sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Novo documento de identidade no Brasil

O Registro de Identidade Civil (RIC), novo documento de identificação dos brasileiros, foi lançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Ministério da Justiça. 

Com o documento, que vai substituir gradativamente o atual Registro Geral (RG), os cidadãos passam a ser identificados nacionalmente por um único número. 

E Brasília será uma das primeiras cidades a participar do projeto piloto — nos próximos dias 25 mil moradores da capital vão receber seus novos documentos.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, considera a nova identidade como um dos mais modernos documentos de identificação do mundo. 

“O RG completou 27 anos sem muitas mudanças. O novo RIC é mais moderno, traz tecnologia de ponta, é mais seguro e mais prático. No futuro, esse documento também integrará o CPF, o título de eleitor e muitos outros documentos”, diz.

O cartão conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip onde estarão armazenadas as impressões digitais do cidadão e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF. 

Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único, relacionado ao banco de impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, e integrado com as bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.

O diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, explica que o RIC não invalida os outros documentos, como CPF e RG, mas unifica todos esses registros com mais segurança. 

“As informações contidas no chip podem produzir uma certificação digital de confiança que possibilitará inclusive a execução de operações bancárias”, diz. 

Segundo Araújo, o novo documento já tem a tecnologia necessária para esse tipo de serviço. “Agora, os bancos precisam se adaptar e aderir a essa alternativa, desenvolvendo sistemas específicos e adequando seus postos de atendimentos. No futuro, será possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos de bancos integrados”, esclarece.

Custos

De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, o novo documento de identificação é à prova de fraudes e evita que uma mesma pessoa seja identificada por registros de diferentes unidades da Federação ou que o cidadão seja confundido com uma pessoa de mesmo nome. 

“Essas vantagens poderão contribuir para mitigar os graves prejuízos para o Estado e para os cofres públicos, já que evita crimes”, disse.

Além de Brasília, Rio de Janeiro (RJ) , Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) participaram da primeira fase de implantação do projeto, onde dois milhões de brasileiros foram selecionados para receber o novo documento. 

Metade foi escolhida por meio da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o restante foi sorteado aleatoriamente. Esses cidadãos receberão uma carta com a autorização para retirar seus documentos, que já estarão prontos nos postos de atendimento.

Os cartões RIC emitidos em 2011 serão custeados pelo Ministério da Justiça, ou seja, o cidadão não pagará nada por ele. 

O investimento deste primeiro ano de implantação do novo documento será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o Comitê Gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamento internacional. 

A estimativa é de que o RIC deva ser implantado em todo o país em nove anos, por etapas graduais.

Tira-dúvidas

1. Qual a novidade do RIC?

Além de ser um documento mais seguro, cada cidadão passa a ter um número único de identificação nacional, que será baseado em suas impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil e estará integrado às bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do DF.

2. O RG continua válido?

Sim. O RG e o RIC serão documentos válidos para identificação civil. A substituição do RG será gradual, e o RG continuará válido pelo menos até que todos os cidadãos sejam cadastrados com o RIC.

3. Vou ter que pagar pela emissão do RIC?

O Ministério da Justiça vai arcar com os custos de emissão dos cartões em 2011. Segundo o Ministério, o Comitê Gestor do RIC ainda vai definir a origem dos recursos para emissão dos documentos nos próximos anos.

4. Quais os documentos necessários para pedir o RIC?

Deve ser apresentada a certidão de nascimento, ou de casamento, ou o Registro Geral (RG) atual. Caso o cidadão tenha RG em estados diferentes, vai valer o mais recente deles. E se o solicitante tiver outros documentos constantes no RIC, como CPF, pode apresentá-los.

5. Tenho que ter CPF para fazer o RIC?

Não. Todos os brasileiros poderão ter o novo documento, independentemente de cadastro na Receita Federal. O campo destinado ao número do CPF ficará em branco e poderá ser atualizado no futuro mediante apresentação do documento, e então um novo cartão será emitido.

6. Posso ter o documento se estiver com o nome no Serasa?

Sim. Todos podem fazer o documento, independentemente da situação cadastral no Serasa.

7. O RIC é válido como documento para viagens internacionais?

O uso do cartão RIC como documento de viagem depende de acordos bilaterais entre o Brasil e outros países. Uruguai, Argentina e todos os outros países do Mercosul já têm acordos desse tipo com o Brasil e aceitam documentos nacionais com foto.

8. A partir de quando o RIC começa a valer?

Desde o momento da expedição até 20 anos após a emissão. A validade do documento estará impressa no cartão, que deverá ser renovado depois disso.

Fonte: Ministério da Justiça e Instituto Nacional de Identificação

Nova identidade livre de clonagem e falsificação

Deu no Correio Braziliense

O novo modelo do documento de identidade no Brasil está livre de clonagem e de falsificação

Se chover amanhã, Dilma desfilará em carro fechado

A Esplanada dos Ministérios, por onde a presidente eleita, Dilma Rousseff, desfilará amanhã (1º), já está preparada para a festa. Se a chuva persistir, o trajeto em carro aberto – um Rolls-Royce – será substituído por um automóvel coberto. Dilma e o vice-presidente eleito, Michel Temer, sairão, em carros separados, por volta das 14h15, da Catedral rumo ao Congresso Nacional, depois ao Palácio do Planalto e em seguida ao Itamaraty. 

A expectativa é que cerca de 1.700 pessoas compareçam ao Congresso, número que deve ser semelhante no Planalto. Cerca de 2.500 devem ir ao coquetel que será oferecido no Itamaraty. No Congresso, Dilma fará o compromisso constitucional, quando dará a palavra que vai honrar e desempenhar da melhor forma possível o cargo de presidente da República. Ela pretende fazer um discurso de 40 minutos. 

Em seguida, Dilma e Temer vão para o Planalto. Na rampa do palácio, Dilma será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por volta das 16h30. No parlatório, que fica do lado de fora do prédio, ela vai receber a faixa presidencial de Lula. No local, ela faz um discurso à nação, no qual deve relacionar suas prioridades e compromissos para os quatro anos de gestão. 

