quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estudante de Upanema de Cima é aprovado em seleção para preenchimento de vaga de aprendiz na agência da Caixa Econômica Federal de Areia Branca


CIEEEilson Ricardo, Israel Felipe, Midian Félix e Jocsã Cerqueira no ato de apresentação do candidato
Em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) concluiu a nova seleção com jovens com idade de 14 a 15 anos e 11 meses para preenchimento de uma vaga de aprendiz na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) local.
Foi selecionado o candidato Israel Felipe Góis Pessoa, da localidade de Upanema de Cima, neste município, depois da sua aprovação na entrevista feita pela instrutora do CIEE, Midian Félix. Ele é filho de Jason França e Aila Adriana e vai assinar um contato de dois anos como aprendiz, com a Caixa.
Para se enquadrar nos critérios exigidos pelo CIEE, os candidatos devem ter entre 14 a 15 anos e 11 meses, estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o equivalente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuir carteira de trabalho, ou providenciá-la urgentemente e que seja carente do ponto de vista socioeconômico para contratação imediata.
O benefício é parte do Programa Aprendiz, uma política pública regulamentada pelo Governo Federal que tem por objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido no município graças à parceria firmada do CIEE com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, via Assessoria de Geração de Emprego, Renda e Qualificação Profissional.
Para a sua efetivação, o programa depende da participação de empresas e instituições como a Caixa Econômica Federal, que disponibilizou uma vaga de aprendiz nos seus quadros, cujo contrato tem duração de dois anos.
Em sua primeira experiência profissional, os jovens são convidados a desempenhar várias atividades e adquirir vivência para lidar com diferentes situações no mercado de trabalho.
O contrato do Aprendiz se dá conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por prazo determinado de 24 meses. O salário do aprendiz é baseado no salário mínimo e na carga horária (teórica e prática). Além disso, recebe vale refeição, vale transporte, assistência médica e seguro de vida.
“Nosso propósito é continuar trabalhando para garantir a inserção de mais jovens no mercado de trabalho”, diz o Assessor de Geração de Emprego e Renda, Jocsã Cerqueira, satisfeito com os resultados alcançados pela sua pasta nesse primeiro mês de gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB).