quarta-feira, 31 de março de 2010

Ato de renúncia de Wilma já foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira


Assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria (PMN) foi publicado nesta quarta-feira (31), o ato de renúncia da governadora Wilma de Faria (PSB). Até às 13h, Wilma responde pelo Governo do Estado, depois de sete anos e três meses no cargo. Na véspera de deixar o poder, ela passou a manhã assinando atos e entregando obras em Natal. À tarde foi a Caicó, depois a Macaíba e encerrou à noite na Zona Norte de Natal, onde inaugurou o Complexo Cultural de Todos, a antiga Penitenciária João Chaves. Em horários nobres das tvs, passava a mensagem de despedida, gravada por Wilma.
Como o Blog antecipou há dias, Wilma vai passar a Semana Santa em um SPA. O advogado José Maurício, namorado da governadora, acompanhará na viagem. Quando retornar, depois de 10 dias, ela abrirá escritório político e cuidará da sua candidatura ao Senado. Desde 1997, quando retornou a Prefeitura do Natal, que Wilma exerce cargos no executivo. Em 2002, só ficou apenas nove meses sem caneta, já que teve que renunciar a prefeitura para concorrer ao Governo. Mas, foram mais de 14 anos nas regalias do poder e com a caneta na mão. Nesse tempo, fez o minúsculo PSB virar partido grande no Rio Grande do Norte.

Vários prefeitos e ex-prefeitos do Seridó foram prestigiar a posse do novo governador


Canindé Soares
Plenário e galerias da Assembleia Legislativa
Além das várias autoridades judiciais, eclesiásticas, militares... Os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), o presidente do TRE, Expedito Ferreira de Souza e o desembargador Amaury Moura Sobrinho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, Rafael Godeiro... Muitas lideranças do interior foram prestigiar a posse do governador Iberê Ferreira de Souza.
Do Seridó, o Blog viu os prefeitos: Bibi Costa (Caicó), Geraldo Gomes (Currais Novos), Sinval Salomão (Florânia), Nilton Medeiros (Ouro Branco), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Erivan Costa (Lagoa Nova), Sally Araújo (Cruzeta), Ivanildinho Albuquerque (Timbaúba dos Batistas), Antônio Carlos, o Tom (Acari), Dr. Bezerra (São Vicente), Vanildo Fernandes (Equador)... Além dos ex-prefeitos Luciano Lopes (Jucurutu), Joci Lins (São Vicente), Edimar Medeiros (Jardim do Seridó), Flávio José (Florânia)... 
"Souza" prefeito de Areia Branca esteve presente a solenidade.

terça-feira, 30 de março de 2010

Nota da UJS-RN


Ontem, em uma entrevista a uma rádio de Natal, o presidente estadual do PSDB, Rogério Marinho, afirmou que a candidata a presidente do Brasil, Dilma Roussef, “não tem luz própria”. Indo mais além, ele diz que “o presidente está levando a ministra pelo braço”.

Rogério repete, com menor sutileza, os ataques preconceituosos e machistas de um setor atrasado da sociedade brasileira, alijado do governo central nos últimos 8 anos e que não possui discurso ou projeto para apresentar ao Brasil.

Na mesma linha, o tucano afirma que “quando o eleitor começar a comparar os candidatos e constatar que ela não tem experiência na vida pública num cargo eletivo, já que nunca foi sequer vereadora, verá que ela não é a melhor opção”. Ignorando a realidade, ele parece desconhecer as mudanças sociais e o recente desenvolvimento brasileiro promovido por um presidente que nunca havido exercido cargo no executivo.

Mais que isso, Rogério deveria olhar um pouco para o passado para constatar que não é essa a comparação que faremos em outubro deste ano. Basta analisar o período de 1994 a 2002, em que o PSDB esteve à frente do governo federal, para concluir que hoje sim o país começa a trilhar um caminho próprio e soberano rumo ao crescimento com distribuição de renda.

