segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pré-candidatura Jocsã Cerqueira a deputado recebe o apoio da juventude de Upanema


PCdoB DE UPANEMA A pré-candidatura do areia-branquense Jocsã Cerqueira (PCdoB) a deputado estadual continua crescendo na região. Ele está aproveitando o período que antecede a campanha eleitoral, para propagar o seu nome e apresentar suas propostas, tendo como foco a juventude, que é a sua bandeira de luta.
No sábado, 29, o pré-candidato foi no município de Upanema, onde se reuniu com um grupo de jovens daquela cidade. Durante o encontro Jocsã Cerqueira, que estava acompanhado do pré-candidato a deputado federal, Walter Fernandes (PCdoB), falou dos propósitos do PCdoB nas eleições deste ano e apresentou um leque de propostas que elegeu como prioridade para a região, caso seja eleito para a Assembleia Legislativa.
O grupo de jovens da cidade de Upanema resolveu se engajar na luta do jovem pré-candidato, considerando que as propostas defendidas por ele atendem aos anseios da juventude e representam grandes benefícios para a região. 

Extraído do site www.costabrancanews.com

Areia Branca parou para render homenagem aos estudantes mortos em grave acidente

CÉSAR LEONEZ Muita comoção e manifestações de solidariedade dos inúmeros amigos e familiares foram registradas durante todo o dia de ontem, 30, e se estendeu ao velório e sepultamento dos jovens estudantes César Leonez (foto) e Delmyra Rayanne Pereira que perderam a vida num trágico acidente automobilístico ocorrido na madrugada de ontem, na estrada que liga a vila/praia Ponta do Mel a Areia Branca.
Muito querida pelos familiares e amigos por conta de beleza singular e extremada simpatia, a estudante Delmyra Rayanne, 19 anos, era filha dos funcionários públicos municipais Reuben Pereira, “Reubinho”, e Maria Navegantes Pereira. Já César Leonez, era filho do ex-prefeito Expedito Leonez com a professora Núbia, mais conhecida por “Moça”.
DELMYRA, VÍTIMA A estudante apesar da tenra idade, era dotada de uma alegria de viver contagiante. Os amigos mais íntimos lembram com muito carinho a generosidade e o apego à vida, demonstrados por Delmyra (foto). Por conta de todos esses predicados, ela acabou construindo uma legião de amigos e admiradores. Prova disso tudo, ficou registrado no site de relacionamento (Orkut), onde Delmyra mantinha uma página com o seu perfil e álbuns de fotografias digitais que registravam esses seus momentos de alegria em família e com os amigos.
Segundo informações colhidas pelo Blog, Delmyra tinha uma visão muito própria de família, de amigos e do significado da vida em si. Ela tinha uma ligação muito forte com os pais “Reubinho” e Navegantes e com a irmã Ruanna Pereira, de quem era companheira inseparável e cultivavam uma grande amizade. Ruanna estava com ela no momento do acidente e sofreu apenas escoriações. Continua inconsolável.
Apenas uma rua separou a dor das duas famílias atingidas pela tragédia. Os pais de Delmyra residem à rua Marechal Deodoro, enquanto a mãe de César Leonez, que conduzia o veículo tipo Fiat Uno, na hora do capotamento, mora na rua Mestre Silvério Barreto. Igualmente a Delmyra, César era um jovem querido e dedicado à família. Atualmente residia em Natal, para estar mais próximo do pai, ex-prefeito Expedito Leonez, que passa por um deliciado tratamento de saúde. Veio passar o fim de semana com a mãe e aconteceu o inesperado.
O estudante era admirado e querido por todos. Prova disso, foi a legião de amigos que foi se despedir do mesmo, levando coroas de flores, dando testemunhos, enfim prestando-lhe uma última homenagem durante todo o seu velório. A senadora Rosalba Ciarlini, seu esposo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto, e o deputado federal Betinho Rosado, amigos do ex-prefeito Expedito Leonez, estiveram presentes no ato fúnebre.
DEL E RUANA PEREIRA Segundo as informações repassadas ao Blog, os jovens retornavam de um show da banda Garota Safada realizado em praça pública no sábado, pela Prefeitura de Porto do Mangue. O acidente ocorreu por volta das 4h30 da madrugada, na segunda curva da rodovia de Ponta do Mel sentido Areia Branca. No carro, além do condutor César Leonez, estavam uma irmã do motorista, as irmãs Delmyra e Ruanna (foto) e mais uma jovem. Cinco ocupantes, no total.
De acordo com relatos colhidos pelo Blog, o condutor sobrou numa curva e o veículo capotou várias vezes, projetando seus ocupantes para fora. A causa, provavelmente, teria sido um cochilo de César, que morreu na hora e Delmyra sofreu lesões graves, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando era conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. As outras três vítimas do acidente foram conduzidas para o Hospital/Maternidade Sara Kubitschek, em Areia Branca, com escoriações e ferimentos. Uma delas teve que ser submetia a pequena intervenção cirúrgica, devido a um corte na cabeça, mas passa bem. (Por Luciano Oliveira).

domingo, 30 de maio de 2010

Zona Eleitoral informa TRE/RN do pedido de impugnação da pré-candidatura de Sidrônio

SIDRÔNIO
O Cartório Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, com sede em Areia Branca, a qual jurisdiciona o município de Tibau, informou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) que encerrou na quarta-feira, 26, às 19h, o prazo para impetração de ação de impugnação de registro de candidatura dos postulantes aos cargos de prefeito e vice de Tibau, na eleição complementar do dia 20 de junho.
De acordo com as informações da zona eleitoral apenas um candidato teve seu pedido de registro de candidatura impugnado, o ex-prefeito de Tibau, Sidrônio Freire da Silva (foto), do PMDB. A impugnação foi promovida pela coligação “Tibau de Mãos Limpas”, que tem como candidata a prefeita interina, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), e o Partido Social Cristão (PSC), cujo candidato é o vereador João Nolasco Neto. 

