sábado, 15 de janeiro de 2011

Pagamento da dívida do Programa do Leite continua sem solução

Produtores e usineiros do Programa do Leite ainda não têm uma definição sobre o pagamento da dívida de quase R$ 11 milhões do Governo do Estado à categoria. Mesmo assim, a reunião com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Betinho Rosado, nesta quinta-feira (13), foi considerada bastante produtiva, após a certeza de que os próximos pagamentos serão todos cumpridos na data estabelecida pelo contrato.

“Eles [Governo] se comprometeram a pagar a segunda quinzena de dezembro imediatamente. Já a primeira quinzena de janeiro será paga no próximo dia 25. O secretário também informou que todas as quinzenas serão pagas com pontualidade. Uma ótima notícia pra gente”, disse o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RN (Sindleite), Luis Ferreira.

De acordo com o contrato, a primeira quinzena deve ser paga sempre no dia 25, e a segunda no dia 10 do mês sequente. Já a quitação da dívida deixada pela gestão anterior continua sem uma definição pelo Governo.

“Sobre a dívida ficamos para nos reunir novamente entre os dias 25 e 30 deste mês, quando o Governo já teria uma fotografia da atual situação financeira. Após essa data trataríamos a negociação de como será feito o pagamento. Mas acredito que será um acordo bom para ambas as partes”, explicou Luis.

Sobre a possibilidade de pagamento dos quase R$ 11 milhões em 12 vezes, a situação foi descartada tanto pelos produtores como também pelo Estado.

“O secretário foi sensível e entendeu que não tem como esperarmos tanto tempo pra este pagamento. Ele mesmo disse que a proposta já tinha sido jogada no lixo”.

Luis Ferreira declarou que a categoria saiu satisfeita da reunião e também com a certeza de que o atual Governo deve continuar fazendo o pagamento do Programa do Leite direto ao produtor. “Saímos confiantes da reunião”.