O que está em jogo nas eleições de outubro não é a experiência de vida pública. O Brasil não quer voltar para trás e, por isso, o momento é de crescimento de Dilma nas pesquisas e queda de José Serra. A UJS aproveitará o momento do seu 15º Congresso Nacional e 8º Congresso Estadual para reafirmar o caminho soberano para o nosso povo, um caminho de crescimento, participação popular nas decisões nacionais e redução da pobreza.

União da Juventude Socialista – RN
30 de março de 2010

Prefeitura distribuirá 2 mil quilos de peixe aos cadastrados no Bolsa Familia


A Prefeitura Municipal de Areia Branca e o governo do estado vão distribuir 2 mil quilos de peixe de espécie variada as famílias cadastradas no programa Bolsa Família. O Produto foi comprado aos pescadores do município. Os beneficiarios vão receber uma ficha na tarde desta Terça Feira dia 30-03 a partir das 13:00h no espaço cidadão. Os que moram na cidade receberão o produto na Sec. de Agricultura.

RN terá novo governador a partir de amanhã: Wilma sai e Iberê assume

A pouco mais de vinte e quatro horas de ser empossado no cargo de governador do Rio Grande do Norte, o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa desembarcou  no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Depois de 15 dias em São Paulo, onde foi para fazer um checape e terminou retirando um nódulo cancerígeno do pulmão, Iberê Ferreira chegou e não escondeu a emoção.
Amanhã, às 16h, Iberê Ferreira será empossado no cargo de governador do Rio Grande do Norte. Depois de três anos e quatro meses como vice-governador na administração de Wilma de Faria, ele assume o cargo com a renúncia da chefe do Executivo, que será candidata ao Senado Federal. 

A solenidade está prevista para às 16h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Iberê Ferreira será empossado no cargo pelo presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria. Para o evento serão instalados telões no hall e também no auditório da AL. 

Após ser empossado governador, Iberê Ferreira irá até o Palácio da Cultura, onde será instalado um palanque para transmissão do cargo e em seguida o primeiro pronunciamento do novo governador. 

segunda-feira, 29 de março de 2010

“É preciso fortalecer os partidos”, defende o professor Erick Pereira

O advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Erick Pereira, criticou o discurso do personalismo político, que, na opinião dele, enfraquece os partidos, enquanto fortalece candidatos individuais. Para o especialista em Direito Eleitoral, as legendas precisam trocar essa prática, considerada atrasada, pelo que chama de “discurso com viés republicano e democrático”.

“Você não pode partir nunca para o discurso de que a prioridade do partido é a candidatura de fulano ou cicrano. Não, isso enfraquece o partido político. O que você tem que ter como discurso é que eu preciso ter um viés republicano, um viés democrático. Eu só tenho esse viés fortalecendo os partidos”, comentou.

Para Erick Pereira, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de vincular as coligações proporcionais às majoritárias vai na direção do fortalecimento das legendas, porque os partidos a agirem com o mínimo de coerência durante a composição da alianças eleitorais.

A autonomia partidária, segundo o professor, não pode ser pretexto para formação de “qualquer tipo de coligação”. “Eu tenho que discutir a coletividade, não a individualidade”, advertiu.

Erick Pereira pontuou ainda que o sistema político brasileiro é sobrecarregado de partidos – fenômeno que chama de “multipartidarismo”. Essa quantidade exagerada de partidos termina levando os eleitores a se identificarem mais com os candidatos, em detrimento dos partidos.

O advogado destacou que prevalece no Brasil “um jogo de interesses muito forte” e que, na maioria das vezes, a classe política legisla em causa própria. Para Erick Pereira, a primeira mudança que precisa acontecer é a cultural.

domingo, 28 de março de 2010

Carlos Eduardo e Álvaro Dias recebem apoio de lideranças de Currais Novos e de Cerro Corá


O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e o deputado Álvaro Dias, pré-candidatos a governador e vice pelo PDT, estiveram nesta sexta-feira(26) visitando os municípios de Currais Novos e Santa Cruz.
Em Currais Novos, eles mantiveram contatos com várias lideranças políticas e conquistaram o apoio do ex-vereador Francisco Medeiros(camisa branca), ex-candidato a prefeito de Currais Novos.

