quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Inaugurado o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová em Areia Branca, resultado de um trabalho que uniu centenas de voluntários


JEOVÁ 0kDiscurso inaugural do salão recém construído no bairro Nordeste
No domingo, 27, foi inaugurado o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. A cerimônia contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre membros da congregação, amigos e visitantes. O discurso de inauguração foi proferido pelo orador convidado, Ivan Bulcão, de Mossoró, que abordou o tema “Você pode sentir-se seguro em um mundo atribulado!”.
Na ocasião algumas pessoas que trabalharam como voluntários durante a construção do salão foram entrevistadas e falaram do projeto idealizado e efetivado com a união de todos. Os serviços ficaram a cargo de Marinélio Sena Gonçalves, que foi o encarregado das obras.
Ao término do evento, foram feitos agradecimentos a todos que contribuíram para a concretização do feito, onde diversas congregações, próximas e distantes se dispuseram a vir para Areia Branca, algumas por um dia, outras por um fim de semana e até por quase o mês inteiro, doando seu tempo, conhecimento, suor e recursos para que o prédio estivesse de pé e funcionando na data marcada.
Entre as congregações que estiveram presentes na obra por meio dos seus membros e voluntários, estão, de Mossoró: Leste, Oeste, Sul, Aeroporto, Libras e Abolição. De Natal: Paraíso, Sul e Lagoa do Bom fim e Sul de Parnamirim. Também de Lucena, na Paraíba, vieram voluntários que viajaram mais de 400 quilômetros para contribuir com a obra. Irmãos do Ceará também vieram em grande número.JEOVÁ 3 OK                        Membros da congregação, amigos e visitantes lotaram o novo salão
Durante um período de dois meses, nos fins de semana, o canteiro de obras chegava a ter mais de 150 voluntários, formando um ambiente alegre, de companheirismo. Um movimento de paz e união de um povo com foco num objetivo.
Testemunhas de Jeová locais agradecem, entre outros, a Francisco Manoel de Figueiredo, “Dedé de Bil”, que vendeu uma parte de sua propriedade para construção do prédio, à rua Fortaleza, em frente ao Centro de Educação Infantil Luiz Breno. Bem como Raimundo Azevedo Filho, que gentilmente cedeu o terreno ao lado da construção que serviu de canteiro de obra para o pessoal envolvido nas atividades necessárias às edificações.
Também fazem um agradecimento especial ao secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, pela sua colaboração.JEOVÁ 2 okPessoas que trabalharam como voluntários foram entrevistadas e falaram do projeto idealizado e efetivado com a união de todos

Parceria da prefeitura com empresa salineira abre vagas para contratação imediata de eletricista e auxiliares de almoxarifado e de manutenção


JOC OKJocsã enaltece a política adotada pela prefeita Luana Bruno em favor da geração de emprego e renda
A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Assistência Social, via Assessoria de Emprego, Renda e Qualificação Profissional, está oportunizando novas vagas no mercado de trabalho local.
Desta feita, a parceria está oferecendo para preenchimento imediato na empresa Norte Salineira (Norsal), vaga de emprego nas funções de eletricista, auxiliar de almoxarifado e auxiliar de manutenção.
Para eletricista, o requisito básico é o candidato ter cursos na área de elétrica. Já para a vaga de auxiliar de almoxarifado, os requisitos, são: ter ensino médio completo; conhecimento em Gestão de Almoxarifado (peças de manutenção, reposição e insumos de produção); tratamento técnico de materiais; sistema de gestão de estoque, preferencialmente ERP; informática intermediária (Excel).
Os candidatos à vaga de auxiliar de manutenção (oficina de autos) devem comprovar o ensino fundamental completo, ter conhecimento em peças e ferramentas destinadas à manutenção de automóveis de modo geral.
Para as funções ofertadas a empresa oferece ao candidato que for admitido refeição, cesta básica e salário da categoria.
Mais informações sobre essas oportunidades de emprego poderão ser obtidas pelos interessados na Secretaria de Assistência Social, com o pessoal da Assessoria de Emprego, Renda e Qualificação Profissional.
Para o titular da pasta de Emprego, Renda e Qualificação Profissional, Jocsã Cerqueira, esses benefícios canalizados principalmente para pessoas de baixa renda, são frutos de um trabalho incansável desenvolvido pela atual administração municipal no sentido de dar oportunidade de trabalho a quem precisa.
Ainda de acordo com Jocsã Cerqueira, tanto a prefeita Luana Bruno (PMDB) como a secretária de Assistência Social, Verônica Campos Pedrosa, têm permitido que ele busque parcerias junto a classe empresarial da cidade, visando a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TRE-RN define para o dia 7 de abril a realização de nova eleição em Serra do Mel para prefeito e vice-prefeito; convenções acontecem em fevereiro

