sábado, 16 de abril de 2011

Deputado Walter Alves destaca importância da energia eólica para o desenvolvimento do RN

A energia eólica foi tema do pronunciamento do deputado Walter Alves (PMDB) na sessão desta quarta-feira(130 da Assembléia Legislativa. Segundo o parlamentar, no Rio Grande do Norte a energia eólica está se consolidando como um vetor de desenvolvimento e ao mesmo tempo como uma grande saída para a matriz energética brasileira.

Walter lembrou que já está consolidada no Estado uma indústria exportadora de gás e petróleo com geração de milhares de empregos. No entanto, segundo ele, a energia consumida, sem opção secundária, é da CHESF, em uma complexa rede hidrelétrica e térmica.

“Dentro de pouco tempo poderemos ter agregada a essa rede energética, que hoje nos fornece eletricidade, o consumo e exportação de energia limpa, renovável e ecologicamente correta advinda dos nossos ventos”, disse o deputado do PMDB.

E acrescentou: “Para que tenhamos uma idéia, apenas uma turbina de 600 kilowatts evita, em média, a emissão de 1.200 toneladas de CO2. Com a energia eólica estamos contribuindo também para o meio ambiente e nos ajustando ao protocolo de kioto”.

De acordo com Walter Alves, vários municípios são e serão beneficiados pela instalação dos aergoeradores em suas terras, como Rio do Fogo, Lagoa Nova, Parazinho, João Câmara, Bodó, Areia Branca, Pedra Grande, Guamaré e Galinhos.

“Entre 2011 e 2013 teremos capacidade para gerar mais de 3.200 empregos derivados diretamente da produção de energia eólica”, enfatizou o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta(PMN), fez questão de ir ao plenário para apartear Walter Alves. “Esse tema é extremamente importante para o desenvolvimento do Rio Grande”, afirmou Motta.

Walter Alves anunciou que energia eólica será tema de uma audiência pública que a Assembléia irá realizar no dia 6 de maio, convocada pelo seu mandato.