sábado, 16 de junho de 2012

PCdoB entre Chalita e Haddad em São Paulo


Entre Chalita e Haddad, PC do B faz escolha de Sofia
Mais tradicional aliado do PT, o PC do B do ex-ministro Orlando Silva está a um passo de provocar o maior revés a ser experimentado até aqui pelo candidato Fernando Haddad, em São Paulo, e o partido do ex-presidente Lula, no plano nacional. Por diversas questões regionais, de Porto Alegre a Fortaleza, os comunistas ficaram hoje mais próximos de um grande acordo político com o PMDB do vice-presidente Michel Temer. A Comissão Executiva Nacional do PC do B passa esta sexta-feira 15 reunida na sede nacional do partido, um modernizado prédio de cinco andares no coração de São Paulo, definindo com quem haverá coligação nas eleições municipais de outubro – e, também, quem estará com o partido quando este tiver a cabeça da chapa.
Na corrida pelo apoio da legenda de esquerda, cuja marca está na militância aguerrida e no forte discurso político de seus quadros mais destacados, o centrista PMDB sai na frente. Pelo apoio ao candidato Gabriel Chalita, em São Paulo, o partido do vice Temer está ofertando ao PC do B nada menos que um apoio incondicional ao postulante da legenda em Fortaleza, senador Inácio Arruda, quadro histórico do partido. Mais ainda, emissários de Temer já se encarregaram de lançar ao governador Cid Gomes, do PSB, a idéia de desistir de uma candidatura própria à Prefeitura – seu partido rompeu, esta semana, formalmente com o PT da prefeita de Fortaleza, Luziane Lins – para assumir a postura de apoiar Arruda que, assim, partiria como favorito. O presidente nacional do PC do B, Renato Rebelo, combinou de deixar a reunião da Executiva ainda no inicio desta noite, para tomar um avião rumo à Fortaleza. Já está marcada para ele, no sábado, uma conversa com Gomes, na qual poderá ser selada a reviravolta que irá tirar o PC do B dos braços de seu velho aliado PT. Em troca, afinal, de cacifar Arruda, Temer atuou pessoalmente para que os comunistas façam uma coligação com o candidato de seu partido em São Paulo, Gabriel Chalita. O PC do B já tem na manga o nome da vereadora Leci Brandão para entrar na chapa de Chalita na condição de vice.
O ex-ministro Orlando Silva, fortalecido, esta semana, por sua absolvição pelo Conselho de Ética da Presidência da República, é um dos principais pivôs da articulação do PC do B. Ele ficou com a missão, no longo encontro da cúpula partidária, de encontrar-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Terá de dizer a ele, com muito jeitinho, que seu partido está muito próximo de rumar para o PMDB de Chalita em lugar de formalizar apoio ao ex-ministro Haddad. "Essa informação de que pode haver uma aliança formal entre o PT e Paulo Maluf, em torno do Haddad, não caiu nada bem entre a nossa militância", disse Silva ao 247. "É um ponto fundamental, que pode alterar todo o nosso planejamento anterior".
Na reunião comunista, a deputada e candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, foi uma das primeiras a sair. Ela preferiu assumir uma postura discreta em relação à política de alianças do PC do B, após ter sido deixada na mão pelo PT em sua própria cidade, que optou por lançar candidato próprio em lugar de, como acenara o governador Tarso Genro, prestar apoio à sua candidatura. As tensas relações entre os dois partidos na capital do Rio Grande do Sul, onde o PC do B, com ela, tem chances reais de vitória em outubro, são outra questão de relevância para justificar o afastamento da legenda da foice e o martelo em relação a bandeira da estrela de cinco pontas.
Pelo apoio dos comunistas em São Paulo, Haddad e Chalita adotaram estratégias diferentes. Colega de Ministério de Orlando Silva, candidato a vereador na paulicéia, Haddad tem um relacionamento quase formal com o partido. O postulante do PMDB, porém, demonstra, diariamente, sua vontade de formar com os comunistas. "Rapaz, ele me liga todos os dias, está sendo extremamente atencioso", disse Silva sobre o assédio de Chalita. Na hipótese de vingar a aproximação nacional entre PC do B e PMDB, o ex-candidato a senador Netinho de Paula irá abrir mão à sua candidatura a prefeito, e concorrer a um mandato de vereador na posição de puxador de votos dos comunistas. Com ele, os quadros do PC do B já sonham com uma bancada de até quatro vereadores na maior cidade do País.