SERRA DO MEL ENTRADA DA CIDADEEleitores de Serra do Mel voltarão às urnas daqui a menos de 80 dias 
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou por unanimidade, na sessão realizada ontem, 17, a Resolução Número 1, de 17/01/2013, que fixa data e aprova as instruções para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Serra do Mel.
A eleição será realizada no próximo dia 7 de abril, um domingo, por meio dos sistemas eletrônicos de votação e de totalização de votos, desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 7 de novembro de 2012.
Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições, ou seja, 7 de abril de 2012, e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.
As convenções partidárias para deliberar sobre a formação das coligações e escolha dos candidatos serão realizadas no período de 1º. a 15 de fevereiro de 2013. O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas seguintes à sua escolha na convenção. O prazo para entrega em cartório do requerimento de registro dos candidatos será encerrado às 19h do dia 22 de fevereiro de 2013, devendo o Juízo Eleitoral providenciar a fixação de edital para ciência dos interessados, impreterivelmente, até 24 de fevereiro, passando a correr prazo para impugnações, nos termos do artigo 3º, da Lei Complementar 64/90.
A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 23 de fevereiro e, nas hipóteses previstas na legislação, poderá ser feita até a véspera do pleito, sendo regulada, no que couber, pela Resolução TSE 23.370/2011 e pela Lei 9.504/97, inclusive quanto aos prazos processuais. A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 30 de abril, devendo o Juízo Eleitoral julgar as contas e publicar a respectiva decisão do candidato eleito até 26 de abril.
Fonte: TRE-RN

Detran no Rio Grande do Norte marca para o dia 28 de fevereiro o leilão de mais de 1.300 veículos apreendidos pelo órgão


Detran-WR-9Veículos apreendidos pelo órgão serão leiloados
O leilão da primeira parte dos carros apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) acontecerá no dia 28 de fevereiro. Neste momento serão 1.302 veículos a serem arrematados, o que significa pouco mais da metade do total que se encontra no novo pátio do Órgão.
“O restante não pode ir para leilão no momento em virtude de pendências judiciais ou relativas ao financiamento do veículo. No dia, os bens serão divididos em lotes, agrupados por estado de conservação. Destes lotes, existirão alguns destinados à sucata, que não poderão mais ser usados pois nós vamos retirar o número do chassi”, explicou o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha.
Os interessados em participar do leilão poderão visitar os carros e motos, mas ainda não foi definido em que momento isso acontecerá. Segundo Adryano Barbosa, Presidente da Comissão do Leilão e Coordenador de Educação e Fiscalização do Detran/RN, essa informação será divulgada no site da Instituição, mas provavelmente essa visitação acontecerá nos dez dias antes da data prevista para a haste pública.
Após o leilão em Natal, sequencialmente ocorrerá um em Mossoró. “A perspectiva é que estes leilões acontecem regularmente a partir de agora. É claro que temos que obedecer a uma legislação, pois o Código Brasileiro de Trânsito prevê que apenas após 90 dias é que o bem pode ir à leilão. Após isso temos que notificar o proprietário dando um prazo inicial de 20 dias para a retirada do veículo. Depois, caso ninguém apareça, fazemos um chamamento via Diário Oficial e dois meios de imprensa dando mais 30 dias de prazo. Só aí são quase cinco meses”, colocou Willy Saldanha.
Atualmente, o Detran tem cerca de 2.500 bens apreendidos entre carros e motos no Estado, alguns parados há quase 10 anos. Após serem arrematados, o órgão trabalha com o prazo de 15 dias para entrega aos compradores. (Com informações da Assessoria Detran/RN).