O parlatório fica de frente para a Praça dos Três Poderes, onde deverá estar a maior concentração de pessoas de toda a Esplanada dos Ministérios. Ainda no Planalto, Dilma dará posse ao novo ministério e posa para a foto oficial com a toda a equipe. Convidados estrangeiros e brasileiros poderão acompanhar, mas não terão tempo para cumprimentá-la. 

Os apertos de mão e eventuais abraços e beijos ficarão para o coquetel no Itamaraty – na chamada Sala Duas Épocas, que fica no 3º andar. Porém, cada autoridade terá, no máximo, 30 segundos para conversar com a presidente. 

No Itamaraty, o coquetel para cerca de 50 autoridades estrangeiras e mais de 2.000 brasileiras serão servidos vinho nacional – da Casa Valduga -, refrigerantes, sucos e pratos leves. A previsão é que as comemorações acabem por volta das 21h.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Faltou elegância do novo governo na hora de se instalar na residência oficial

O governador Iberê Ferreira de Souza estava almoçando hoje, na intimidade de sua casa, quando chegaram representantes do governo Rosalba Ciarlini, entre eles, a futura governanta identificada por Patrícia.
Apesar de Iberê ainda ser o governador e da resid~encia oficial ainda estar em seu poder, a equipe entrou, com autorização elegante do governador, e fez uma reunião com os funcionários...
Ao saberem que o governador vai deixar a residência amanhã, os representantes do futuro governo avisaram que vão ocupar a casa amanhã...dia 30...dois dias antes do imóvel ser, de fato, de responsabilidade do novo governo.
A governadora Rosalba Ciarlini e o marido, Carlos Augusto Rosado, certamente não souberam da...invasão.
Certamente não teriam apoiado a falta de elegância.
A intimidade de toda e qualquer pessoa, seja ela pública, ou não, deve ser respeitada.
Rosalba não permitiria a entrada de seu sucessor em sua residência, antes da hora oficial.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Macedo prepara projeto politico para disputar prefeitura em 2012

Mâcedo recebe o apoio do ex-vereador João Leonez
O ex-vereador Mâcedo(PR), que disputou a Prefeitura de Areia Branca em 2008, sem sucesso, pretende novamente concorrer à sucessão do prefeito, “Souza” (PP), em 2012. O maior obstáculo para Mâcedo colocar esse projeto político em pratica são as divergências internas no seu próprio grupo, mesmo com a vitória obtida nas ultimas eleições para o governo do estado a oposição não fala a mesma língua. Pensando no seu futuro politico e no futuro da cidade, Mâcedo está articulando a realização de um Forúm de Desenvolvimento Sustentável para Areia Branca. Pelo menos uma vez por mês o forum vai reunir autoridades e discutir questões voltadas para o desenvolvimento da cidade.

Larissa Rosado: 2012 pode ser o ano da deputada mossoroense

Teria chegado, finalmente, a hora da deputada Larissa Rosado (PSB) ser a prefeita de Mossoró?
Candidata natural à sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM), a vice Ruth Ciarlini (DEM) não poderá disputar o cargo.
Ruth é irmã da governadora Rosalba Ciarlini, que por ter circunscrição estadual - como governadora - gera incompatibilidade com a atual vice de Fafá.
Segundo candidato natural, o deputado federal Betinho Rosado (DEM), primo legítimo de Fafá...também fica de fora por causa do grau de parentesco.
Deputado estadual mossoroense, Leonardo Nogueira é marido de Fafá. Fora também.
Braço direito de Fafá, e até cotado para disputar um cargo de deputado federal na campanha passada, o chefe da Casa Civil Gustavo Rosado (PV)...também está fora-fora. É irmão da prefeita.
Aí restam...secretários do Município, vereadores...a ex-vice Cláudia regina seria o nome do governismo?
Diante disso, Larissa aparece como o nome mais robusto.
Candidata derrotada à prefeita de Mossoró por duas vezes, 2012 pode ser o ano da deputada.

Governo lança novo documento de identidade civil dos brasileiros

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR

Será lançado nesta quinta-feira (30), em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros. Trata-se de um dos mais modernos documentos de identificação do mundo, que deve substituir o atual RG.

O lançamento acontece no Salão Negro do Palácio da Justiça, às 12h, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci, entre outras autoridades.

O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor, CPF etc.

Serviço:
Lançamento do novo Registro de Identidade Civil
Local: Salão Negro do Ministério da Justiça
Dia / Horário: 30/12/2010, às 12h.

Acabaram de matar o ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues

Executaram agora, o ex-vereador e ex-vice-prefeito do Alto do Rodrigues, Carlos Antônio, conhecido como Carlinhos do Alto. Ele se deslocava em seu veículo, tipo Gol, para o Alto do Rodrigues, quando passava pela ponte na chamada estrada do óleo que só passa um veículo de cada vez, outro veículo veio de encontro. A princípio, duas pessoas desceram e o executaram com mais de dez tiros. Carlinhos do Alto ia para a cidade de Alto do Rodrigues com uma filha. Segundo informações, esta não foi atingida.

Fonte: www.aclecivansoares.com

Voto em lista

Deu na coluna Painel, da Folha de São Paulo

Aliados de Henrique Eduardo Alves (RN) garantem que, dos 79 deputados que assumem em fevereiro, 60 já assinaram documento pela sua recondução à liderança do PMDB no próximo ano.


A relação de nomes será entregue à Mesa Diretora da Casa de forma apenas protocolar, o que evitaria disputa interna.


Observação:


A recondução do deputado Henrique Eduardo Alves à liderança do PMDB na Câmara Federal é ponto pacífico. Há resistências localizadas, sob o comando do deputado Newton Cardoso, de Minas Gerais, que também pretendia o cargo.


Contudo, a chance dele é abaixo de zero.


Há ainda um grupo menor insatisfeito com a falta de decisão a respeito dos cargos no segundo escalão do govenro federal.


É o baixo clero querendo ser ouvido e manter os espaços anteriormente conquistados.


Ao final a recondução do líder do PMDB, pela quinta vez,  terá em torno dos 90% dos votos da bancada.

