sábado, 6 de abril de 2013

Cirurgia pioneira traz para RN técnica menos invasiva


cirurgia natal
Neste sábado (6), no Hospital do Coração, foi realizada em Natal procedimento pioneiro no segmento de cirurgias torácicas utilizando-se a técnica minimamente invasiva de videotoracoscopia.  A nova técnica permitiu a uma paciente, que sofre da Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT), uma cirurgia menos invasiva e recuperação mais rápida.
De acordo com o cirurgião torácico Hylas Ferreira, médico responsável por trazer para Natal a nova técnica, a Síndrome do Desfiladeiro Torácico é provocada pela compressão do feixe vascular (artéria e veia) nervoso, que vai para o membro superior devido a alterações posturais e ou anatômicas que alteram o triângulo formado pela primeira costela, clavícula e músculos do pescoço e peitoral.
Esse conforto maior no pós-cirúrgico vai além da questão estética, afirma Hylas Ferreira, médico de Cirurgia Torácica do Hospital do Coração. “A videotoracoscopia proporciona uma melhor resposta do organismo, pois não há necessidade do afastamento das costelas devido aos pequenos orifícios. Com menos dor no pós-operatório, o retorno às atividades do dia-a-dia bem mais rápido”, garante.