Fonte: Costabrancanews

Gustavo Carvalho e Souza participam de comício em favor da candidatura de Evaneide Fernandes à Prefeitura de Tibau

A campanha para a eleição suplementar de Tibau se intensifica e os candidatos a prefeito e vice ganham as ruas e comunidades do município em busca de votos.

Neste sábado(29) os três candidatos a prefeito realizaram mobilizações.

Evaneide Fernandes(PSB), Sidrônio Freire(PMDB) e Nolasco Neto(PSC) fizeram comícios e caminhadas pelas ruas de Tibau.

O deputado estadual Gustavo Carvalho(PSB) participou da mobilização de Evaneide, além do prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Souza, e o prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo.

A eleição suplementar em Tibau acontece no dia 20 de junho.

Caicó: Sabatina reuniu cinco dos seis pré-candidatos ao Senado e encerrou o Congresso Eleições 2010

A sabatina com cinco dos seis pré-candidatos ao Senado, realizada neste sábado(29) em Caicó, foi bem interessante.

Foi o primeiro encontro dos pré-candidatos a senador nesta fase de pré-campanha.

José Agripino Maia(DEM), Wilma de Faria(PSB), Garibaldi Filho(PMDB), Joanilson de Paula Rêgo(PSDC) e Sávio Hackradt(PCdoB) responderam a 15 perguntas formuladas pelos jornalistas Robson Pires(Rádio Rural), Sidney Silva(Rádio Caicó), Clebson Wanderley(Rádio Seridó), Alexandre Costa(Rádio 106 ) e Oliveira Wanderley, que representou os jornalistas filhos de Caicó que exercem a profissão em Natal.

A sabatina teve um nível elevado e não houve confronto entre os pré-candidatos, até pelo caráter do debate.

As perguntas abordaram questões de ordem jurídica, política e administrativa.
Todos os pré-candidatos consideraram o evento importante e defenderam uma campanha sem baixarias e de nível elevado.

O único pré-candidato ausente foi Hugo Manso(PT), que estava participando de um encontro do partido em Mossoró, agendado antes do convite para a sabatina.

A sabatina encerrou o Congresso Eleições 2010, promovido pelo curso de Direito do Campus da UFRN em Caicó com o apoio da OAB.

Que muitos outros debates aconteçam ao longo da campanha eleitoral deste ano. Quem ganha são os eleitores, que têm a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos candidatos.

A democracia agradece. 

Fonte: Blog do Oliveira

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Carlos Eduardo Alves sobre declarações de Ivonete Dantas: “Esse negócio de governador de férias dá um azar danado”

E as declarações da suplente de senadora Ivonete Dantas (PMDB) ainda rendem... Depois do ex-prefeito Agnelo Alves (PDT), o governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) que desembarca no Seridó para cumprir agenda no final de semana, também comentou a acusação de que foi um dos responsáveis pela derrota do senador Garibaldi Filho (PMDB) em 2006. "Eu não tenho tal poder para isso. Mas, na realidade eu não sei de onde vem a inspiração dessa declaração. Garibaldi disputou com Wilma e perdeu a eleição. Quem ganha à eleição é o candidato, quem perde a eleição também é o outro candidato", resumiu.
Carlos Eduardo que tem como vice o deputado Álvaro Dias (PDT) e conta também com o apoio do ex-prefeito Roberto Germano (PC do B) em Caicó não quis entrar em polêmica com a suplente da senadora Rosalba Ciarlini. "Há um incomodo do DEM, dos que fazem a candidatura de Rosalba porque esse negócio de governador de férias dá um azar danado. As duas últimas eleições, Fernando Bezerra e Garibaldi eram governador de férias e ficou de férias, não ganharam a eleição. Mas, nós não estamos a fim dessa discussão menor, minúscula, paroquial... A nossa discussão é um programa de Governo para mudar o RN", argumentou ao participar do programa Panorama Político na Rádio Globo Natal, diretamente do Rio de Janeiro.

Gustavo Carvalho defende a legalização do serviço de táxi intermunicipal no Estado

Acende uma luz no fim do túnel para milhares de pais de família que vivem da atividade de taxista intermunicipal, porém na clandestinidade. Para acabar com esse drama diário que aflige os prestadores de serviços por meio de transportes alternativos, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) requereu na Assembleia Legislativa que seja encaminhado ao governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e ao diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) solicitação sobre a legalização do serviço do transporte de taxi intermunicipal no Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo Gustavo Carvalho, a legalização do serviço é a solução para tirar da ilegalidade vários pais de família que vivem dessa atividade em várias cidades do interior. “Sugiro ao governador Ibere Ferreira de Souza no sentido de que essa sugestão seja transformada em Projeto de Lei para, em seguida, ser deliberada e aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte”, justifica.

Ele disse que está levantando essa bandeira em favor dos taxistas porque sabe da realidade desses profissionais. “Os taxistas não querem continuar trabalhando na clandestinidade”, afirma.