Caixa Econômica lançará hoje sua primeira agência-barco, no Estado do Amazonas

CAIXA BARCO A embarcação é autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos
A Caixa Econômica Federal irá lançar nesta quarta-feira, 29, às 15h, a sua primeira agência-barco no porto de Manaus (AM). Segundo a instituição, o objetivo é fornecer atendimento às populações ribeirinhas, que vivem nos municípios da bacia Amazônica.
Na agência, que terá mais de 1.200 metros quadrados, será possível abrir conta e solicitar linhas de microcrédito produtivo orientado e crédito por consignação. Além disso, haverá atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais).
A unidade levará o nome do seringueiro e ativista ambiental brasileiro, Chico Mendes, "que ficou mundialmente conhecido por lutar pela preservação da Amazônia", explica em nota.
A agência, com capacidade para 65 pessoas, contará com toda a infraestrutura naval necessária à prestação dos serviços, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado, limpeza, copa, cozinha, tripulação e manutenção do barco.
Segundo a Caixa, a embarcação, autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos, terá também recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, bem como idosos e gestantes. (Com informações da Folha.com).

Petrobras e Prefeitura discutem sobre o aterro industrial de Areia Branca

Souza participou da audiência com a petrobras
A Câmara Municipal de Areia Branca, sediou na manhã desta terça feira 28/12, audiência pública da Petrobras sobre Aterro Industrial. A reunião contou com a presença do prefeito Souza, Gerente de meio ambiente Julimar França, Vereadores Chico Lopes, Tales e Sandro Gões, alunos do IFRN e equipe técnica da petrobras do Ativo de Produção de Mossoró. Na oportunidade os técnicos da estatal fizeram amplo esclarecimento sobre o Aterro Industrial, que destina-se a receber resíduos sólidos que não sejam reativos, não inflamáveis e com baixa quantidade de solvente, óleo ou água.

Lula em Recife: "Deixo apenas a Presidência. Mas não pensem que vocês vão se livrar de mim"

Não faltou emoção no ato de despedida do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco. No Marco Zero do Recife, Lula chorou, agradeceu a parceria do governador Eduardo Campos (PSB) e avisou que não pretende desaparecer depois que deixar a Presidência.
"Deixo apenas a Presidência. Mas não pensem quevocês vão se livrar de mim. Estarei pelas ruas deste País, ajudando a resolver os problemas deste Brasil", discursou para delírio das milhares de pessoas que aguardaram pacientemente o evento com o presidente, iniciado com duas horas de atraso.
Mostrando a dificuldade que terá para se tornar ex-presidente, Lula brincou com a faixa da Ordem do Mérito dos Guararapes, maior comenda de Pernambuco, entregue por Eduardo Campos. "Vocês percebem que eu estou de faixa. Como eu vou entregar a minha faixa de presidente da República no próximo sábado, eu vou aproveitar e dormir com esta aqui para não esquecer", afirmou.
Lula fez um apanhado de todas as obras que executou no Nordeste, citando a Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina, a Refinaria Abreu e Lima e a reforma de parte da BR-101. Chegou a dizer, inclusive, que a rodovia está em melhor condições que estradas europeias. "Temos a BR-101 que tá asfaltada. Nem Angela Merkel (primeira ministra da Alemanha) anda numa estrada tão bem tratada".

O presidente fez uma série de agradecimentos ao povo que votou nele. Disse entender, inclusive, porque a população não o apoiou nas eleições de 1989, quando perdeu.

Mas os principais agradecimentos foram destinados ao governador Eduardo Campos. "Queria agradecer pela lealdade, pelo companheirismo e pela parceria (de Eduardo Campos)", disse. Lula agradeceu inclusive a eleição e a reeleição do governador. "A gente não acha diamante em qualquer lugar. Não acha gente boa em qualquer lugar. Não acha companheiro em qualquer lugar".
Em seu discurso, Lula lembrou o avô de Eduardo, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar. Disse que o político "não era santo" e afirmou sentir não tê-lo por aqui. Arraes morreu em 2005, aos 88 anos.
Lula disse que, depois de eleito, temeu não ter condições de governar o País. "Perguntava à (primeira-dama) Marisa (no Planalto): será que é verdade que a gente está aqui? Descobri que tinha que provar a mim mesmo que eu tinha competência e que não poderia falhar", disse.
Bem humorado, o presidente falou em Deus e, brincando, disse que pode se tornar pastor quando deixar a Presidência, no próximo sábado (1º de janeiro de 2011). "Sou agradecido a Deus, em primeiro lugar. Se não fosse o dedo de Deus, não era normal que um retirante de Caetés (cidade natal do presidente, no Agreste de Pernambuco) que fugiu para não morrer de fome, se tornasse presidente do Brasil. Quem não acredita em Deus, pode acreditar que ele existe. Ele existe e toma conta de nós. Você não acha que eu poderia ser pastor, quando largar a Presiência?".

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Nova droga contra o vírus HIV

O ESTADO DE SÃO PAULO/EFE
Um grupo internacional de pesquisadores desenvolveu um novo remédio capaz de bloquear a entrada do vírus HIV nas células. O medicamento foi inspirado em uma proteína que o próprio organismo humano produz.
A descrição do novo remédio foi publicada na última edição da revista Science Translational Medicine. Os autores advertem que o tratamento com a substância ainda é caro e deve ser administrado por via intravenosa.
Guillermo Giménez, do Centro de Pesquisas Biológicas, na Espanha, disse que a terapia comprovou seu êxito em 18 pacientes infectados pelos HIV, em ensaios clínicos de fase 1 e 2. Na fase 1, observa-se se o composto é tóxico para indivíduos sadios. Na fase 2, a substância é aplicada em um número restrito de pacientes e se começa a avaliar sua eficácia. Os próximos passos seriam as fases 3 e 4, quando se verifica, respectivamente, a eficácia do tratamento em comparação com terapias existentes e a efetividade da droga em uma população real de doentes.
O novo fármaco provoca poucos efeitos adversos, pois é derivado de uma pequena proteína - chamada virip e descoberta em 2007 - que o próprio organismo humano produz para se defender de outros vírus.
Os cientistas sintetizaram 600 variantes da virip para verificar se alguma era eficaz contra o HIV. A variante VIR-576 mostrou ótimos resultados. "Aumentamos a potência de uma molécula que todos temos no organismo", afirmou Giménez, coordenador da equipe espanhola.
O HIV depende de uma proteína chamada gp41 para invadir as células humanas. A VIR-576 liga-se à gp41 e impede que ela realize seu papel na infecção.
Dois medicamentos já atuam de forma parecida: o maraviroc e T-20, mas ambos possuem limitações como a existência de várias cepas resistentes.
Os pesquisadores procuram criar um medicamento que imite o princípio de ação do VIR-576, mas seja barato de produzir e possa ser administrado por via oral.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Garibaldi Alves (Pai) só deve assumir mandato de Senador em janeiro

O mandato no Senado Federal ocupado pela governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) já tem novo nome e nova data para ser assumido: Garibaldi Alves (PMDB) em janeiro do próximo ano. A assessoria de comunicação da governadora confirmou sua renuncia no dia 28 de dezembro, em Brasília e por causa dos atrasos nos vôos do final do ano para a capital do país, o suplente assumirá em janeiro.