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto Arte e Música à Beira-mar retorna no último sábado do mês de fevereiro


PRAÇA DE EVENTOS DA PRAIA DE UPANEMA VOLTARÁ A SER PALCO DE SHOWS AO VIVO A PARTIR DE FEVEREIROPraça de eventos voltará a ser palco de apresentação de musicais ao vivo
Em fevereiro será realizada a primeira edição do projeto Arte e Música à Beira-Mar em 2013, no novo formato que está sendo definido pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Eventos.
O local das apresentações será o mesmo desde que fora criado na gestão anterior, a Praça Rivadávia Ferreira Medeiros, no largo de eventos da praia de Upanema.
A informação foi repassada pelo gerente de Eventos, Francisco Melo, após participação numa reunião convocada pela prefeita Luana Bruno (PMDB) na terça-feira, 15, com todos os secretários e gerentes para planejar e definir um pacote de ações de impacto para o período. O encontro foi realizado pela manhã, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Com relação ao projeto Arte e Música à Beira-Mar, o gerente Francisco Melo disse que a prefeitura retomará o cronograma de shows musicais ao vivo, com edições mensais. “Os shows continuarão acontecendo uma vez por mês, sempre no último sábado, apresentando um estilo musical diferente e com características turísticas, visando justamente criar um diferencial para as pessoas que frequentam ou visitam a praia de Upanema”, explica.
FRANCISCO MELO GERENTE DETURISMO DE  AREIA BRANCASegundo o gerente de Eventos, o projeto consiste em incrementar aquela praça de eventos, tornando-a mais uma opção de lazer e entretenimento para areia-branquenses e turistas aquecendo as vendas nos quiosques ali existentes, bem como incentivando os artistas e músicos em suas apresentações culturais. “O local também oferece espaço para a realização de exposições de peças artesanais e pinturas em telas”, acrescenta Francisco Melo.
Francisco Melo, gerente de Eventos, diz que projeto retorna em fevereiro 
Sobre o projeto na nova gestão, a prefeita Luana Bruno orienta o gerente de Eventos, Francisco Melo, para que sejam priorizados nas apresentações no final de cada mês, os talentos locais, já que Areia Branca é uma cidade que possui incontáveis artistas e bons músicos.
Ainda de acordo com o gerente de Eventos, a base do projeto são as apresentações voz e violão, com foco na Música Popular Brasileira (MPB). Mas outros estilos musicais serão inseridos no projeto em forma de rodízio, como forró, seresta e noite dance (boate).
A praça de alimentação no largo de eventos da praia de Upanema recebeu o nome do ex-vereador Rivadávia Ferreira de Medeiros, antigo morador da na praia de Upanema, que faleceu em 2009.

Juiza Uefla Fernandes acredita que novo fórum de Areia Branca será inaugurado em Abril


 Juiza Uefla quer inaugurar o fórum ate Abril 2013
A juíza Uefla Fernandes esta otimista  com a inauguração do novo fórum de Areia Branca, a magistrada acredita que  o novo espaço da justiça seja inaugurado no  próximo mês de Abril. As margens da BR 110 o Fórum que poderá  receber o nome do ex-prefeito Alfredo Rebouças vai acomodar  as varas e os respectivos cartórios, além de outros departamentos forenses como sala do advogado, sala do júri, juizado de pequenas causas entre outros. Confiante na inauguração da obra a juíza já está agendando  a primeira  reunião do  ano de 2013 do  tribunal do júri  popular que deverá ter cerca de 15 réus para julgamento.

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas

Começa nesta quinta-feira (17) o prazo para as inscrições para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta etapa serão oferecidas 144.629 bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular, sendo 92.223 bolsas integrais e 45.416 parciais (50% de desconto no valor das mensalidades). Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo site do Prouni.
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.
A consulta das vagas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.
O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
De acordo com o edital do Prouni, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro
Nota mínima no Enem
A principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não poderão participar. 
As bolsas serão divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
No ato da inscrição, os estudantes poderão optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.
Para se inscrever, é preciso utilizar o número de inscrição e senha cadastrada para acesso ao sistema do Enem 2012, além do CPF.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas" sobre o programa.

(Com informações do G1)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ministério Público de Contas renova recomendação para evitar gastos excessivos no Carnaval