“Desejo a legalização da categoria dos taxistas”, reforça Gustavo Carvalho, adiantando que são centenas de trabalhadores que prestam serviços nos quatro cantos do Rio Grande do Norte e ele percebe que a população precisa do trabalho desses profissionais. “Os taxistas ficam no confronto com outras categorias e isso precisa acabar. São trabalhadores que desejam manter-se no mercado de trabalho. Daí encampar essa luta aqui na Assembléia Legislativa”, conclui.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O peso do imposto na sua vida


Você já parou para pensar quanto paga de impostos em cada compra que faz? Você sabia que, para comprar uma calça, uma blusa, uma bota, um cinto e uma bolsa de couro que custam R$ 770, você paga R$ 326 em tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)?

Para chamar atenção do valor de impostos que são cobrados e a precariedade dos serviços públicos oferecidos no País, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem vai promover hoje o Dia da Liberdade de Impostos. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima que o brasileiro pague 40% do que ganha em impostos.

Em Joinville, serão três mil litros de gasolina vendidos no Posto Enxaimel da rua Visconde de Taunay a R$ 1,499. O valor é R$ 1,00 mais barato que o cobrado normalmente no estabelecimento, porque está sem impostos. Cada consumidor terá direito a 20 litros, terá que pagar o valor em dinheiro e serão distribuídas senhas a partir das 10 horas. A ideia é abastecer cerca de 150 carros.

De acordo com o coordenador da CDL Jovem de Santa Catarina, Douglas Hoffmann, esta é a primeira vez que o evento acontece no Estado. “Será um ato simbólico para mostrar para a população que quem paga os impostos são os cidadãos e não os empresários, como muitos pensam, e pressionar os parlamentares para se fazer uma reforma tributária”, diz. Florianópolis e Lages também vão aderir ao movimento.

Fonte: Jornal a notícia

PSOL de Grossos se junta ao leque de apoios à pré-candidatura de Jocsã para deputado


PSOL COM JOCSÃ Os outrora pequenos partidos estão avançando em todas as frentes e com isso conquistando espaço significativo no contexto político regional. Na campanha de 2008, em Areia Branca, a máxima de que “a união faz a força” foi bem aplicada pelos partidos PSDB e PCdoB, que espremidos na coligação proporcional pelas chamadas grandes siglas partidárias, os dois se juntaram e formaram sua própria coligação, elegendo um vereador.
Agora, a mesma tática está sendo utilizada em função de um projeto que visa colocar na Assembleia Legislativa um representante regional. Assim, siglas de pouca expressão na cena política da região estão se unindo ao PCdoB em torno da pré-candidatura do líder estudantil areia-branquense, Jocsã Cerqueira Cunha, que está trabalhando para disputar uma cadeira de deputado estadual nas eleições deste ano.
O pré-candidato já conta com expressivos apoios de diversas correntes políticas em cidades como Areia Branca, Grossos, Tibau, Serra do Mel, Porto do Mangue, Upanema, entre outras. E no último final de semana Jocsã Cerqueira recebeu mais uma importante adesão na cidade de Grossos. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da vizinha cidade, por meio do seu presidente, Afonso (foto), definiu apoio ao pré-candidato a deputado estadual.
Ao justificar seu apoio a Jocsã Cerqueira, o dirigente do PSOL disse que é importante ter um nome da região na Assembleia Legislativa e o pré-candidato do PCdoB se apresenta como uma boa opção, haja vista ser um jovem responsável e batalhador, defensor das causas da juventude e que demonstra muita vontade de trabalhar pela região. “A região da Costa Branca precisa se fortalecer e buscar seu desenvolvimento. Essa é a oportunidade de termos um legítimo representante na Assembleia Legislativa do Estado”, concluiu Afonso.
Na região Jocsã Cerqueira faz dobradinha com o engenheiro Walter Fernandes (PCdoB), que é pré-candidato a deputado federal, cuja postulação vem sendo bem recebida pelo eleitorado potiguar. 

Extraído do site www.costabrancanews.com

Canindé de França defende que PDT lance o ex-prefeito Agnelo Alves para a Câmara dos Deputados

Foto: Oiveira Wnderley
O advogado, professor e ex-secretário de Reforma Agrária do Governo do Estado, Francisco Canindé de França(foto), é um dos quatro pré-candidatos a deputado federal pelo PCdoB.

Os outros três pré-candidatos do PCdoB são o engenheiro civil e ex-secretário da Prefeitura de Parnamirim, Walter Fernandes; o economista e sindicalista da área de petróleo, Divanilton Pereira; e Tião da Lachonete, liderança de Assú.

Em contato com o blog, Canindé afirmou que o PCdoB ainda não definiu se sairá sozinho para a Câmara federal ou se fará coligação com outra legenda.

Ele frisa que o PCdoB gostaria de fazer aliança com o PDT, mas não sabe se os pedetistas irão lançar candidatos a deputado federal.

“Seria importante que o PDT lançasse candidatos para a Câmara Federal e formasse uma aliança com o PCdoB. Assim nós teríamos mais chances de eleger um deputado federal”, disse Canindé.

Canindé defende que o ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves(PDT), seja candidato a deputado federal.

Ele entende que uma aliança envolvendo o PCdoB e o PDT, tendo Agnelo como candidato a deputado federal, teria grandes chances de eleger um representante para a Câmara Federal.

