segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lula inicia viagens para solidificar base aliada

 
O ex-presidente Lula começa, na próxima quinta, um roteiro de viagens para intensificar a articulação com a base aliada em torno de Dilma Rousseff, lançada por ele na semana passada à reeleição.
A proposta é que Lula percorra ao menos dez Estados até maio. Nesta semana, ele participa, em Fortaleza, do primeiro seminário da série programada pelo PT para celebrar os dez anos do partido no governo federal. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), convidado para o seminário, acompanhará Lula em outros compromissos.
Na sexta, o petista receberá, em Redenção (55 km de Fortaleza) o título de doutor honoris causa da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), instituição federal criada durante seu mandato no Planalto. Lula também abrirá uma reunião do diretório nacional do PT em Fortaleza e se encontrará com dirigentes no Nordeste.
A presença de Cid Gomes é estratégica. "Ele não está totalmente alinhado ao vizinho de Pernambuco", diz o secretário de organização do PT, Paulo Frateschi, referindo-se ao presidente do PSB, Eduardo Campos.
O Estado de Eduardo Campos não aparece na primeira proposta de roteiro dos seminários. Frateschi diz que Pernambuco será incluído após uma negociação de datas.
"Nós queremos eles conosco em 2014. Eles é que vão ter de dizer se não querem estar com a gente", diz Frateschi.
O giro passará por pelo menos três cidades onde o partido foi derrotado pelo PSB na última eleição: Fortaleza, Cuiabá e Belo Horizonte, para onde deve ser transferido o evento marcado para Contagem. Em BH, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) teve como principal cabo eleitoral à reeleição o tucano Aécio Neves.

Fonte: Folha de São Paulo