“É um apoio importante, pois Medeiros foi vereador, presidente do PMDB e candidato a prefeito obtendo uma boa votação. É uma força eleitoral significativa para nossa candidatura”, disse ao blog o deputado Álvaro Dias.

Carlos e Álvaro também receberam o apoio do presidente do PT de Currais Novos, Ronaldo Gomes.
E ainda de dois vereadores de Cerro-Corá: Ronaldo Vilar(camisa listrada amarela-cinza), presidente da Câmara Municipal, e Edivaldo Pereira(ao lado de Ronaldo). Os dois pertencem ao PSDB.

Em Santa Cruz, Carlos Eduardo Alves diz que vai para o segundo turno

Foto: Wallace Maxsuel
Petrônio Spinely, Antenor Roberto, Hugo Tavares, Carlos
Eduardo e Álvaro Dias: PT, PC do B e PDT juntos

Quando de sua visita na cidade de Santa Cruz, nesta sexta-feira(26), o ex-prefeito Carlos Eduardo(PDT), pré- candidato a governador, recebeu o apoio oficial do grupo liderado pelo médico e ex-candidato do PT à prefeitura municipal, Petrônio Spinely.

Carlos estava acompanhado do deputado Álvaro Dias, pré-candidato do PDT a vice-governador; e do presidente do PC do B no RN, Antenor Roberto.

Além de conversar com Petrônio e com outras lideranças do PT de Santa Cruz, Carlos Eduardo concedeu entrevista a uma emissora de rádio local e participou de um debate na Câmara Municipal.

Na entrevista, Carlos ratificou sua candidatura ao Governo do Estado e demonstrou otimismo quanto a sua ida para o segundo turno. “A repercussão ao nosso nome é muito boa e temos certeza que iremos para o segundo turno. Só não sabemos com quem”, afirmou Carlos Eduardo.

Carlos e Álvaro também mantiveram contatos com um grupo de militantes da área cultural de Santa Cruz, tendo à frente o cantor, compositor e poeta popular Hugo Tavares.

Na ocasião, Carlos e Álvaro convidaram Hugo para assumir a presidência do PDT de Santa Cruz. Hugo aceitou o convite.

Fenômeno: Presidente Lula alcança seu maior indice de popularidade, diz pesquisa Datafolha


Foto: Divulgação
Grande desafio de Lula é transferir sua popularidade para a ministra Dilma Rousseff

O presidente Lula continua voando em céu de brigadeiro, para desespero dos seus desafetos.

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, Lula atingiu no final de março sua melhor avaliação desde que assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2003.

Os índices são espetaculares: 76% dos brasileiros ouvidos pela pesquisa consideram o governo Lula ótimo ou bom.

Os que consideram o governo regular somam 20% e apenas 4% apontam o governo Lula como péssimo.

O grande desafio de Lula será transferir sua popularidade para a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto.

A conferir.

sexta-feira, 26 de março de 2010

No dia do aniversário do PCdoB, comunistas são homenageados

A Câmara Municipal do Natal realizou duas homenagens na sessão solene da noite desta quinta-feira.
No dia em que o PCdoB completa 88 anos de fundação, o vereador do partido, George Câmara, concedeu títulos de Cidadão Natalense ao procurador estadual Antenor Roberto Soares de Medeiros e ao ex-deputado estadual Antônio de Farias Capistrano.
“Essa sessão tem por finalidade homenagear duas personalidades de diferentes vertentes. Traços comuns entre ambos são as convicções e o compromisso com as lutas sociais para combater as explorações dos nossos tempos. Os dois são dirigentes do Partido Comunista do Brasil, no Rio Grande do Norte”, destacou George.
Novos cidadãos natalenses, Antenor Roberto nasceu em Currais Novos, e Antônio de Farias Capistrano, na cidade de Cajazeiras, na Paraíba. 
Presentes à Sessão Solene os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Aquino Neto (PV), Bispo Francisco de Assis (PSB), Raniere Barbosa (PRB), Edivan Martins (PV), Julia Arruda (PSB) e Hermano Morais (PMDB).

