terça-feira, 17 de maio de 2011

Audiência pública abordará temática sobre combate ao abuso e exploração de menores

PROMOTOR DE JUSTIÇA FRANCISCO ALEXANDRE, DE AREIA BRANCAUma audiência pública nesta terça-feira, 17, sequencia a programação da Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Areia Branca. O evento acontece no Ivipanim Clube, às 19h30, tendo como palestrante o promotor de Justiça da Comarca local, Francisco Alexandre Amorim Marciano.
Foco principal do evento de hoje, no Ivipanim, será abordado pelo promotor de Justiça, Francisco Alexandre
Amanhã, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, às 16h haverá uma caminhada, saindo do Centro Juvenil Dom Bosco, encerrando em frente a Secretaria Municipal de Assistência Social, com apresentações culturais, show musical, brinquedos infantis e sorteio de brindes.
A semana foi aberta dia 12 passado e durante o período os atos de mobilização social foram marcados por blitz educacionais e audiência pública que buscam a conscientização da população e ainda atividades recreativas.
A semana é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Visa ainda, estimular e encorajar as pessoas a denunciar e revelar situações de violência envolvendo menores.
A partir do slogan “Combater a impunidade é garantir a proteção”, a ideia é aproximar a população do enfrentamento da violência sexual e com isso conseguir uma intensa mobilização da sociedade.
A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, há 27 anos, portanto, em que Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada.
Araceli foi espancada, torturada, estuprada e morta. Depois, ela ainda teve parte do corpo, principalmente o belo rosto, coberto por ácido. O crime chocou o país inteiro. E maior impacto causou ao se descobrir que os criminosos eram jovens da alta elite brasileira, todos drogados.