sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pai constrói cadeira de rodas motorizada para filho com doença degenerativa

wheelchairsma_610x392
O garoto da foto é o Alejandro, de dois anos de idade. Ele sofre de atrofia muscular espinhal, uma doença degenerativa que limita muito sua habilidade de se locomover. Por motivos óbvios, uma cadeira de rodas motorizada poderia tornar tudo isso mais fácil e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, ser capaz de explorar ambientes sem a ajuda de ninguém seria importante em seu desenvolvimento cognitivo.
Sabendo disso, os pais do garoto foram atrás da tal cadeira, mas esbarraram em várias dificuldades:não tinham dinheiro para a compra e o seguro de saúde comunicou que não iria cobrir a despesa. O pai do garoto decidiu, então, resolver o problema usando a criatividade. Primeiro, ele comprou uma versão da cadeira para adultos no eBay, por 800 dólares. Em seguida, ele a customizou em dois pontos – em seu tamanho e no seu modo de controle – para facilitar o uso da cadeira por uma criança.
O assento foi modificado para que a cadeirinha do Alejandro fosse encaixada. O pai ainda “hackeou” a cadeira motorizada para criar um sistema de direção controlado pelos pés do garoto. “Os pés do Alejandro, embora sejam bem fracos, parecem responder mais rapidamente às suas intenções motoras do que os seus dois dedos da mão que funcionam melhor, por isso decidi focar meus esforços nos pés”, explica o pai.
No vídeo, Alejandro usa a cadeira de rodas motorizada feita pelo pai. Olha que bacana:
Se você quiser ver uma descrição detalhada de como o pai modificou a cadeira, clique nesse link.

Fonte: Revista Super Interessante