Carlos Eduardo Alve visita nesta sexta-feira as cidades de Currais Novos e de Santa Cruz

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, candidato ao Governo do Estado, estará nesta sexta-feira em Currais Novos durante o dia e em Santa Cruz à noite.

Em Currais Novos Carlos Eduardo deve fazer uma visita ao ex-prefeito José Lins.

Zé Lins é pré-candidato a deputado estadual.

O ex-prefeito tem dificuldades para apoiar as candidaturas de Iberê Ferreira e de Rosalba Ciarlini.

É que os principais adversários de Zé Lins – prefeito Geraldo Gomes e deputado Ezequiel Ferreira – estão apoiando Rosalba e Iberê, respectivamente.

Zé Lins está sem um palanque na majoritária.

É aí que entra Carlos Eduardo.

Em Santa Cruz, o candidato do PDT ao Governo participará de um debate na Câmara Municipal e receberá oficialmente o apoio do diretório municipal do PT.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Álvaro Dias acredita na possibilidade do PMDB apoiar a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo do Estado

O deputado Álvaro Dias(PDT) acredita que com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral sobre as coligações partidárias muda o quadro político no Estado.
Com essa mudança, segundo Álvaro, a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves(PDT) pode ser beneficiada.
Ele acredita que Carlos pode vir a ter o apoio do PMDB, que terá de mudar de rumo na sucessão estadual depois da decisão do TRE.
“Existe uma possibilidade muito grande de o próprio PMDB fazer uma nova opção.
E a alternativa seria o apoio à candidatura de Carlos Eduardo Alves. Garibaldi tinha anunciado o apoio à Rosalba Ciarlini e Henrique Alves a Iberê Ferreira. Mas com essa decisão do TRE, delimitando o partido de ter apenas um candidato ao posto Executivo, e pelas afinidades que eu e Carlos Eduardo possuímos com o PMDB, acredito que haja uma grande possibilidade de que o partido venha adotar Carlos como candidato oficial”, declarou Álvaro Dias em entrevista ao blog de Robson Pires.
Álvaro acrescentou: “Até mesmo porque Henrique faz parte da base de sustentação do presidente Lula e tem dito repetidas vezes que não pode apoiar um candidato que não faça parte dessa base de apoio. Por isso todas as características levam a crer que esse nome seria do ex-prefeito Carlos Eduardo, que é do PDT e da base do presidente Lula. Portanto, teria todas as condições de aglutinar o apoio do PMDB em torno de sua candidatura”.

Líder do PT de Santa Cruz, Petrônio Spinelly, diz que candidatura de Iberê Ferreira representa o que há mais de retrógrado na política do RN

Embora tenha aprovado uma resolução priorizando aliança com o PSB na eleição para o Governo do Estado, o PT não está unido em torno do apoio à candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza(PSB) à sucessão estadual.
Algumas correntes do partido e alguns diretórios municipais petistas defendem o apoio do partido à candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao Governo pelo PDT.

É o caso do PT de Santa Cruz, que está unido em torno do nome de Carlos Eduardo.

“O diretório municipal de Santa Cruz já aprovou apoio ao nome de Carlos Eduardo para o Governo do Estado e essa decisão nós já comunicamos à direção estadual do PT”, disse ao blog o médico Petrônio Spinelly(foto), candidato a prefeito de Santa Cruz pelo PT na eleição de 2008.

Petrônio anunciou para a próxima sexta-feira(26) a presença de Carlos Eduardo em Santa Cruz para um debate, às 19 horas, com os petistas e outros segmentos da sociedade local.

Críticas a Iberê

Petrônio não poupa críticas ao vice-governador. Ele afirma que a trajetória política de Iberê é toda vinculada ao coronelismo político e ao conservadorismo.

