terça-feira, 29 de maio de 2012

Documentário conta história de blogueiro executado na Serra do Mel


Edinaldo Filgueira era presidente do PT de Serra do Mel
Um documentário que pede justiça. Promete ser assim o trabalho “De ferro e flor”, registro audiovisual dirigido pela jornalista Adriana Amorim e pelo ativista digital Tiago Aguiar. O documentário conta a história de Edinaldo Filgueira, blogueiro e presidente do Partidos dos Trabalhadores (PT) em Serra do Mel, assassinado em maio de 2011. O prefeito do município, Josivan Bibiano, foi indiciado pela Polícia Civil como mandante do crime.
O documentário foi lançado no sábado passado, em Salvador/BA, durante a terceira edição do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com discussões sobre Direitos Humanos, liberdade de expressão e blogosfera.
Edinaldo Filgueira era dono do pequeno jornal O Serrano, e atualizava um blog, denunciando irregularidades e problemas ocorridos no município. Sua atuação jornalística teria sido, segundo as investigações da Polícia Civil, a principal motivação para o crime. Além do prefeito da cidade, mais oito pessoas foram indiciadas pelo crime. Nenhum foi julgado ainda.
O título do documentário é baseado no poema escrito por Ferreira Gullar para homenagear o líder camponês Gregório Bezerra. Confira:
“Mas existe na terra
Muito homem de valor
Que é bravo sem matar gente
Mas não teme o matador.
Que gosta de sua gente
E que luta a seu favor
Como Gregório Bezerra
Feito de ferro e de flor”

(Com informações do site Voz de Areia Branca)