“Agnelo é uma expressão política estadual, tem um potencial eleitoral enorme, e com o apoio do PDT e do PCdoB teria reais chances de se eleger para a Câmara dos Deputados”, enfatiza Canindé de França.

Só um candidato para o Senado - O pré-candidato do PCdoB a deputado federal afirma que focará sua campanha em setores organizados da sociedade, como educação, reforma agrária, agricultura familiar e juventude. “São setores com os quais tenho muita afinidade”, assinala Canindé.

Canindé ressalta que o PCdoB tende a ter apenas um candidato ao Senado, o jornalista Sávio Hackradt.

“O PDT não apresentará candidato ao Senado. Portanto, a tendência é o PCdoB ter apenas um candidato a senador”.

E acrescenta: “O PCdoB poderá até apoiar um segundo nome para o Senado, mas essa candidatura terá que ter compromisso com a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo do Estado”.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Amigos de Iberê lotam o Vila Folia

 
Ontem em Natal, o evento organizado pelos Amigos de Iberê foi um sucesso de público. Pelo que foi divulgado na imprensa, (já que esse blogueiro não esteve presente), estiveram presentes correligionários de todos os cantos do Rio Grande do Norte.
Os Amigos de Iberê mostraram força e deram a largada na pré-campanha do governador. Agora é mostrar que a saúde está bem e que a campanha será vitoriosa para contagiar todos os correligionários.
Emocionado, o gestor relembrou a trajetória de seu tratamento contra o câncer e demonstrou força. “Com as orações das pessoas, chego ao RN para dizer que venci o câncer e com a graça de Deus e a ajuda do povo vou vencer as eleições”, desejou Iberê.

Wilma de Faria ataca novamente a aliança PMDB-PR-PV

As declarações fortes da ex-governadora Wilma de Faria sobre a possibilidade do grupo liderado pelos deputados Henrique Alves e João Mais e mais a prefeita de Natal, Micarla de Souza, ruir foi um tiro no pé, causando mal estar na base e com direito a respostas incisivas dos aliados.
"Essa infeliz declaração da ex-governadora Wilma de Faria é um desrespeito a atitudes e a compromissos assumidos por mim e pelo deputado federal João Maia", disparou Henrique Alves.
Quem também respondeu a investida da "Guerreira" foi o deputado João Maia em entrevista ao Correio da Tarde. "Walter, Eu reafirmo tudo que disse na entrevista à Tribuna do Norte e mais, no que depender de mim e do PR , já que a aliança também envolve o PV e o PMDB, então depende deles também, a aliança PR/ PMDB/PV está e estará absolutamente mantida.Como você sabe sou um homem e um político de palavra, de honra e de compromissos", afirmou.

Nota do Blog - o temperamento de Wilma de Faria pode levá-la a ter sérios problemas com seus aliados. A coligação montada pelo PMDB, PR, PV tem um objetivo claro, criar as condições eleitorais para eleger os deputados Henrique Alves, João Maia e uma boa bancada na Assembléia Legislativa, entrando o PV nesse quinhão.
Seria ingenuidade da ex-governadora querer articular, na base da truculência, um palanque que favoreça única e exclusivamente a ela. Os tempos são outros!!! 

Globo e Rosalba: tudo a ver

A mensagem do Dia das Mães da senadora-governadorável Rosalba Ciarlini foi considerada propaganda eleitoral antecipada, pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte, que ingressou com uma representação junto à Justiça Eleitoral, contra a candidata.
Para a Procuradoria, “a mensagem de vídeo divulgada em pleno ano de eleições pela senadora, pré-candidata ao cargo de governador do estado, estava carregada de propaganda eleitoral subliminar”.
O procurador eleitoral auxiliar Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, que assina a representação, considerou que "o dia das mães serviu de álibi aparentemente perfeito para justificar a promoção da representada enquanto futura candidata a governadora do estado, na medida em que utilizou a data como motivo para se expor aos futuros eleitores, vinculando seu nome à imagem do seu partido e do número que será utilizado para votação".
A representação da PRE/RN destaca que a senadora inseriu na mensagem o número 25, que será utilizado para a votação da pré-candidata.
"Em assim agindo, a representada realizou propaganda de cunho não apenas pessoal, mas sobretudo eleitoral", destaca o procurador.
A afirmação faz referência a determinado trecho da mensagem, onde a senadora destaca que ser mãe "é desdobrar o dia em 25, 26, em todas as horas necessárias para ser mãe plenamente". 

Extraído do blog da Thaísa Galvão

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil fará campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes na Copa de 2014

Da Agência Brasil

Brasília - A partir de agosto o Ministério do Turismo dará início a uma séria de ações para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo de 2014.

“Vamos lançar uma grande campanha assim que acabar a Copa do Mundo da África”, disse a coordenadora do Programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do ministério, Elisabeth Bahia, em seminário na semana passada para apresentar o programa.

Além de sensibilizar representantes de bares, restaurantes e hotéis das 12 cidades-sede da Copa de 2014 sobre a importância de combater a exploração sexual, o ministério já promoveu cursos de formação para representantes do setor público e entidades voltadas ao combate da exploração sexual nas regiões norte e nordeste. Os cursos também serão ministrados nas demais regiões do país.

Henrique considera declaração de Wilma, desrespeitosa

"Essa infeliz declaração da ex-governadora Wilma de Faria é um desrespeito a atitudes e a compromissos assumidos por mim e pelo deputado federal João Maia".