“Nós que conhecemos de perto Iberê sabemos que sua candidatura representa o que há de mais conservador e de retrógrado na política do Rio Grande do Norte. É um político que sempre esteve ao lado das forças mais atrasadas e retrógradas da política do Estado e do País”, enfatiza Petrônio.

Segundo o líder petista de Santa Cruz, as principais lideranças do PT no Estado estão com Iberê, mas as bases do partido votam em Carlos Eduardo. “Noventa por cento das bases do PT vota em Carlos Eduardo para o Governo”, assinala Petrônio.

O ex-candidato a prefeito de Santa Cruz observa que nenhum dos principais líderes estaduais do PT elogia Iberê Ferreira.

“A gente não vê o deputado Mineiro, a deputada Fátima e outras lideranças do PT elogiarem de forma contundente a figura política de Iberê. Eles apenas justificam o apoio a Iberê por causa das questões políticas nacionais. A própria Fátima se derrama em elogios a Carlos Eduardo. Mas não vejo Fátima rasgar elogios a Iberê”, declara Petrônio.

O militante petista ressalta a importância da candidatura de Carlos Eduardo ao Governo, argumentando que o ex-prefeito é um político jovem, moderno, com experiência administrativa e bem mais próximo ao projeto do PT em nível nacional.

“Não se pode comparar Carlos Eduardo com Iberê. Carlos tem idéias avançadas, já demonstrou sua capacidade administrativa – governando inclusive com o PT de Natal – e está muito mais próximo ao projeto do PT nacional do que Iberê. Carlos é o que existe de novidade na sucessão estadual de 2010”, diz Petrônio Spinelly.

Sávio lança candidatura de Jocsã Cerqueira a Deputado Estadual


Jocsã, Walter Fernandes, Cleodon e Sávio Hackradt
O Pré candidato ao senado pelo PCdoB jornalista Sávio Hadrack visitou nesta Quarta Feira as cidades de Grossos e Areia Branca. Sávio foi entrevistado no programa Costa Branca em Debate e falou sobre o seu projeto politico que desenvolverá quando chegar ao senado. Com a imprensa local ele almoçou no hotel Costa Atlântico e apresentou Jocsã Cerqueira como candidato a Deputado Estadual pela coligação que tem Carlos Eduardo candidato ao governo. A tarefa é árdua mais não impossível de vencer disse Sávio Hadrack.

terça-feira, 23 de março de 2010

Areia Branca receberá ambulância do SAMU esta semana


Ambulância atenderá urgências na cidade


Areia Branca está entre os vinte e um municípios do RN que receberá uma ambulância de suporte básico para expansão do SAMU. A entrega desses veículos fazem parte do projeto de regionalização do Serviço Móvel de Urgência aprovado pelo Ministério da Saúde. Na região Oeste Mossoró, Apodi e Areia Branca serão contempladas com o beneficio.

Diretor do Instituto Vox Populi diz que Dilma Rousseff pode ganhar eleição já no primeiro turno

O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País.

Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde desta segunda-feira, 22, para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos.

Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".

Cautela

Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: "pesquisa é diagnóstico, não prognóstico".

"O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.

De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.

Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. "E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma", afirmou.

Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem."O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula".

Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo - Hoje

Dia de festas nas televisões de Natal

Todos juntos...como a governadora Wilma de Faria e o deputado-líder Henrique Alves pediram a Deus. 

Os dois, mais o senador Garibaldi Filho e a prefeita Micarla de Sousa. 
E sob as bênçãos do ministro governista-lulista, Hélio Costa. 
Foi na sede da InterTV Cabugi, onde a emissora afiliada da Globo, comandada pelo sócio majoritário, Fernando Camargo, presente ao evento, exibiu para convidados a sua primeira transmissão com sinal digital.

E a segunda-feira foi de festa para a televisão natalense. 

