sábado, 9 de abril de 2011

Celso Amorim se reúne com 500 lideranças da UNE em São Paulo Hoje

Ex-ministro das Relações Exteriores participa de encontro da União Nacional dos Estudantes às 14h na UNIP-Paraíso


O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, é um dos principais nomes que compõem as séries de debates do 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE). O CONEG ocorre entre os dias 8 e 10 de abril, em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), no campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1211). Amorim estará presente na Conferência Especial sobre Política Internacional, organizada pelos estudantes no sábado (9), a partir das 14h.
Conseguindo ultrapassar o Barão de Rio Branco como o homem que por mais tempo exerceu a função de chanceler brasileiro, Amorim participará de uma mesa de debates onde será questionado pelos estudantes a respeito dos recentes conflitos internacionais, como o momento vivido pela Líbia e Irã, e a situação da atual política externa do Brasil. Está também na pauta de discussão a análise da aprovação do voto favorável do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU, proposta pelos EUA para designar um investigador independente de direitos humanos para o Irã, o primeiro em uma década.
Nascido em Santos (SP) e formado pelo Instituto Rio Branco, Amorim é considerado um dos principais responsáveis por construir a nova política externa do país. Alvo de críticas e de elogios em iguais proporções, ele se manteve na pasta desde o primeiro dia do presidente Lula no governo, até o começo deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff assumiu o mandato. Somente o general Jorge Armando Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, repetiu o feito de Amorim, ocupando o cargo de ministro desde o começo do governo.

O que é o 59º CONEG da UNE
O Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE) é um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil, que reúne estudantes de todo o Brasil representantes de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), além de Executivas e Federações de Curso. O objetivo do encontro é reunir as mais importantes lideranças do movimento estudantil para atualizar e formatar uma plataforma de reivindicações a ser apresentada à toda sociedade.

Com o tema "Educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil", a entidade, este ano, sairá em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação, como já vem protestando nas ruas e universidades de todo Brasil com a Jornada de Lutas 2011, série de protestos que realizou diversas passeatas e manifestacões no mês de março
As atividades estarão concentradas em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, na Rua Vergueiro, 1211, início da zona sul. Qualquer estudante pode participar do evento se inscrevendo como observador. As entidades representativas citadas acima terão direito de indicar seu delegado (a) e seu (sua) suplente para participarem das votações da plenária final, no domingo (10). Essa plenária, além de apresentar e definir as propostas finais do CONEG, irá convocar todos os presentes para participarem do 52º Congresso da UNE, que elege a nova diretoria e presidência da entidade.