"Não sei por quais razões querem desestabilizar a candidatura, provavelmente vitoriosa, de Iberê. O governador Iberê sabe do que estou falando e espero que os demais companheiros também saibam".

Foi a primeira reação do deputado federal Henrique Eduardo Alves, de Nova Iorque, agora há pouco, ao ser informado das intenções da ex-governadora em implodir a aliança PMDB-PR-PV, levando os republicanos para uma aliança com o PSB, indicando o candidato a Vice Governador.

E, automaticamente, isolando o PMDB e o PV.

Mesmo contrariando afirmações explícitas do Presidente do PR, a ex-governadora anunciou que em breve a aliança estaria desfeita.

"Política não se faz assim e eu não aceito que as pessoas julguem dessa maneira os seus correligionários", disse Henrique Eduardo Alves, referindo-se às declarações da ex-governadora Wilma de Faria, em visível confronto com o que já anunciou o deputado João Maia.

Para o líder do PMDB na Câmara Federal, "a aliança PMDB-PR-PV não mudará, a não ser que queiram, não sei por quais razões, ou sei, em desestabilizar a candidatura, provavelmente vitoriosa, de Iberê".

Fonte: Blog Fatorrh – Ricardo Rosado

domingo, 23 de maio de 2010

Cerca de 80 lideranças de Mossoró e da região Oeste discutem com Carlos Eduardo Alves propostas para o programa de governo


O PDT e o PCdoB iniciou ontem sábado(22) por Mossoró uma série de seminários regionais que o partido vai realizar para colher propostas para o programa de governo do pré-candidato pedetista ao Governo do Estado, ex-prefeito Carlos Eduardo.
Os outros seminários irão acontece em Caicó, Natal, Santa Cruz, Assú, Nova Cruz e João Câmara.
“O programa de governo não pode mais ser uma peça de ficção para enganar tolos. É preciso que seja formulado com a participação dos potiguares e seja um programa efetivo, que se reverta em obras e ações em benefício da população”, disse Carlos Eduardo no seminário do PDT, que aconteceu.
Carlos anunciou que registrará a versão final do seu Plano de Governo na Justiça Eleitoral, para deixá-lo à disposição da população. “As pessoas precisam expor suas idéias e participar do processo para que, juntos, possamos fazer um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, afirmou o pré-candidato do PDT.
Participaram da primeira rodada de debates em torno do plano de governo de Carlos Eduardo cerca de 80 pessoas entre técnicos e membros do PDT e do PCdoB de nove municípios: Mossoró, Areia Branca, Assu, Apodi, Grossos, Ipanguaçu, Baraúna, José da Penha e Riacho da Cruz.
Dentre as lideranças políticas, estavam o vereador por Mossoró, Jório Nogueira (PDT), os pré-candidatos a deputado federal Canindé de França e Walter Fernandes (ambos do PCdoB), e pré-candidatos do PCdoB no Oeste a deputado estadual: Gutemberg Dias, Flaviano Monteiro, Jocsã Cerqueira Cunha e Francisca Neide.
Também esteve presente o pré-candidato a senador pelo PCdoB), jornalista Sávio Hackradt.

APAE promove feijoada beneficente

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estudantes promovem protesto em frente ao Congresso Nacional


Estudantes fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional em favor da distribuição de parte dos recursos do Fundo do Pré-Sal para a educação.Estudantes fazem caminhada pela Esplanada dos Ministérios e se reúnem em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O ato foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). Os manifestantes pedem que 50% dos recursos vindos do Fundo Social do pré-sal sejam destinados à educação. (Foto: Antônio Cruz/ABr)

Fonte: G1

Após ficha limpa, Senado aprova reajuste de 7,7% a aposentados


O Senado manteve nesta quarta-feira (19) o reajuste de 7,7% dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo e o fim do fator previdenciário, que haviam sido aprovados pela Câmara no início do mês. A proposta inicial do governo, que foi enviada por meio de medida provisória ao Congresso, era de um reajuste de 6,14%, retroativos a janeiro. O reajuste de 7,7% representa um gasto extra de R$ 1,7 bilhão em relação à proposta original.
Apesar da aprovação, o projeto vai para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) no entanto, já havia dito que a diferença de R$ 600 milhões entre os 7% que o governo admite pagar e os 7,7% aprovado pela Câmara é “irrelevante”.

Os parlamentares ficha suja do RN no Congresso Federal


Circula pela internet uma lista com os nomes dos parlamentares que atuam no Congresso Nacional que não podem ser considerados "ficha limpa". Abaixo segue a relação do nosso estado.
Deputados
Fábio Faria (PMN-RN)
Inquérito 2454 - crimes eleitorais.
Rogério Marinho (PSB-RN)
Inquérito 2571 - corrupção passiva. O procedimento corre em segredo de
Justiça.
Senadores
Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Inquérito 2646 - Crimes de responsabilidade durante gestão como prefeita .
Mas, como eles tem processos anteriores a promulgação da lei, eles estarão livres para desenvolverem suas ações parlamentares e eleitorais. 

Carlos Eduardo em campanha visita Mercado do Peixe e conversa com populares

O pré-candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT), voltou nesta quarta-feira(19) ao Mercado do Peixe, uma das mais importantes obras de sua gestão como prefeito de Natal.
Acompanhado do vereador Raniere Barbosa (PRB) e do jornalista Sávio Hackradt (PCdoB), pré-candidato a senador, Carlos Eduardo conversou com comerciantes e clientes do mercado, localizado no Canto do Mangue, bairro das Rocas, e almoçou com lideranças da Zona Leste.