Garibaldi Alves (PMDB) é pai do senador e futuro ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB) e tem idade avançada.

De acordo com a assessoria de Garibaldi, o suplente de senador está bem de saúde e "apto para assumir o cargo".

Pelas normas legislativas, após a renúncia o senador tem 30 dias para assumir o mandato.

Após 20 anos Areia Branca volta a ter a Caixa Econômica Federal

Prefeito inaugura agência da caixa economica federal
Populares prestigiaram a inauguração da caixa
Graças ao trabalho e força de vontade do prefeito Souza Areia Branca resgata a sua agência da Caixa Económica Federal depois de 20 anos. A solenidade de inauguração aconteceu na tarde desta quarta feira 22/12. A agência da CEF vai contar com 8 funcionários e possibilitará abertura de conta corrente e poupança além de serviços diferenciados, como fundos de investimento, CDB, previdência privada e seguros em geral, permitirá também o beneficio do bolsa escola, auxilio gás. bolsa alimentação, Fgts e Pis. A nossa agência é completa disse o prefeito Souza.

Lula: entrevista na RedeTV


O presidente Lula foi entrevistado no programa É Notícia, da RedeTV!, por Kennedy Alencar. Foi ao ar no ultimo domingo (19).
A entrevista foi feita durante a visita presidencial aos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para visitar um trecho da Ferrovia Transnordestina e obras no Rio São Francisco.

Deputado oitentão, indicado ministro do Turismo, paga motel com dinheiro da Câmara


DEPUTADO QUE SERÁ MINISTRO DO TURISMO PAGOU MOTEL COM DINHEIRO DA CÂMARA
O peemedebista Pedro Novais (MA), que integrará o governo Dilma, gastou R$ 2.156,00 no Motel Caribe, em São Luís; a nota fiscal foi anexada à prestação de contas de junho para justificar o uso de verbas destinadas à atividade parlamentar
O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho.

O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome "Bahamas", tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um "erro".

Parlamentar do chamado "baixo clero" da Câmara - ou seja, com pequena influência política na Casa -, Pedro Novais, 80 anos, foi convidado por Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro para o ministério após ser indicado pela cúpula do PMDB.

Como deputado, ele recebe, além do salário, R$ 32 mil mensais a título de "verba indenizatória" para arcar com despesas do mandato. Um dinheiro limpo, livre de impostos.

Para justificar parte das despesas dessa verba em junho, Novais entregou à Câmara a nota fiscal de número 7.058 do Hotel Pousada Caribe Ltda., razão social do Motel Caribe.
O endereço do CNPJ registrado na Receita Federal e na nota fiscal apresentada pelo deputado é a Rua da União, 16, Turú, São Luís, onde funciona o motel. Os parlamentares são obrigados a prestar contas dos gastos com verbas indenizatórias.

Festa
. Em entrevista gravada pelo Estado, a gerente do Motel Caribe, que se identificou como Sheila, disse que o deputado Pedro Novais reservou uma suíte para uma festa naquela período.

"Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite", disse. "Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo", afirmou a gerente.


A reportagem ainda esteve no local e fez imagens da fachada e de um quarto do Motel Caribe. Na portaria, havia o anúncio de uma promoção de 20% de desconto, feijoada e almoço de graça. "Traga alguém para almoçar aqui", diz uma placa.

No local, há quartos chamados "Bahamas", "Cozumel", "Aruba", "Cancún" e "Margarita", todos em homenagem a ilhas do Caribe.
Logo na entrada uma placa anuncia "Bem-vindo às islas mais deliciosas do Caribe". "Esse motel é antigo. Nunca funcionou como hotel. É motel", disse a gerente. Os preços de permanência variam de R$ 27 (suíte Aruba) a R$ 392 (Bahamas).

Patrimônio
. Pedro Novais foi reeleito em outubro para seu sexto mandato na Casa. Na última eleição, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 6,3 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões depositados em conta corrente em três bancos diferentes.
Sua escolha pelo PMDB foi uma surpresa porque Novais não circula pelo primeiro escalão do partido. O nome dele foi sugerido pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e respaldado pelo grupo de José Sarney no Maranhão.

O escolhido de Dilma Rousseff para chefiar o Ministério do Turismo terá a missão de organizar uma pasta mergulhada em uma onda de denúncias de desvios de verba de emendas parlamentares destinada a shows e eventos culturais. O Estado publicou uma série de reportagens mostrando o repasse irregular de emendas para programas da pasta a entidades de fachada.

O ministério ainda terá papel importante na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Luxo. Além da despesa de R$ 2,1 mil em um motel, Pedro Novais gastou R$ 22 mil em diárias no Hotel Emiliano, um dos mais luxuosos de São Paulo, desde setembro do ano passado.

Ele apresentou R$ 5,1 mil em gastos nesse hotel só neste mês. Uma diária no Emiliano, segundo consulta feita ontem em seu site, custa, no mínimo, R$ 1 mil. Deputado pelo Maranhão, Pedro Novais vive no Rio de Janeiro.

