segunda-feira, 9 de abril de 2012

A grande imprensa tem ignorado o caso dos precatórios do TJ


O caso dos precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, resultado da Operação Judas, tem tido boa cobertura na imprensa local. Os jornais impressos, TVs, rádios, portais de notícias na internet e blogues têm noticiado e discutido os principais lances deste caso rumoroso.

Mas não vi qualquer destaque na chamada grande imprensa do país. Não li reportagem em Veja. Não vi o assunto em destaque em Época. Não li na ISTOÉ. Não vi reportagem no Jornal Nacional da TV Globo, tampouco no telejornal da TV Record, também não vi no SBT.

Não li em O Globo, na Folha de São Paulo, no Estadão. Pergunto: por que o caso dos precatórios não merece a atenção dos veículos de comunicação em rede nacional?

O caso dos precatórios do TJ-RN possui todos os elementos de escândalo nacional: operação policial, denúncia do Ministério Público, cinco presos [dois deles que formam o casal passa mais de dois meses na cadeia], uma instituição importante [Tribunal de Justiça], desembargadores sob suspeita e valores que somam R$ 70 milhões em precatórios que podem ter sido fraudados, segundo estimativas no curso da investigação.

Carla Ubarana e o marido George Leal, principais acusados na operação, são réus confessos. Houve delação premiada.

Por que este escândalo em terras potiguares não ganhou as páginas da dita grande imprensa e também não ganhou alguns minutos das redes de TV?

Por muito menos caíram ministros e surgiram mensalões. A Veja tem uma seção em seu site intitulada Rede de Escândalos. A revista faz uma retrospectiva dos principais casos que surgiram nos últimos meses.

O programa Fantástico, da Globo, exibia ontem reportagem sobre os nove estados que pagam 15 salários a deputados.

As demais publicações só falam no Demóstenes do DEM. E nada sobre os precatórios do TJ-RN.

O caso dos precatórios não é assunto apenas do Judiciário local. É assunto hoje do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, da Procuradoria Geral da República, futuramente será tratado no STJ - Superior Tribunal de Justiça e no STF - Supremo Tribunal Federal.

Segundo relatos do meio jurídico, os desvios de precatórios são comuns a outros tribunais de justiça do país. Não é 'privilégio' nosso. E este já seria um bom motivo para que o caso do Rio Grande do Norte ganhasse repercussão e desnudasse outros esquemas.

O caso está sendo abafado para não ganhar repercussão nacional? Essa pergunta está martelando na cabeça de muita gente.

As afiliadas locais das grandes TVs estão devendo uma boa reportagem em rede nacional. O assunto rende.

Fonte: Nominuto