Durante as quase duas horas em que permaneceu no Mercado do Peixe, Carlos Eduardo não parou de receber cumprimentos dos concessionários e dos freqüentadores.

Todos manifestavam o reconhecimento pela realização da obra. O Mercado foi construído durante a administração de Carlos Eduardo na Prefeitura do Natal e entregue à população no dia 5 de julho de 2007.
Antiga reivindicação da comunidade, a obra pôs fim à precariedade da estrutura comercial que antes existia no Canto do Mangue, tradicional destino de muitos natalenses em busca por pescado.

Após percorrer os boxes do mercado, Carlos Eduardo almoçou com lideranças comunitárias ligadas ao vereador Raniere Barbosa.
Falou sobre o seu projeto de se eleger governador e das propostas que pretende implementar no Estado.

PCdoB reúne lideranças em Tibau e oficializa apoio à candidatura da prefeita interina


PCdsoB FOTO
A prefeita interina de Tibau, vereadora Evaneide Fernandes da Costa, “Neinha” (PSB), ganhou mais um reforço importante à sua candidatura à reeleição no pleito eleitoral complementar marcado para daqui a um mês, ou seja, dia 20 de junho. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) acaba de oficializar apoio à candidata.
Em reunião com os dirigentes do partido em Tibau, os pré-candidatos Jocsã Cerqueira e Walter Fernandes, da cúpula estadual do PCdoB, oficializaram apoio à prefeita e candidata “Neinha” (foto). O encontro começou como uma “conversa de alpendre” e logo atraiu pessoas simpáticas às propostas do partido nas eleições gerais de outubro deste ano.
Para Jocsã Cerqueira, pré-candidato a deputado estadual por Areia Branca, a opção pelo nome da prefeita interina resulta do fato de ela estar realizando um bom trabalho à frente da prefeitura, mesmo na interinidade. “Tibau passa por um caos e “Neinha” se coloca como esperança”, justificou o líder do PCdoB areia-branquense.
Presente no encontro, o engenheiro Walter Fernandes, pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, endossou o ponto de vista do companheiro Jocsã Cerqueira e se colocou à disposição do povo de Tibau, especialmente da prefeita interina, para somar forças em favor da cidade e do seu povo. “O PCdoB chega para somar com aqueles que sonham por uma Tibau melhor”, concluiu.

Extraído do site www.costabrancanews.com

Senador afirma que campanha no RN é prioridade para o PDT

Entrevista / Cristovam Buarque / senador
Um dos líderes nacionais do PDT, o senador Cristovam Buarque afirmou que o partido tem a candidatura de Carlos Eduardo a governador do Rio Grande do Norte como uma das prioridades. Além da eleição potiguar, a do Maranhão e do Paraná são elencadas como prioritárias pelo senador. Já no cenário nacional, o senador, que chegou a ser cotado para disputar a presidência da República, assume a candidatura à reeleição e critica os dois principais nomes para disputar a sucessão do presidente Lula. 

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Contas públicas em tempo real


Os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes têm menos de dez dias para começar a divulgar informações financeiras em tempo real, em meios eletrônicos de acesso público, de acordo com a Lei da Transparência. Na prática, dados públicos relativos a orçamento e gastos com o funcionalismo, que antes eram de difícil acesso ou até mesmo escondidos ou escamoteados pela administração pública, agora deverão estar na internet de forma objetiva.
A regra é clara, expressão imortalizada pelo árbitro de futebol Arnaldo Cezar Coelho, se aplica perfeitamente a esse caso. Não há dúvida, não há chance para recurso, não tem que consultar o jurídico, não pode adiar. Há que se cumprir. Isso vai acontecer? A julgar pelo andar da carruagem, parcialmente. A maioria dos quase 300 municípios brasileiros que se enquadram nessa situação ainda não revelou o endereço virtual da transparência. Muitas prefeituras nem se mexeram e estão à espera do que vai acontecer. Outras tomarão as providências técnicas em cima da hora e poderão prestar o serviço pela metade. A sorte está lançada e na contagem regressiva dá para contar nos dedos os dias que faltam. A lei vigora a partir da próxima quinta-feira, 27 de maio. Quem descumprir, pode ser impedido de contratar operações de crédito e de receber transferências voluntárias de valores públicos da União.

Atendendo pedido do Marcco, TCE vai disponibilizar em sua página na internet gastos das prefeituras

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção(Marcco) entregou nesta terça-feira(18) um pedido oficial ao Tribunal de Contas (TCE) para que seja dada maior transparência aos gastos das prefeituras municipais.

A proposta é que o TCE divulgue no seu site oficial as despesas das prefeituras com obras, contratação de empresas e outros gastos.

A Lei de Responsabilidade Fiscal já determina que as prefeituras informem periodicamente estes dados ao TCE.

O Marcco propõe que o cidadão tenha acesso a todos os números.

Como muitas prefeituras não têm página na internet e nem Diário Oficial, o Marcco sugere que site do TCE se transforme no espaço para disponibilizar os balancetes.

“Vamos fazer a solicitação em nome da transparência na administração pública”, diz a Promotora de Justiça Juliana Limeira(foto), coordenadora do Marcco.