20121213-180248Procurador Luciano Ramos alerta gestores sobre gastos excessivos com eventos festivos
Em decorrência da grave seca que penaliza o Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do Ministério Público de Contas, recomenda que não sejam feitos gastos excessivos com o Carnaval, festa tradicional que está se aproximando.
“Numa situação de calamidade como esta, não há muito que comemorar. Os gestores não devem fazer gastos desarrazoados com festas”, relatou o procurador geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, na ordem administrativa da sessão do Pleno do TCE desta quinta-feira, 10, pela manhã.
Citando artigo publicado em jornal local pelo procurador do MPC-TCE, Ricart César, intitulado “Os gastos públicos com festas e a seca”, Luciano Ramos informou que alguns prefeitos procuraram o Ministério Público para tirar dúvidas, já que em muitos municípios o Carnaval integra o calendário de comemorações.
A partir de sugestões dos conselheiros Carlos Thompson, Tarcísio Costa e Poti Júnior, decidiu-se por renovar a Recomendação feita em junho de 2012, consignando a abstenção dos gestores de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de “buffets”, artistas e montagem de estruturas de palco para eventos. (Com informações do TCE-RN).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Deputado federal Paulo Wagner participa de missa em ação de graças celebrada na manhã de hoje na cidade de Florânia

foto (3) OK
Na manhã desta quarta-feira, 9, o deputado federal Paulo Wagner (PV) participou da Missa em Ação de Graças pela conclusão da pavimentação da estrada que liga a cidade de Florânia ao Santuário de Nossa Senhora das Graças.
A missa contou com grande participação popular, além de vários políticos, entre eles os deputados Hermano Morais e Nelter Queiróz, ambos do PMDB potiguar e a Governadora Rosalba.
Exercendo seu primeiro mandato de deputado federal, Paulo Wagner tem sido um parlamentar presente no seu estado, o Rio Grande do Norte, pelo qual tem trabalhado incansavelmente.
Os projetos apresentados e emendas defendidas pelo parlamentar no Orçamento Geral da União (OGU) constituem ações de longo alcance, sempre primando pela qualidade de vida da população e pelo progresso e desenvolvimento dos municípios.

Thasmanya Soares anuncia inicio das atividades na gerência de habitação

 Thasmanya terá muito trabalho pela frente
A Gerencia da Habitação em Areia Branca começa no próximo dia 21 deste mês  o atendimento a população local. A gerente  da  pasta Thasmanya Soares disse que a prefeita Luana Bruno dará continuidade ao programa de habitação que já beneficiou com casa própria um bom numero de famílias carentes da cidade.  Thasmanya era assessora de habitação na gestão passada e dirigiu o CCP Centro de Capacitação Profissional no governo do ex prefeito Bruno.

Gibran Araújo é o novo gerente do meio ambiente de Areia Branca

Gibran já assumiu a gerência do meio ambiente
A Gerência do Meio Ambiente de Areia Branca tem novo gerente, Gibran Araújo graduando engenharia de energia pela Ufersa Mossoró já  assumiu a pasta a convite da prefeita Luana Bruno. Gibran  disse que o cuidado com o meio ambiente continuará sendo prioridade na atual gestão, um dos projetos  que será  revisto é a urbanização  dos entorno da Norsal (Evaporadores) através do programa ambiental entre a empresa e a prefeitura  de Areia Branca. O novo  comandante da pasta do meio ambiente é filho do casal João de Castro e Geoneide Araújo.

Missas de noivos mortos em acidente acontecerão em Natal e Caraúbas

Será quinta-feira, em Natal, e sábado em Caraúbas, as missas de 30 dias de morte do casal Fábio e Vanessa.
Os dois, que eram noivos, morreram em acidente de carro que chocou a região Oeste.
A missa de Diego será celebrada na quinta às 19 horas na igreja do Monte Líbano, em Natal.
A de vanessa, no sábado, às 9 horas, em Caraúbas.
Jovens morreram juntos

Justiça manda o governo nomear aprovados no concurso do Detran

O Diário Oficial desta quarta-feira publica a nomeação dos aprovados no concurso do Detran.
Aprovados e não nomeados desde o governo Wilma de Faria.
A nomeação se dá por determinação judicial.
CLIQUE AQUI para ter acesso à lista de nomeados.

De cima, a Arena das Dunas e o aeroporto de São Gonçalo

A quarta-feira começa com as belas imagens de Canindé Soares.
De cima, as obras da Copa.
Arena das Dunas, em Natal…e aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Clique nas imagens para melhor visualizar (Fotos: Canindé Soares)

Secretaria de Educação inicia período de matrículas e seleção dos novos dirigentes escolares; Semana Pedagógica já tem para acontecer

