sábado, 18 de fevereiro de 2012

Alunos de ensino médio devem dormir 7 horas por dia

Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, descobriram que os jovens de 16 a 18 anos devem dormir 7 horas por dia se desejarem ter uma boa performance acadêmica. O resultado saiu em um estudo publicado na revista Eastern Economic Journal, que analisou o sono e seu impacto na saúde e educação.
Embora o governo americano indique que os alunos do ensino médio devam dormir 9 horas, os cientistas dizem que é tempo demais de sono. A estimativa do governo teria se baseado em um estudo que pediu para os alunos dormirem até se sentirem satisfeitos – o que não seria uma medida confiável.
No estudo, os pesquisadores compararam o tempo de sono com a performance e produtividade de crianças e jovens. Eles analisaram dados de 1.724 alunos de 10 a 18 anos e encontraram uma forte relação entre a quantidade de sono e seu desempenho em testes.
Segundo o resultado, uma criança de 10 anos deveria dormir entre 9 e 9 horas e meia. Uma criança de 12 deveria dormir de 8 a 8 horas e meia, e um adolescente de 16 anos deveria dormir 7. A cada 80 minutos mais perto do tempo ideal de sono, o desempenho do jovem melhora como se ele tivesse feito um ano a mais de escola.
Fonte: Blog do Robson Pires