O pedido foi entregue à presidente do TCE, conselheira Adélia Sales.

Adélia foi bem receptiva ao pedido do Marcco e prometeu que até o final de maio estará disponibilizando no site do TCE todos os gastos das prefeituras, que já são enviados ao Tribunal de Contas.

Vox Populi: 31% admitem votar no candidato de Lula


Foto: Dvulgação
Iberê e Carlos Eduardo: os dois pré-candidatos de Lula ao Governo do RN

O apoio do presidente Lula poderá ser importante na eleição para o Governo do Estado.

É o que aponta a pesquisa Vox Populi/TV Bandeirantes.

Segundo a pesquisa, 31% dos eleitores entrevistados admitem que votariam no candidato apoiado por Lula.

Outros 42% responderam que poderiam votar no candidato apoiado pelo presidente, mas condicionaram esse apoio ao nome do candidato.

Não votariam no candidato de Lula 15%. E 15% disseram que não levariam em conta o apoio do presidente na hora de votar.

O problema é que Lula terá dois candidatos ao Governo do Estado: Iberê Ferreira(PSB) e Carlos Eduardo(PDT). Os eleitores de Lula, portanto, estarão divididos entre Iberê e Carlos.

Com 87% de avaliação positiva, Governo Lula faz Dilma liderar disputa presidencial no RN

Foto: Ricardo Stuckert
                                            Dilma lidera disputa presidencial no RN na esteira da popularidade de Lula


A avaliação do Governo do presidente Lula no Rio Grande do Norte é espetacular, segundo os números da pesquisa Vox Populi.

O Vox Populi perguntou:
De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do Presidente Lula à frente do governo federal?
Eis o resultado:
Ótimo 50%
Bom 37%
Regular positivo 9%
Regular negativo 2%
Ruim 1%
Péssimo 1%

Somados o ótimo e o bom, a avaliação positiva do Governo Lula no RN atinge 87%.

Fonte: Blog do Oliveira

Governo Lula é aprovado por 87% dos potiguares


De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do Presidente Lula à frente do governo federal? Você diria que está sendo: Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?
Ótimo - 50%
Bom - 37%
Regular positivo - 9%
Regular negativo - 2%
Ruim - 1%
Péssimo - 1%
Não Sabe - 0%
Tabela Agregada
Positiva - 87%
Regular - 11%
Negativa - 2%
Não Sabe - 0%
Extraído do Blog do Marcos Dantas

Natal terá eleição com voto biométrico em 2012

O próximo pleito municipal vai marcar a entrada de Natal na era das eleições digitais. Em 2012, os natalenses vão escolher o próximo prefeito através do voto biométrico, o sistema que permite a identificação do eleitor através da impressão digital. A informação é do presidente do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do RN), desembargador Expedito Ferreira. 

De acordo com o magistrado, o recadastramento dos 517.856 eleitores da capital será realizado no próximo ano. Nas eleições deste ano, 100 mil eleitores de 11 municípios – correspondente a 5% do eleitorado potiguar – votarão pelo novo sistema.

Para Expedito Ferreira, o sistema biométrico elimina a possibilidade de fraudes nas eleições. “É uma segurança maior para a Justiça Eleitoral e para os partidos políticos. Com isso, temos a garantia que nenhum eleitor votará n lugar do outro”, explicou.

O desembargador disse que, no pleito de 2010, o eleitor terá que apresentar, além do título, um documento de identificação com foto. Isso, segundo ele, vai ajudar na “transparência” da eleição.

Corrupção desvia por ano R$ 41,5 bilhões, diz Fiesp / Brasil


Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que, se os apelos por moral e ética parecem não sensibilizar parlamentares e governantes, os custos econômicos deveriam.
De acordo com estudo do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, o custo médio anual da corrupção no Brasil é de pelo menos 1,38% do PIB (a soma de toda a riqueza produzida no país), algo como R$ 41,5 bilhões que são desviados todos os anos para os bolsos de políticos e grupos aliados em vez de serem injetados na economia.

A Fiesp simulou o quanto poderia ser investido a mais em determinados setores-chave da economia, caso o dinheiro desviado pelos corruptos fosse aplicado na economia. Na educação, a quantidade de alunos matriculados na rede pública do ensino básico poderia subir 47%, ou seja, de 34,5 milhões de jovens e crianças para 51 milhões.
Segundo as estimativas do PAC, o total de domicílios com acesso a esgoto é de 22,5 milhões. Com menos corrupção, outras 23,3 milhões de casas poderiam receber esgoto, uma alta de 103,8%. Na saúde, a quantidade de leitos para internação poderia crescer 89%: mais 327.012 leitos. Sem corrupção, o PAC poderia construir casas populares para atender outras 2,9 milhões de famílias além das 3,9 milhões beneficiadas hoje.
Para combater o fenômeno, a Fiesp aconselha reformas como a reavaliação da representatividade no Congresso e regras claras para o financiamento de campanha.
NOTA PUBLICADA NO BLOG DO NOBLAT/O GLOBO

terça-feira, 18 de maio de 2010

Marcha dos prefeitos começa nesta terça com foco em royalties e saúde


Começa nesta terça-feira (17) em Brasília a 13ª Marcha dos Prefeitos. Cerca de 4 mil prefeitos vão se reunir por três dias para defender temas como a redistribuição dos royalties do petróleo de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o aumento dos repasses da União para aplicação na área da saúde.
A terça será de apresentação das reivindicações dos municípios e dos projetos em tramitação no Congresso Nacional que são de interesse das prefeituras. Na quarta (18), participarão do evento os três de pré-candidatos à Presidência da República que aparecem à frente nas pesquisas de intenção de voto. Dilma Rousseff, pré-candidata pelo PT, e Marina Silva, que disputará a eleição pelo PV, já confirmaram presença, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O pré-candidato do PSDB, José Serra, também foi convidado.
Os três vão responder a perguntas formuladas pela CNM. Ainda na quarta, os prefeitos se reunirão no Congresso com bancadas de parlamentares. A marcha termina na quinta-feira (19), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um dos principais temas da Marcha será a redistribuição dos royalties do petróleo, segundo o presidente da CNM, Paulo Zilkosky.
Fonte: G1

