais votados.
 
O relatório ressuscita, também, a cláusula de barreira de 5% do eleitorado nacional, já extinta pelo Supremo Tribunal Federal, em 2005. O Supremo fulminou este instituto por considerar que ele violava o direito das minorias e por impedir a igualdade de condições nas disputas. Os partidos minoritários não teriam sequer direito de divulgação de suas ideias, condenando-os – como afirmou o ministro-relator em seu voto – a morrer de inanição. Tentar reviver agora este instituto seria mais um abuso da maioria contra as garantias constitucionais das minorias.
 
Com essas barreiras, o número de partidos que têm funcionamento parlamentar seria reduzido a menos da metade. E em muitos estados só resultarão eleitos representantes de dois ou três partidos. 
 
Se a lei que foi aprovada neste ano para reduzir o chamado “troca-troca” de legendas foi acusada de antidemocrática por obstar a criação de novos partidos, esta proposta de reforma inviabilizará qualquer novo partido como cassará muitos dos partidos já existentes!
 
Outra iniciativa proposta pelo relatório é a proibição de coligações proporcionais. De novo, o relatório atenta contra o direito fundamental da plena liberdade de associação para fins lícitos, expresso no inciso XVII do art. 5º da Constituição, direito este estendido às pessoas jurídicas, por decisão do STF. Desse modo, o direito de coligar-se está protegido por uma cláusula pétrea constitucional.
 
O relatório também nada faz para reduzir o poder financeiro dos grandes doadores em nossas eleições. Este poder deforma a igualdade de condições na disputa, sendo um dos principais fatores antidemocráticos do atual sistema eleitoral. E ainda aumentará o poder dos grandes doadores de campanha, ao permitir que entidades associativas possam também financiar campanhas. O problema é que as doações dessas entidades só poderão ser feitas com a criação de fundos específicos, formado por doações de seus associados. Isso fará com que empresas possam fazer doações milionárias a suas associações, os trabalhadores pouco ou nada poderão contribuir para financiar aqueles que os representarão. O que cria uma nova assimetria nas condições de disputa.
 
Expressamos aqui nossa oposição à apreciação desta proposta de reforma política, por ser contrária aos direitos democráticos, à transparência, ampliando ainda mais o poder do dinheiro em nosso sistema político. E conclamamos outros partidos e forças políticas, bem como as entidades da sociedade civil, a se unirem em oposição a esta proposição.
 
Em Brasília, 6 de novembro de 2013.
 
Manuela D’Ávila
Líder do PCdoB

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ministra destaca apoio de Fátima Bezerra na luta contra violência a mulher

Em solenidade de adesão do Rio Grande do Norte ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal, que foi realizado na manhã desta quinta-feira (7), na Escola de Governo, em Natal, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, destacou o apoio da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) na luta contra violência a mulher. Participaram também da solenidade movimento sociais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN; e a Marcha das Margaridas.
- O mandato da deputada Fátima é referência em defesa da educação. Fátima tem sido uma grande parceira de todas as horas no Congresso Nacional. Ela também não tem descansado para nos ajudar em projetos que contribuam para a luta pelos direitos das mulheres”, ressaltou a ministra Eleonora durante discurso.

Wilma e Garibaldi estão empatados tecnicamente para o Governo do RN

Pesquisa exclusiva PortalNoAr/Consult com 1.700 questionários, aplicada em todas as regiões do Estado no período de 2 a 5 de novembro, aponta o rigoroso empate entre a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria(PSB) e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho(PMDB), na corrida pelo Governo do Estrado. A disputa é acirrada entre os dois ex-governadores, cada um com dois mandatos na Governadoria.
Embora a vice-prefeita de Natal tenha o dobro na amostra espontânea (7,71% a 3,53%), nas simulações estimuladas o páreo é duríssimo entre os representantes do PSB e do PMDB. Como no quadro abaixo, com os nomes de Wilma, Garibaldi, Robinson Faria, Rosalba e Fernando Mineiro. Veja:
Sem a presença do deputado Fernando Mineiro (PT), o quadro pouco se altera em relação a Wilma e a Garibaldi: rigoroso empate.
Sem o ministro Garibaldi Filho na disputa a ex-governadora do PSB navega com facilidade. Vence em todos os cenários. Veja a simulação abaixo, com o deputado Henrique Eduardo Alves substituindo o nome do PMDB:
Com o empresário Fernando Bezerra como candidato do PMDB, o vice-governador Robinson Faria (PSD) aparece em segundo lugar, com Wilma em ampla vantagem. Veja:
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não retira nem acrescenta nada em qualquer simulação, com ou sem a presença dela na disputa. Na hipótese de apenas três nomes na disputa (Wilma, Garibaldi e Robinson), a ex-governadora continua na liderança, mas dentro da margem de empate técnico. Veja:

As pesquisas mostram Rosalba reprovada por 81%; Carlos Eduardo tem aprovação de 68,10%



A pesquisa exclusiva Portal No Ar/Consult fez uma avaliação das administrações da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves(PDT) e da presidente Dilma Rousseff.
De acordo com a amostra, o trabalho de Rosalba Ciarlini é aprovado por 12,12% dos entrevistados e reprovado por 81,59%. Do total, 6,29% não quiseram opinar. Em Natal, Rosalba atingiu o índice de reprovação de 89,6% e de 6,6% de aceitação.
O prefeito Carlos Eduardo Alves é aprovado por 68,10% dos natalenses, de acordo com a pesquisa Portal No Ar/Consult e tem um índice de desaprovação de 23,04%. Não quiseram dar opinião 8,86% dos entrevistados.
A presidente Dilma Rousseff foi bem avaliada na pesquisa PortalNoAr/Consult: 64,53% dos entrevistados aprovam o seu governo, 25% desaprovam e 10,47% não tem opinião formada.

Wilma de Faria vence todas as simulações na disputa ao Senado

Além de detalhar os atuais cenários na disputa pelo Governo do Estado e a aprovação das gestões estadual, federal e municipal, a pesquisa do Portal No Ar/Consult demonstrou também qual a situação de momento com vistas à disputa para o Senado Federal em 2014. E, na pergunta estimulada, a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, levou a melhor em todos os cenários apresentados no levantamento.
No primeiro deles, disputando a única vaga de senador Federal pelo Rio Grande do Norte contra a Deputada Federal Fátima Bezerra, do PT, foi onde Wilma encontrou mais dificuldade. Mesmo assim, venceu com quase seis pontos percentuais (veja o gráfico ao final da matéria). A ex-gestora apareceu com 39,82% das preferências dos eleitores por ter conseguido 677 citações na pesquisa, contra 33,82% (ou seja, 575 citações) da petista.
No segundo cenário apresentado ao entrevistado pela pesquisa, Wilma conseguiu 50,47% das intenções de voto, contra a marca de 19,12% conseguida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB.
A maior folga na liderança da atual vice-prefeita de Natal na disputa pelo Senado seria se enfrentasse o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também do PMDB. Neste cenário, Wilma conseguiu 53,76% das intenções de voto, contra apenas 13,35% de Bezerra.
A pesquisa do Portal No Ar/Consult, realizada entre os dias 2 e 5 de novembro, também pensou em um cenário sem Wilma. A disputa seria entre Fátima e Fernando Bezerra e, nessa situação, a petista venceria por 47,35% dos votos se a eleição fosse hoje. O ex-ministro conseguiria apenas 19%.