segunda-feira, 20 de junho de 2011

Programa Conexões de Saberes promove inclusão digital

Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Caraúbas estão tendo a oportunidade de aprender informática. A ação acontece dentro do Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Caraúbas.
O curso de inclusão digital acontece duas vezes por semana, sendo nas quartas-feiras, voltado para professores da rede pública e, nos sábados, para crianças e adolescentes contemplando mais de 80 alunos. As aulas de informática são ministradas por cinco universitários conexistas da UFERSA Caraúbas.
O trabalho realizado pelos conexistas é coordenado pelo professor, Luiz Carlos, da disciplina Informática Aplicada. Nos sábados são oito turmas funcionando na Escola Estadual Antônio Carlos. “A nossa proposta é beneficiar a comunidade oferecendo essa ação de extensão universitária”, frisa o professor Luiz Carlos, acrescentando que a maioria dos estudantes não tinha a oportunidade de operar o computador. No laboratório de informática estão disponíveis para o curso 37 computadores.
Nas aulas, que tem em média 1:30h de duração, os estudantes aprendem os sistemas operacionais do computador, BR-Ofiice, ferramentas da internet, entre outros conceitos básicos de informática. “Está sendo uma experiência positiva uma vez que me dá a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos na Universidade para outras pessoas”, afirma a conexista Anne Karoline Targino Muniz, estudante do 2º período do curso de Ciência e Tecnologia. Moradora de Caraúbas Anne diz ainda que mais gratificante é poder ver em sala de aula ex-professores dela na época do ensino médio e fundamental.
“Essa experiência tem possibilitado levar o conhecimento de informática para jovens de classes menos favorecida economicamente que não tinham oportunidade de aprender a usar o computador”, afirma o conexista, Rodrigo Nogueira, também do curso de Ciência e Tecnologia.
Os estudantes acreditam que o curso é de grande importância na formação educacional. “Estou aprendendo a usar o computador de forma correta o que vai facilitar o meu futuro profissional”, acredita o estudante Alcivan Fernandes, de 15 anos.