VICENTE 1 OKVicente Faustino, da Educação, apresenta cronograma das ações da pasta
Ultrapassar a marca dos quatro mil alunos em sala de aula é uma das metas da Secretaria Municipal de Educação a partir do ano letivo de 2013 que deverá iniciar dia 7 de fevereiro em toda a rede municipal de ensino. O município fechou 2012 com cerca de 3.820 alunos matriculados nas 23 escolas localizadas nas zonas urbana e rural.
Os dados fazem parte de um levantamento preliminar elaborado pelo novo secretário municipal de Educação, Vicente Faustino Filho. Ele e sua equipe estão trabalhando para colher todas as informações sobre o mecanismo funcional da secretaria visando o fechamento do calendário escolar para o ano em curso.
Segundo Vicente Faustino, até o dia 31 deste mês está aberto o período de matrículas (renovação, novatos e retardatários) em todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal. Ele aconselha aos pais ou responsáveis que procurem a escola mais próxima da sua casa para matricular seus filhos.
Neste primeiro momento, de acordo com o secretário, está sendo processada a escolha dos novos dirigentes escolares, devendo estar concluída até a próxima segunda-feira, 14. “A seleção é bem criteriosa, visto que a prefeita Luana Bruno quer à frente da direção das escolas profissionais que além de aptidão, preencham os requisitos técnico, pedagógico e com formação na área”, adianta Vicente Faustino.
De acordo com o cronograma traçado pela Secretaria de Educação, no dia 5 de fevereiro será realizada a primeira reunião com os novos diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores para orientações relacionadas à Semana Pedagógica 2013, que está definida para o período de 18 a 22 de fevereiro.
Ainda conforme o calendário divulgado pelo secretário Vicente Faustino, dia 25 de fevereiro iniciam as aulas na rede municipal e de 15 a 26 de julho a comunidade escolar fará jus ao recesso de 15 dias, as chamadas férias do meio do ano. Já o término do ano letivo está previsto para o dia 20 de dezembro deste ano.

Atualização de dados cadastrais exige a reapresentação de todos os servidores efetivos do município até o final deste mês



CASIMIRO NETO, SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃOSecretário Casimiro Neto alerta servidores quanto aos prazos para o recadastro (Foto/Reprodução: Portal Costa Branca)
Para conhecer melhor os servidores públicos que formam o quadro efetivo do município e desenvolver políticas de valorização profissional e de modernização da gestão, a prefeita Luana Bruno (PMDB) determinou a realização de um recadastramento de todos os funcionários efetivos e ativos.
O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Casimiro Batista dos Santos Neto, explica que o recadastramento foi divido por secretarias visando facilitar o acesso do servidor ao departamento de RH da prefeitura, onde está sendo feira a atualização dos dados cadastrais dos convocados deste a última segunda-feira, 7.
De acordo com o cronograma de reapresentação dos servidores efetivos divulgado pelo secretário Casimiro Neto, o recadastramento tem como objetivo a reorganização dos setores públicos municipais. “Essa é a hora de organizar o quadro funcional da prefeitura. Com o recadastro estamos fazer um controle de nosso pessoal. A medida é necessária para que tenhamos uma noção do perfil profissional e onde esses servidores estão atuando”, disse.
Segundo Casimiro Neto, o recadastramento teve início dia 7 e vai até o final de janeiro, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, obedecendo ao seguinte cronograma: de 7 a 11 deste mês, servidores efetivos lotados na Secretaria Municipal de Educação; 14 a 18, pessoal da Secretaria de saúde e Gerência de Obras.
No período de 21 a 25 será a vez dos servidores das secretarias de Assistência Social, Agricultura, Gestão Ambiental e Segurança; de 28 a 31 do mês em curso, serão recadastrados os efetivos das gerências de Turismo, Esportes, Fundação de Cultura, secretarias de Finanças e Planejamento, Administração e Gabinete Civil.
O secretário Casimiro Neto acrescenta que por ser indispensável à modernização da gestão municipal, o recadastramento é obrigatório para todos os servidores efetivos. “Nossa intenção, conforme orientação da prefeita Luana Bruno, é conhecer os servidores, a origem, o local onde prestam serviços, bem como, detectar o nível intelectual e o esforço de cada um em prol do desenvolvimento do município, para que possamos investir em políticas de valorização da categoria”, conclui.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Prefeitos tomam posse, mas fecham prefeituras no Ceará


Os novos prefeitos de Crato e Acopiara, no Ceará, até tomaram posse em 1º de janeiro, mas fecharam as prefeituras em seguida. Segundo eles, os municípios sofrem com uma suposta “operação desmonte” feita pelos ex-gestores Antônio Almeida (PTB) e Samuel Araripe (PSDB).
“Encontramos uma prefeitura sem estrutura nenhuma. Uma prefeitura que não pode ainda atender às demandas da população. Fechamos, sim, para balanço, relata o novo prefeito de Crato, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB).
O prefeito de Acopiara, Vilmar Félix (PSB) instalou uma auditoria para identificar as deficiências e prevê que vai abrir a prefeitura somente em fevereiro. “A prefeitura não tem a mínima condição de funcionar. Levaram tudo. Deixaram apenas a fachada”.