Caixa Econômica volta a instalar agência na cidade de Areia Branca. Inauguração hoje

SIDNEY VIANA, DA CEF A Caixa Econômica Federal inaugura a nova agência da instituição financeira em Areia Branca. A solenidade acontece nesta quarta-feira, 22, a partir das 16h, no prédio onde funcionou a Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, próximo ao largo de eventos.
O ato solene contará com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), autoridades locais e convidados, bem como representantes da superintendência da Caixa na região e no Estado.
Sidney Viana, gerente nomeado para a Caixa em Areia Branca
Seguindo os padrões das demais, a agência local oferecerá o atendimento bancário tradicional, além de possibilitará ao cliente abrir conta-corrente e poupança e optar por produtos e serviços diferenciados, como Fundos de Investimento, CDB, Previdência Privada e seguros em geral, entre outros serviços.
Para o prefeito “Souza”, a reinstalação da Caixa em Areia Branca será muito importante e fica feliz por milhares de pessoas que não vão mais precisar ir até a agência da Caixa em Mossoró para resolver suas questões pessoais.

servidores de Areia Branca recebem pagamento antecipado e professores têm direito a 1/3 de férias


SOUZA PARTICIPARÁ DE  PROERD“Souza” fecha o ano sem atrasar salários dos servidores um dia sequer
A prefeitura antecipará para esta quinta-feira, 23, o início do pagamento dos salários de dezembro com alcance a todas as categorias. O cronograma do desembolso é o mesmo dos meses anteriores, começando nesta quinta-feira e encerrando na sexta-freira, 24. Junto com os vencimentos do mês em curso, cerca de 350 professores vão receber também 1/3 de férias.
Ao anunciar o desembolso antecipado, já que de acordo com o calendário de pagamento dos servidores isso só ocorre nos dois últimos dias úteis do mês, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), disse que a medida teve como objetivo garantir maior tranqüilidade ao funcionalismo nas festas de Fim de Ano e agilizar o fechamento contábil de 2010 do Executivo municipal.
Segundo o prefeito, apesar do ano ter sido extremamente difícil, em virtude das seguidas quedas dos recursos repassados para o município, essas antecipações somente são possíveis graças à política de contenção de despesas e ao trabalho desenvolvido pelas secretarias instruindo seus funcionários a colaborarem para a redução de gastos em seus locais de expediente.
O prefeito “Souza” comemora o fato de estar fechando dois anos de governo sem ter atrasado nenhuma folha de pagamento, e mais: antecipando os vencimentos no final do ano como forma de incentivo e reconhecimento pelos serviços prestados pelo quadro do funcionalismo municipal.
Além dos vencimentos pagos em dia e dentro do mês trabalhado, a prefeitura também já concluiu o pagamento do 13º salário de todos os servidores. A primeira parcela foi paga em junho e o restante do abono salarial veio junto com os salários de novembro passado.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

George Câmara é o Parlamentar do Ano na Câmara Municipal de Natal

O vereador George Câmara, do PCdoB, foi eleito hoje, pelo Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Natal, o Parlamentar do Ano.
 
Os vereadores votados foram os seguintes:

George Câmara - 9 votos

Raniere Barbosa (PRB) - 3 votos
Júlia Arruda (PSB) - 2 votos
Hermano Morais (PMDB) - 2 votos
Ney Lopes Júnior (DEM) - 1 voto

João Maia nega existência de caixa 2

Deu no Diário de Natal
Por Allan Darlyson

O deputado federal João Maia (PR) se pronunciou, em entrevista ao Diário de Natal, na tarde desta terça-feira (21), sobre o pedido de cassação do seu mandato, impetrado pelo Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (PRE/RN), que acusa o parlamentar de ter feito “caixa dois”, durante a campanha eleitoral deste ano.


“Estou tranquilo em relação à minha prestação de contas, que foi aprovada sem ressalvas pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral]”, declarou João Maia.


De acordo com os procuradores que assinam a ação, a locação de diversos veículos empregados na campanha eleitoral de João Maia, no valor de R$ 430.456,67, no foi devidamente declarada à Justiça.


O deputado afirmou que declarou.


“As despesas com locação de veículos foram declaradas. No entanto, existe a declaração pessoal das contas e a do comitê financeiro do partido, que só tinha eu como candidado. Em uma das duas consta o repasse financeiro para esse fim”, afirmou o republicano.


João Maia disse que, apesar de ter tomado conhecimento sobre o pedido da PRE/RN, ainda não sabe de muitos detalhes sobre o precesso.


Porém, enfatizou que todos os recursos gastos na campanha foram declarados.


“Eu contratei uma empresa só para cuidar das contas de campanha. Já acionei meus contadores para analisarem se houve algum equívoco. Meus advogados também estão avaliando o pedido do Ministério Público. O que posso garantir é que os gastos foram declarados”, finalizou.


O deputado federal informou que, após se reunir com suas assessorias contábil e jurídica, enviará, até o final da tarde, uma nota oficial à imprensa, com suas explicações sobre a ação da Procuradoria.

Provável cura da AIDS com uso de células-tronco

Ainda é tudo muito preliminar e os próprios cientistas estão com um pé atrás, mas um grupo alemão acredita ter evidências de cura de um paciente norte-americano com Aids utilizando células-tronco adultas.
Timothy Ray Brown, 44, que vive em Berlim, tinha também leucemia, e por isso recebeu as células-tronco, retiradas da medula óssea de um doador.
O doador das células que Brown recebeu no transplante tinha uma mutação: não produzia a proteína CCR5, fundamental para a multiplicação do vírus HIV no organismo humano.
Após o transplante em 2007, o paciente foi acompanhado pelos pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim.
Em 2009, eles publicaram um artigo científico que falava no "sumiço" do vírus HIV. Agora, na revista científica "Blood", já falam de "evidência de cura".
Os pesquisadores lembram que, como o estudo envolve somente um paciente, é necessário ter cautela antes de dizer com certeza que se chegou a uma cura para a Aids. É necessário repetir o trabalho muitas vezes ainda para que se tenha conclusões mais concretas.
Além disso, transplantes de medula são arriscados. Brown, por ter leucemia, teria de fazer um de qualquer jeito, mas submeter pacientes com Aids ao tratamento seria perigoso, ainda mais sabendo que hoje é possível sobreviver muitos anos sendo portador de HIV.
 
Ciência – Folha.com

70% das obras do hospital de Areia Branca estão terminadas, restam 30%

O Prefeito de Areia Branca Souza visitou sábado pela manhã as obras do hospital Sara Kubitschek acompanhado de secretários e vereadores. 70% da obra já foi concluída pela empresa A & C Construções ltda através da parceria com o governo do estado que ate agora só cumpriu com o pagamento da primeira parcela. A maior unidade de saúde publica do município depois de concluída será uma referencia para toda região da costa branca. O prefeito Souza garante que com o repasse ou não da ultima parcela do governo estadual, o hospital será concluído e entregue a população como a maior obra de seu governo.

