sábado, 1 de dezembro de 2012

Brasil Carinhoso passa a contemplar 16,4 milhões de brasileiros


Aplausos à ampliação do público alvo do Programa Brasil Carinhoso anunciada nesta 5ª feira (ontem) pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. O programa até então beneficiava famílias em situação de extrema pobreza (e já contempladas pelo Bolsa Família), com crianças de até seis anos. Com a ampliação, a faixa etária que passa a ser beneficiada vai até os 15 anos.

Criado em maio deste ano, o Brasil Carinhoso é, sem dúvidas, vitorioso em termos de política social pública. Basta analisarmos os dados divulgados mês passado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Com apenas seis meses de existência, o Programa já havia reduzido em 40% a pobreza extrema em famílias com crianças entre 0 e 6 anos de idade.

Quando as transferências começaram em junho – R$ 70,00 por pessoa –, 13,3% das crianças entre 0 e 6 anos eram consideradas extremamente pobres. Em outubro, esta porcentagem caiu para 5%. Houve uma redução imediata de 62% de crianças na miséria, dentro desta faixa etária.

Vale destacar que o programa não consiste apenas em transferência de recursos. O Brasil Carinhoso contempla uma série de ações como a ampliação do acesso a creches e à pré-escola e se soma a outros, como o programa de Alfabetização na Idade Certa, Mais Educação, serviços e oferta de medicamentos voltados especificamente a essas crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outras.