RN se mobiliza para salvar parques eólicos


A Tribuna do Norte destaca a notícia de que a Bioenergy, uma das quatro maiores geradoras de energia eólica no país e uma das primeiras a inaugurar parques eólicos no Rio Grande do Norte, transferiria os parques em instalação no estado para o Maranhão devido a problemas no sistema de transmissão de energia, divulgada no último sábado, levou o governo do estado a agendar uma reunião de última hora com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A companhia, responsável por instalar três das quatro linhas previstas para o estado, não tem conseguido cumprir o cronograma de obras.
Para tentar resolver o problema e evitar a fuga de investidores, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Rogério Marinho, recebe hoje em seu gabinete três técnicos da Chesf ligados as áreas de logística e meio ambiente. O atraso nas obras tem causado prejuízos a quem inaugurou parques eólicos, mas não conseguiu ou gerar ou fornecer energia ininterruptamente por falhas no sistema de transmissão.
A ideia, segundo o secretário, é saber o que está atrasando a instalação das linhas e subestações e tentar agilizar este processo. Diretores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) também participam da reunião. Em entrevista exibida no último domingo pelo Fantástico (Globo), o diretor de Engenharia da Chesf, José Aílton de Lima, creditou os atrasos a problemas de licenciamento – por isso os diretores do Idema foram convidados.
O presidente da Bioenergy, Sérgio Marques, chegou a afirmar que o grupo transferiria não apenas um, mas os quatro parques em instalação no RN, caso os problemas envolvendo o sistema de transmissão no RN não fossem resolvidos. Com a transferência, o RN perderia de uma só vez R$ 440 milhões – cada parque está orçado em R$ 110 milhões.

Veraneio sem sinal de telefone nas praias


Cassiano Arruda, no Novo Jornal, destaca a reclamação de veranistas em relação à péssima qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia nas praias. Com a popularização dos smartphones e dos tablets, a grita fica ainda maior.
Falar do celular exige acima de tudo paciência. As operadoras se igualam pela incapacidade. Consultar e-mails e utilizar equipamentos que exigem sinal de rede, como iPad, então, nem pensar.

Deputada potiguar Sandra Rosado não vota em Henrique para presidente da Câmara


Declarações de votos para a presidência da Câmara Federal, no almoço da casa do vice-governador Robinson Faria, em Pirangi.

A deputada do PT, Fátima Bezerra, disse que seu voto seguia a orientação de seu partido. Vota Henrique Alves,

A deputada do PSB, Sandra Rosado, também. Disse que segue orientação de seu partido. Vota Júlio Delgado. Do PSB de Minas Gerais.

Estado é obrigado a fornecer remédio a hospitais


O Estado volta a ser pressionado pela Justiça, para cumprir uma obrigação que deveria ser elementar: abastecer seus hospitais com remédio.
O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Airton Pinheiro, determinou o bloqueio de valores da conta do Estado para o abastecimento emergencial d e vários hospitais públicos.
O O Ministério Público do RN (MPRN) é autor da ação civil pública.
A tutela antecipada obtida obriga o bloqueio para repasse de recursos aos seguintes hospitais: Hospital Walfredo Gurgel/Clóvis Sarinho (R$ 455.398,10), Santa Catarina ( R$ 90.862,430) Ruy Pereira (R$ 240.135,86), João Machado (R$ 42.539,41) e Deoclécio Marques de Lucena (R$ 77.290,43).
Fonte: Blog do Carlos Santos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

No litoral Sul, oposição se reúne na casa de Robinson Faria

5878O encontro foi na casa de praia do vice-governador Robinson Faria, em Porto Brasil

Deu em Thaisa Galvão... A tarde na casa do vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, na praia de Pirangi, reuniu políticos da oposição ao governo do Estado, do qual o vice é rompido, e chegou até a formar chapa majoritária completa. Robinson governador? Ou seria Wilma, que tem dito que será candidata à deputada federal?
Na vice, a deputada Larissa Rosado, que teve bebê há 3 dias, foi representada pela mãe, deputada federal Sandra Rosado, pelo pai, ex-deputado Laíre Rosado, e pelo irmão-vereador Lairinho Rosado. Para o Senado, sem concorrentes no local, a deputada do PT, Fátima Bezerra.

Inscrições para o Sisu estão abertas a partir de hoje; o sistema irá disponibilizar 129 mil vagas pelo país


O Ministério da Educação abriu na madrugada desta segunda-feira (7) o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2013. São oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. As inscrições devem ser feitas no site www.sisualuno.mec.gov.br.Uma falha no sistema permitiu por alguns instantes que candidatos tivessem a acesso a dados de outras pessoas. Segundo o MEC, o problema foi rapidamente resolvido.
O número de vagas cresceu 16% entre a edição de 2012 e a deste ano. No ano passado, mais de um milhão de candidatos concorreram às 108.552 vagas oferecidas por 95 instituições de ensino superior.

Manobra política envolve TCE e Prefeitura de Mossoró


A posse de Marlos Ciarlini Rosado (DEM) na Subsecretaria de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Mossoró faz parte de nova manobra política de interesse político-familiar do rosalbismo. Isso é óbvio. Mas há uma informação adicional sobre essa engenharia política.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), mãe de Marlos, quer também aboletar a irmã e ex-vice-prefeita mossoroense Ruth Ciarlini (DEM) no TCE, como conselheira.
Há mais de um ano e dois meses que a vaga está aberta no TCE e a governante não a preenche, como é prerrogativa sua.
Marlos era servidor comissionado (não-concursado) do TCE e a presença de uma irmã e filho no mesmo órgão que tem o dever de fiscalizar seu próprio governo, é avaliado como embaraçoso, capaz de causar nova crise na imagem governista.
Rosalba deseja a irmã no TCE e a saída estratégica de Marlos para a gestão da aliada Cláudia Regina (DEM), atende a esse propósito de suavizar imagem do governo. Paralelamente, é um modo de prestigiar a governadora na administração municipal.
Cláudia fica à vontade para “fazer e acontecer”, sem ser acusada de não contemplar o rosalbismo na prefeitura.
Fonte: Blog do Carlos Santos

Pró-reitores são demitidos em meio à sucessão


Dois pró-reitores da Universidade do Estado do RN (UERN) foram exonerados.
São os professores Severino Neto (Planejamento, Orçamento e Finanças) e Joana Lacerda (Recursos Humanos e Assuntos Estudantís).
Os dois estariam em campanha em favor, respectivamente, dos pré-candidatos a reitor Gilton Sampaio (diretor do Campus de Pau dos Ferros) e Ana Maria (Campus de Natal).
O nome da preferência do reitor Milton Marques é do professor Pedro Fernandes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Minha saída do cargo foi motivada pela impossibilidade pessoal de apoio à candidatura indicada pela administração da UERN, após eu declarar para o conjunto da equipe que minha candidata a reitora é a Professora Ana Dantas, atual diretora do Campus de Natal - revelou Joana Lacerda ao Blog Panorama Político.
Disputa pela por cargos de reitor e vice, em pleito marcado para março, começa a esquentar.  Literalmente.
Fonte: Blog do Carlos Santos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Prefeita diz que pretende realizar o Carnaval 2013 e até ampliar a estrutura do evento que gera renda e fortalece o turismo local