Prefeitura entrega o PSF do bairro Aparecida

SONY DSC                     “Souza” amplia prestação de serviços na área da saúde, na zona urbana
Ontem, segunda-feira, 20, o bairro Nossa Senhora Aparecida ganhará uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF). A solenidade terá a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), e da secretária municipal de Saúde, Lidiane Michele Campos Garcia, que na oportunidade fará a apresentação dos profissionais que irão atuar na unidade.  
No bairro, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está instalando uma Unidade Básica de Saúde para oferecer atendimento às famílias ali residentes com uma equipe médica que atuará com clínico-geral, odontólogo, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde.
Essa será a sétima equipe do PSF instalada na cidade, garantindo uma cobertura de mais de 80% das famílias residentes na zona urbana. Na atual gestão foram instituídas as Unidades Básicas de Saúde padronizadas estrategicamente nos bairros mais populosos, justamente porque demanda maior necessidade de atendimentos.
A secretária municipal de Saúde, Lidiane Garcia, observa que entre as grandes conquistas da atual gestão está a ampliação do PSF. "Mais do que marcos históricos, os números refletem uma prioridade do atual governo, que assim, está contemplando amplamente a população mais necessitada de assistência", assinala.

sábado, 18 de dezembro de 2010

A aurora boreal

Aurora boreal, fenômeno luminoso que ocorre no pólo Norte geralmente na época dos equinócios, está se intensificando desde 2007 e deve atingir o ápice de luminosidade em 2012, segundo a Nasa.
O fenômeno é causado pelos ventos solares que carregam um fluxo contínuo de partículas elétricas liberadas pelas explosões que ocorrem na superfície do Sol. Quando estas partículas atingem os campos magnéticos da Terra algumas ficam retidas provocando a luminosidade intensa pela liberação de energia ocorrida com a colisão destas partículas com as moléculas e átomos presentes na atmosfera. O fotógrafo islandês Orvar Thorgiersson, 35, está registrando a evolução do fenômeno. "Agora há dias em que as luzes são tão claras que você pode ler um livro à noite. Elas são mais claras que a lua", diz.
O evento será causado pelo máximo solar, período em que o campo magnético no equador do sol roda num ritmo ligeiramente superior ao dos seus pólos.

Informações do www.estadao.com.br

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Morales lança Lula para secretário-geral da ONU

O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu nesta sexta-feira a postulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de secretário-geral da ONU.
"Nosso companheiro Lula deve ser e será o futuro secretário-geral das Nações Unidas. O companheiro Lula merece e tem que assumir essa responsabilidade, representando a América", disse Evo durante a reunião de Cúpula do Mercosul, bloco do qual a Bolívia é membro associado.
Segundo o boliviano, que já havia feito a sugestão em outubro, Lula deve usar no âmbito global suas habilidades de "persuadir os opositores" e "integrar os povos".
Em seu discurso, Evo também defendeu o consumo tradicional da folha de coca e agradeceu o apoio do Brasil e da Venezuela no combate ao tráfico de drogas e na industrialização da coca com fins medicinais.
Uma eventual candidatura de Lula à secretaria-geral da ONU não está descartada, mas é um projeto com complicadores. O Brasil é um país que ampliou sua influência no cenário internacional, o que também aumentou o número de adversários. A secretaria-geral da ONU tem sido conquistada por países periféricos.

Prefeitura de Areia Branca instala a sétima equipe do PSF dia 20, no bairro Aparecida

LIDIANE MICHELE GARCIA, SECRETÁRIA DE SAÚDE DE AREIA BRANCA Na próxima segunda-feira, 20, o bairro Nossa Senhora Aparecida ganhará uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF). A informação é da secretária municipal de Saúde, Lidiane Michele Campos Garcia. A solenidade de inauguração deverá contar com a presença do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), entre outros convidados.
Lidiane comanda com muita competência, a pasta da Saúde
No bairro, a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está instalando uma Unidade Básica de Saúde para oferecer atendimento às famílias ali residentes com uma equipe médica que atuará com clínico-geral, odontólogo, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além de agente comunitário de saúde.
Entre as grandes conquistas da atual gestão está a ampliação do Programa de Saúde da Família que contará a partir de agora com 7 equipes na cidade.
Para a secretária de Saúde, Lidiane Garcia, mais do que marcos históricos, os números refletem uma prioridade do atual governo, que assim, estará contemplando amplamente a população mais necessitada de assistência.

Assembleias correm para aprovar reajuste salarial

Vários Legislativos estaduais colocaram ontem na pauta projetos para garantir que os próprios salários sejam fixados em 75% do subsídio do parlamentar federal; salário será elevado para R$ 20 mil, já que no Congresso passa para R$ 26,7 mil
O exemplo do Congresso será seguido por praticamente todos os Legislativos estaduais que, na esteira do aumento de 62% autoconcedido aos parlamentares na quinta-feira, 16, apressaram-se para colocar na pauta, antes do fim do ano, projetos que garantam a remuneração de cerca de R$ 20 mil para os deputados estaduais.
Em Estados como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte os deputados estaduais já haviam se antecipado e aprovado, antes mesmo do Congresso, a regulamentação para que o subsídio seja equivalente a 75% do que ganham os parlamentares federais - que a partir de agora vão receber o mesmo salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de R$ 26,7 mil. Só nesta quinta-feira, 16, as Assembleias Legislativas do Pará, Ceará e Mato Grosso do Sul também garantiram o reajuste.
Na Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, a correria é para votar o reajuste na próxima semana, a última antes de encerrar os trabalhos legislativos do ano. Os deputados de Minas Gerais e Rio de Janeiro já tinham garantido, desde legislaturas passadas, o aumento automático vinculado à decisão do Congresso.
Na Assembleia paulista, cujos salários irão de R$ 12.384,37 para R$ 20.042,35, os deputados aprovaram na última terça-feira a lei que define seus salários como 75% do valor pago aos deputados federais. Esta vinculação está prevista na Constituição, mas precisava ser ratificada. Segundo os deputados paulistas, a vinculação é "praxe" e feita todos os anos.
"Este é um procedimento que realizamos todos os anos, independentemente do Congresso", disse o deputado Vaz de Lima (PSDB), líder do governo na Assembleia. O aumento deve gerar um gasto extra de R$ 8,3 milhões. Os deputados paulistas viram seus holerites engordarem uma semana depois de eles próprios aprovarem um aumento de 26% nos salários do governador, do vice e dos secretários. O chefe do executivo estadual passou a receber R$ 18.725. O impacto nas contas públicas será de R$ 425,6 milhões, segundo dados da Secretaria Estadual de Gestão
Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte também encerraram a última sessão do ano aprovando o aumento salarial para eles mesmos. O impacto anual na folha de pessoal do Poder Legislativo (excetuando-se o terço de férias) será de aproximadamente R$ 2,4 milhões.

