terça-feira, 1 de maio de 2012

Programa MOVA Brasil abriu oficialmente os trabalhos do ano de 2012 em Areia Branca e Região


Autoridades da mesa falaram da conquista da cidadania através da alfabetização (foto: Ronaldo Josíno)
A Coordenação do Projeto MOVA Brasil no Rio Grande do Norte, promoveu na noite de ontem (29), no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca abertura oficial dos trabalhos referente ao ano de 2012 nas cidades de Areia Branca, Grossos e Tibau. Ambas cidades compõem o núcleo Pérola Negra.
Os trabalhos de abertura do Projeto MOVA Brasil foram conduzidos pela professora Josileide Silveira, coordenadora estadual do programa. O Vereador da cidade de Grossos, Carlos Lacerda (PC do B), Nildo Cabral do Sindipetro, Daniele Fátima, representando os parceiros em Grossos, Jocsã Cerqueira representando os parceiros em Areia Branca e o aluno Francinildo estiveram na mesa de autoridades.
Durante fala, Josileide Silveira destacou a importância que tem o MOVA Brasil, destacando diversas histórias de sucesso e de transformação social nas comunidades em que a Petrobras, FUP e Instituto Paulo Freire atende através da iniciativa.
O Secretário de Educação de Areia Branca, Raimundo Lacerda comentou da história do programa em Areia Branca e que este desempenha papel importante, sendo um dos responsáveis pela busca incessante pela erradicação do analfabetismo no município. Lacerda falou que o índice de analfabetismo em Areia Branca era 25% em 2005 e que este índice já caiu para 16%, destacando as iniciativas que visam a promoção da cidadania através da educação como os “Programa Alfabetizar pra Valer – Brasil Alfabetizado”, “Bom na Escola, Melhor no Trabalho” e “Proeja-FIC”.
O MOVA-BRASIL tem como objetivos contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania, construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos, além de formar coordenadores, assistentes pedagógicos, coordenadores locais e alfabetizadores. O Projeto, de 2004 até 2011, já atendeu cerca de 172.000 pessoas em todo o país.
Esse programa que é voltado à alfabetização de jovens e adultos com formação para a cidadania é realizado em parceria com a PETROBRAS, a Federação Única dos Petroleiros – FUP e o Instituto Paulo Freire – IPF.
O evento foi conduzido em clima descontraído e ao término, contou com coquetel de boas-vindas ofertado pelos monitores aos novos alunos do programa ao som da Música Popular Brasileira e da poesia do Cantor e compositor grossense, Geová Costa.
Alunos e monitores do MOVA Brasil lotaram auditório da Câmara Municipal de Areia Branca (foto: Ronaldo Josino)