LUANA ERIVAN
Luana Bruno lista prioridades no período, incluindo o Carnaval (Foto: Erivan Silva) 
Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal, festa do padroeiro de Ponta do Mel e concurso para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2013 de Areia Branca, são três assuntos em destaque na agenda da prefeita Luana Bruno (PMDB), neste início de gestão. Nos próximos 20 dias, a contar de ontem, 3, a parte administrativa da prefeitura funcionará com expediente interno.
Ontem, a prefeita Luana Bruno explicou que adotou o sistema de expediente interno neste período para que possa sentar com os secretários e gerentes para traçar metas e definir as prioridades mais urgentes. “Sem perder o foco com as ações de rotina e os serviços essenciais que não podem sofrer interrupções”, deixou claro.
Com relação ao Carnaval, que é o assunto do momento nos diversos setores da cidade, a prefeita disse que a intenção é manter a festa e até ampliar a sua estrutura, já que foi na gestão do seu pai, o ex-prefeito Bruno Filho (PMDB), que o evento ganhou projeção e alavancou o turismo local, com o município se tornando um dos melhores destinos carnavalescos do Rio Grande do Norte.
Mas, Luana Bruno pondera que para realizar o Carnaval deste ano, a prefeitura terá que ver a questão legal do evento, devido Areia Branca estar inserido entre os municípios onde foi decretada situação de emergência em razão da prolongada estiagem. “Queremos realizar um grande Carnaval, pois entendemos que além do seu forte apelo popular o evento é importante para o turismo, gera empregos temporários e fortalece a economia do município. Mas estamos vendo o aspecto legal, já que existe uma recomendação do Ministério Público proibindo eventos festivos enquanto durar a vigência do decreto do Governo do Estado que prorroga a emergência nos municípios afetados pela seca”, explica.ARRAST~1Atual gestão quer devolver a Areia Branca oi status de cidade que realiza um dos maiores carnavais do RN
Como primeira providência visando colocar Areia Branca na rota da folia este ano, a prefeita Luana Bruno criou uma comissão que vai trabalhar conjuntamente com representantes de outros municípios que também realizam grandes eventos festivos no período e estão enfrentando a mesma situação.
Para o Controlador Geral do Município, Bruno Filho, pelo que o evento representa para a economia local, a necessidade de realizar o Carnaval é maior que as consequências da seca no município. Ele tem larga experiência administrativa, pois foi duas vezes prefeito e mais recentemente vice-prefeito de Areia Branca, além de ter sido o responsável pela instituição do calendário de eventos da cidade onde o Carnaval e a Festa dos Navegantes, em agosto, se agigantaram e se projetaram além das fronteiras do RN.

Titular da pasta de geração de emprego e renda apresenta balanço das primeiras ações implementadas para impulsionar o setor



JOCS_T~1_thumb[1] OKO Assessor Técnico de Geração de Emprego e Renda e Capacitação Profissional, Jocsã Cerqueira, já caiu em campo tratando de questões relacionadas à pasta que acaba de assumir na gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB).
Ontem, 3, ele esteve se inteirando sobre o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que contempla cerca de 70 alunos de Areia Branca com cursos profissionalizantes, com as aulas sendo aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus de Mossoró.
Segundo Jocsã, cada um desses alunos recebe uma diária no valor de R$ 13,00. Entre os alunos de Areia Branca, a maior parte faz o curso de Auxiliar Administrativo.
Jocsã Cerqueira trabalha a ampliação de programas de geração de emprego e renda
A proposta de Jocsã é buscar mecanismos junto ao Executivo municipal para ampliar o número de vagas para a cidade. Além disso, está vendo a possibilidade das aulas teóricas do pessoal do Pronatec serem ministradas em Areia Branca.
Além deste, Jocsã procurou saber sobre o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja-Fic), na formação inicial e continuada com ensino fundamental, que tem por o objetivo oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular. 
Breve, Jocsã vai à Petrobras conhecer o mecanismo funcional do Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa destinada aos jovens que enfrentam problemas com a Justiça. Os beneficiados têm acesso a curso profissionalizante e recebem uma bolsa mensal, como incentivo.
Por último, Jocsã Cerqueira disse que está organizando a questão do Primeiro Emprego e que nos próximos dias estará cadastrando novas empresas para serem parceiras do município na inserção do jovem no mercado de trabalho, por meio do Programa Aprendiz Legal, que ele vai batalhar para ampliar o número de turmas no município.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Flaviano Monteiro é empossado prefeito de Apodi


O prefeito eleito de Apodi, Flaviano Monteiro foi mais um dos prefeitos empossados nesta terça-feira(01).
A cerimônia de posse teve início com a banda de música tocando pelos 4 cantos do Apodi, em seguida houve uma missa solene em ação de graças à nova gestão. Após a celebração religiosa, os vereadores eleitos, o prefeito e o vice foram até à câmara municipal, onde foram oficialmente empossados.
Por fim, Flaviano e Zé Maria foram até a praça Francisco Pinto ‘abrir’ oficialmente as portas da prefeitura.

Matrículas para novos alunos da rede estadual começam hoje


Começa hoje(2), o período de matrículas para os novos alunos da rede estadual de ensino. Na capital, as matrículas devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. No interior, as matrículas serão presenciais e os pais ou responsáveis devem se dirigir às secretarias das escolas.
Os alunos que irão migrar da rede municipal ou privada e aqueles que estão fora da escola terão até o dia 11 de janeiro para se matricular. A rede estadual tem capacidade para atender 400 mil alunos em 2013. Atualmente, a demanda atendida é de 300 mil.