Ter orgulho e não ter vergonha de ser político

Nos dias atuais não é fácil alguém dizer de público que tem orgulho e não tem vergonha de ser político, diante de tanta descrença da sociedade com os políticos.
Pois bem, o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano no período de 2001/2004, ao ser homenageado ontem pela Câmara Municipal de Caicó, ao lado de todos os ex-prefeitos e vice-prefeitos no período de 1969/2004, disse: “eu me sinto orgulhoso em dizer que fui prefeito de Caicó e não tenho vergonha de dizer que sou político, pois a gente faz política na sua essência, com um único propósito que é o de ajudar a população”.
Roberto Germano é conhecido em Caicó e todo o Seridó como um político sério, popular, transparente e comprometido com a causa pública. Deve ser candidato a prefeito de Caicó em 2012, com grandes chances de voltar à prefeitura.

Deputados estaduais e vereadores terão reajuste de salário

Aumento não é automático; Constituição veda reajuste para mesma legislatura

O impacto financeiro do reajuste de 61,8% aprovado ontem para os subsídios dos deputados federais poderá ser de quase R$ 2 bilhões por ano nas contas dos estados e municípios.
Isso acontecerá, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), se as Assembleias Legislativas dos 26 estados e do Distrito Federal e mais as Câmaras de Vereadores de todos os municípios aprovarem projetos reajustando seus subsídios pelo teto constitucional.
O artigo 27 da Constituição limita as remunerações dos deputados estaduais a 75% do salário dos federais. E o artigo 29 vincula a remuneração dos vereadores aos salários dos deputados estaduais, variando de 20% a 75%, de acordo com a população.
O aumento não é automático. Depende de aprovação de projetos nos legislativos. Sendo que a Constituição veda o aumento de salários para a mesma legislatura.
O que significa que as Assembleias têm até o final deste ano para aprovar reajustes para os deputados estaduais que tomam posse no início de 2011. E as Câmaras de Vereadores só poderão aprovar esse aumento no final de 2012, ano da eleição municipal, valendo somente para os que tomarem posse no início de 2013.
Atualmente, segundo os dados levantados pela CNM, em praticamente todos os estados o salário dos deputados corresponde ao teto constitucional — 75% do salário do deputado federal. Só no Rio Grande do Sul o subsídio é um pouco menor.
Na hipótese de o aumento do teto ser integralmente empregado para os deputados estaduais, o impacto na folha de pagamento das Assembleias poderá ser de até R$ 128,7 milhões por ano
Com informações de O Globo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura de Serra do Mel doa terreno para construção de motel

Entre as muitas loucuras da nossa política, eis mais uma, publicada ontem, no Diário Oficial dos Municípios:

Rosalba e Robinson Faria são diplomados

Canindé Soares
Quando recebeu o diploma, Rosalba ergueu as mãos com seu companheiro, Robinson
Bastante aplaudida desde quando entrou no auditório do Centro de Convenções, onde cerca de mil pessoas foram prestigiar a solenidade de diplomação, a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) fez um discurso cheio de esperanças e mudança na maneira de governar. "Creio haver chegado a hora de resgatarmos costumes políticos alicerçados só e só na dignidade pessoal e na ética administrativa. As carências públicas não estão atendidas sequer no mínimo, tudo fazendo germinar a descrença no Poder Público, incapaz diante de tantos reclamos e necessidades", frisou.
Rosalba convocou todos a deixar os partidos e posições políticas de lado e marchar unidos. "Precisamos fazer o RN grande não apenas no nome, mas na cidadania, com o norte voltado para o futuro. Convoco a todos para a partir de agora, deixarmos todas as bandeiras partidárias de lado e termos apenas um partido: O RN", disse sob aplausos de todos.

Ex-prefeito de Areia Branca lançará o livro “Silhuetas do tempo” dia 14, na Câmara

CAPA LIVRO Demorou mas saiu, felizmente, o primeiro livro escrito pelo ex-prefeito de Areia Branca Jairo Josino de Medeiros, que é Prático de navegação, jornalista, poeta e executivo. Mas acima de tudo, um boêmio que tem um gosto apurado pelas boas coisas da vida. Até porque ninguém é de ferro.
“Silhuetas do tempo” (foto) é o título da obra, que tem lançamento previsto em Areia Branca para o dia 14 de janeiro de 2011, às 19h, no plenário da Câmara Municipal. A solenidade deverá ser muito concorrida, pois o autor desfruta de um vasto círculo de amigos na cidade.
Como bem lembrou o também Prático, Sebastião Rodrigues Leite, na apresentação do livro, “Silhuetas do tempo já devia ter sido publicado há muito tempo, pois Jairo aprendeu a pesquisar com o padre Zé Luís e, assim, conseguiu resgatar parte da nossa memória, um tanto esquecida (...)”.
JAIRO JOSINO DE  MEDEIROS, AUTOR DO LIVRO Na justificativa da obra, Jairo Josino disse esperar que sirva para abrir caminhos, para que outras publicações venham a ser analisadas para intensificação da pesquisa sobre o assunto (Areia Branca e seus personagens), sempre, com as pessoas mais idosas e que participaram diretamente do cenário político que se desenvolveu até então.
Jairo Josino, autor do livro “Silhuetas do tempo”
O livro é, em síntese, uma volta ao tempo, um mergulho profundo na Areia Branca de ontem, trazendo para o presente pessoas e fatos que marcaram uma época distante, mas viva na memória de quem a viveu, ou de quem a vivenciará a partir da leitura de “Silhuetas do tempo”. 