Hoje é o dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes


No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aqui em Areia Branca a programação para esta Terça Feira segue o seguinte cronograma: panfletagem pela manhã e a tarde as 17:00 caminhada saindo do Promad ate a quadra de esportes Nazir Pereira Jr na Cohab.

PDT vai realizar três seminários para ouvir sugestões para o programa de governo de Carlos Eduardo


O PDT vai realizar três seminários para obter subsídios visando à elaboração do programa de governo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo do Estado pela legenda pedetista.

O primeiro seminário irá acontecer na cidade de Mossoró, já no próximo sábado(22).

O segundo seminário acontecerá na cidade de Caicó, no dia 29 de maio.

Natal sediará a realização do terceiro seminário do PDT.

Evento irá ocorrer no dia 5 de junho.

Segundo Carlos Eduardo, o PDT quer ouvir a população e as lideranças políticas regionais sobre as propostas que serão inseridas no programa de governo do partido.

Governador anuncia concurso com 4 mil vagas para rede estadual de ensino público


O governador Iberê Ferreira de Souza confirmou que ainda neste primeiro semestre será lançado o edital para realização de concurso público com 4 mil vagas para a rede estadual de ensino. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), durante a abertura da 7ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento, no auditório da Fiern em Natal. O evento discutiu a educação como tema central.
"Além desse concurso, ainda esse ano vamos inciar a reforma e ampliação de 115 Centros Profissionalizantes Especializados para nossa rede estadual de ensino. Isso siginifica que estamos dando total atenção à educação, cuidando da estrutura e do saber", afirmou Iberê Ferreira.

Clinica Gary Brasil agora tem o laboratório clinico Lapec

A Clinica Gary Brasil esta sempre inovando o seu quadro de médicos para um melhor atendimento aos clientes. Os bioquímicos Roberto Garcia e Drª Kamala instalam na clínica o Laboratório Clínico LAPEC, todos os tipos de exames com resultado no mesmo dia e pela internet podem ser feitos a partir de hoje na clínica. Atendemos pelos convénios Amil, MedMais, Bradesco, Petrobras e particular. Também atendem na clicina os médicos Theodoro cardiologista, Alexandre Arruda cardiologista, João Carlos acunpultura e shiatus, Terêncio Barros psiquiatra e Lázaro geriatra.

Souza e Bruno confirmam voto a Vilma de Faria para o senado


A Ex-governadora Vilma de Faria dedicou a Segunda Feira 17/05, a entrevistas no rádio e tv e recebeu lideranças politicas na sede do PSB. Dentre as diversas conversas com lideranças da capital e do interior, Vilma recebeu a confirmação de apoio ao seu projeto para o senado do prefeito Souza e do vice Bruno Filho e mais 6 vereadores governistas. Importante município na região salineira, Areia Branca dará uma boa votação a Vilma.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CTB vence eleição para o Sindicato dos Correios do RN


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB obteve importante vitória nas eleições para a renovação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte – SINTECT-RN. O pleito foi realizado na última sexta-feira, 14, e o resultado revela que a disputa foi intensa: a Chapa 1 – Sindicato independente, classista e de luta, apoiada pela CTB, alcançou 328 votos, enquanto que a Chapa 2, da oposição cutista, recebeu 298 votos.
A chapa vitoriosa reúne experiência e renovação. É formada por integrantes da atual diretoria e por novas lideranças que se afirmaram em seus locais de trabalho, em igual proporção. Será dirigida por Moacir Soares, atual presidente da entidade, que assim conquista a reeleição. Moacir também é o presidente estadual da CTB-RN.
Diferença – A pequena diferença na votação obtida pelas chapas reforça as denúncias feitas pela Chapa 1, no decorrer da campanha, de que haveria uma aliança firmada pela CUT com a direção local da Empresa. Esta aliança já havia sido estabelecida na última eleição, quando a diferença entre as chapas foi ainda menor.
Segundo o presidente reeleito, Moacir Soares, “agora é o momento de unir a categoria para as lutas contra a quebra do monopólio postal; contra a precarização da Empresa; pela convocação do Concurso Público; e por melhores condições de trabalho e salários”.

Inscrições para o Sisu começam a partir de junho

As datas de inscrição e como vai funcionar a próxima rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema entre 10 e 14 de junho.

O MEC ainda não tem uma estimativa de quantas universidades e institutos vão participar do processo, nem de quantas vagas serão oferecidas, pois nesta semana começa o período de adesão para as instituições interessadas em participar do Sisu. Para o primeiro semestre de 2010, 51 universidades participaram do sistema, mas nem todas realizam processos seletivos duas vezes ao ano.