Fonte: www.costabrancanews.com

Areia Branca conquista o segundo lugar no Prêmio Cultura Viva anunciado hoje, no RJ

VERÔNICA BRUNO Concorrendo com outros 1.200 projetos de todo o país, Areia Branca conquistou nesta quarta-feira, 15, o segundo lugar no Prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O projeto classificado em 1º lugar foi do estado de Santa Catarina.
Secretária Verônica Bruno representou Areia Branca na cerimônia de premiação
A classificação final foi revelada no evento de premiação, que acontecerá às 17h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, sede da Representação Regional do Ministério da Cultura. A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Campos Pedrosa Bruno, representou o município na solenidade.
Areia Branca concorreu ao prêmio nacional com o projeto “Do auto dos Navegantes ao auto da Conceição”, apresentado com sucesso na festa de Nossa Senhora dos Navegantes deste ano, pelas crianças e jovens assistidos pelos programas municipais de Apoio à Criança e ao Adolescente (Promad) e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
As iniciativas classificadas como semifinalistas recebem o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas que se destacam no processo do Prêmio Cultura Viva.
Essa foi a 3ª edição do Prêmio, que tem por objetivo mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais desenvolvidas em todo o território brasileiro. O tema deste ano foi “Cultura e Comunicação”.
Se inscreveram no prêmio iniciativas nas seguintes categorias, definidas de acordo com a natureza do proponente:
Gestor Público
Grupo Informal
Organização da Sociedade Civil
Pontos de Cultura
Totalizando R$ 320 mil, foram premiadas 12 iniciativas, três em cada categoria, que receberam os seguintes prêmios:
1° lugar = R$ 40 mil
2º lugar = R$ 25 mil
3º lugar = R$ 15 mil

Corrida contra a corrupção reúne 2 mil pessoas em Brasília

A 1a Corrida Contra a Corrupção foi realizada ontem, domingo (12), em Brasília, com o objetivo de destacar a importância de fiscalizar e exigir transparência na aplicação do dinheiro público. Segundo os organizadores do evento, cerca de 2 mil pessoas participaram.

A iniciativa é a primeira ação do projeto Venceremos a Corrupção, que conta com o apoio de organizações não governamentais. A próxima corrida já está com data marcada para 11 de dezembro de 2011, em Brasília.

Segundo o idealizador do evento, Duque Dantas, a idéia é realizar a corrida em outras capitais brasileiras. "Temos um ano para chamar os estados a participarem também", disse. Para ele, a participação dos corredores mostra que as pessoas estão sensibilizadas com o tema de combate à corrupção.

O enfermeiro Ivan Rodrigues, mesmo machucado, quis participar e caminhou em vez de correr. "A ideologia da cidadania é muito mais importante do que o individualismo. Acho que Brasília não suporta mais a corrupção", disse.

O governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também participou e disse que é corredor de rua. "A corrida é maravilhosa e a gente exerce a cidadania duplamente. A primeira, é manter uma atividade física para ter boa saúde, ficar longe de medicamentos e hospitais. E a outra é somar esforços com toda a sociedade no combate à corrupção".
Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Decretada prisão preventiva do sobrinho de João Maia

Foi decretada a prisão preventiva do engenheiro Gleidson Maia, diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Rio Grande do Norte e sobrinho do deputado federal João Maia.  A decisão de manter o engenheiro preso preventivamente foi do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2 Vara Federal.
Gleidson Maia e outras cinco pessoas envolvidas na operação Via Apia, que identificou uma quadrilha suspeita de desviar R$ 2 milhões das obras de duplicação da BR 101, continuam presos na carceragem da Polícia Federal, em Natal.
No entanto, diferente dos demais que tem prisão temporária (de cinco dias), Gleidson passa a ser preso preventivamente, o que não há prazo para ele deixar a detenção. O sobrinho do deputado federal João Maia foi pego em flagrante quando recebia R$ 50 mil em propina de um empresário do Paraná.
Gleidson Maia é também sobrinho do ex-diretor geral do Senado Agaciel Maia e filho dos ex-prefeitos da pequena cidade de Jardim de Piranhas Galbê Maia e Josidete Maia.

Deputado federal João Maia comenta sobre prisão de sobrinho e escândalo do DNIT

Por Allan Darlyson, da redação do Diário de Natal
O deputado federal João Maia (PR) comentou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira, a prisão do seu sobrinho Gledson Maia, indicado por ele para ser superintendente substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Estado (DNIT/RN), durante a Operação Via Ápia, da Polícia Federal (PF).
“Eu apenas o indiquei para o cargo, de maneira técnica. Não sei de nada sobre qualquer esquema”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade de o escândalo no DINIT/RN prejudicar sua carreira política, o parlamentar disse que não há o que temer. “Meu erro foi ter indicado um parente, o que nunca tinha feito, mas não tenho ligação com o caso e a Justiça é quem vai dizer se Gledson é culpado ou não”, declarou. Ele também negou envolvimento na tentativa de aumentar a tarifa da passagem de ônibus.

Diplomados nesse momento os eleitos no pleito de 2010 no RN

 

Nelter sobre Rosalba: “Ela quer assumir tirando carta de seguro para ter a desculpa de não fazer nada”

O deputado Nelter Queiroz (PMDB), bem ao seu estilo, voltou a alfinetar a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), como faz desde a campanha política. Nelter discorda que o Governo do Estado esteja falido e assegurou que as finanças têm credito, repetindo o que declarou o secretário de Planejamento Nelson Tavares, que mostrou dados nacionais comprovando que o Rio Grande do Norte é um dos Estados que menos deve no país.
"Ela quer assumir tentando tirar carta de seguro para ter a desculpa de não fazer nada no primeiro ano de Governo e colocar a culpa na dívida do Estado. Mas, não é assim, isso é fofoca, intriga. É estratégia para não fazer nada no primeiro ano e jogar a culpa no Governo anterior. Sempre é assim, com Micarla foi do mesmo jeito. O discurso de Rosalba também vai ser esse o ano inteiro", afirmou o deputado seridoense ao Jornal de Hoje, lembrando que o Estado será entregue com várias obras e com recursos assegurados pelo BNDES.

Fonte: Blog do Marcos Dantas