Afiliada do SBT, a TV Ponta Negra exibiu programa especial em comemoração aos 23 anos de fundação.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Biópsia confirma que tumor retirado de Iberê Ferreira é maligno

O resultado da biópsia do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) revelou que o nódulo extraído na última quinta-feira (18) é maligno. O laudo foi divulgado agora pela manhã pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês (São Paulo), onde Iberê encontra-se internado.

Conforme antecipado pela imprensa e confirmado pelo Boletim Médico, Iberê vai se submeter a tratamento preventivo de radioterapia e quimioterapia.

Em entrevista ao RN TV 1ª Edição (InterTV Cabugi), após a divulgação do laudo, Iberê disse que está se sentindo bem e assegurou que, apesar do tratamento, vai assumir o Governo do Estado no próximo dia 31. A volta para Natal está prevista para a próxima segunda-feira (29).

O vice-governador contou que, além do nódulo, os médicos também retiraram toda a parte do pulmão que poderia ter sido afetada. A radioterapia, segundo ele, deve durar 30 dias. O tratamento será realizado em Natal. 

Iberê destacou que o tratamento é apenas "por prevenção" e não vai impedir que ele assuma o governo. "Devo sair do hospital na quinta-feira (25) e fico em São Paulo até segunda-feira (29). Na segunda, viajo para Natal", declarou.

O vice-governador disse estar "com muita fé" de que vai conseguir superar essa adversidade. "A fé em Deus e a solidariedade das pessoas têm me dado muita força".

Leia, a seguir, a íntegra do Boletim Médico divulgado pela equipe médica que acompanha Iberê:

BOLETIM MÉDICO

22/03/2010

O vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Paiva Ferreira de Souza, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 16/03, quando deu entrada para realizações de exames de rotina, que detectaram um nódulo no pulmão esquerdo.

O nódulo, que foi identificado na tomografia do check up tinha 1,9 centímetros e foi totalmente retirado em cirurgia realizada em 18/03, era de origem malígna.

O paciente recupera-se bem e seguirá com tratamento complementar de radioterapia e quimioterapia.

As equipes que o acompanha são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Riad Younes.


Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira - Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad N. Younes - Diretor Clínico

Gestão Ambiental realiza programação comemorativa ao Dia Mundial da Água

A escassez dos recursos naturais tem se constituído em um dos grandes dilemas da humanidade no século XXI. Nas mais diversas partes do planeta as populações enfrentam problemas de racionamento, inclusive de água.
 
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1992 o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, visando sensibilizar o planeta em relação à importância de preservar esse bem natural escasso e vital para a perpetuação da espécie humana.
 
Por essa razão a Gerência Executiva de Gestão Ambiental do município de Areia Branca realizará nesta segunda feira, 22, uma programação que constará de visitas a algumas escolas de Ensino Fundamental I, onde será exibido o filme Super H20 e realizado um debate com os alunos.
 
À noite acontecerá na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares uma palestra aberta ao público sobre “A importância do Dia Mundial da Água”.

Agnelo Alves acredita que Garibaldi desiste de apoio à Rosalba


O ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (PDT) acredita que o senador Garibaldi Filho (PMDB) desistirá do apoio à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), pré-candidata ao Governo do Estado, por causa do que ele classificou de "sinuca de bico", criada pela divergência de posição entre os primos Garibaldi e Henrique Eduardo, presidente estadual do PMDB.
Na coluna que escreve todos os domingos na Tribuna do Norte, Agnelo escreveu o seguinte: "Apostas em alta sobre como o PMDB/RN sairá da "sinuca de bico" criada com a divergência de Garibaldi Filho e Henrique Eduardo na sucessão governamental. Garibaldi renunciará ao apoio explícito a Rosalba, do DEM? A "pule" mais cotada. TRE abrirá uma porta ou mesmo uma janela para uma solução. "Pule" menos cotada".

João Maia e George Soares participam do aniversário de Mâcedo


A surpresa programada para comemorar o aniversário do ex-candidato a prefeito de Areia Branca, Francisco Macedo, presidente do PR no município, começou a ser revelada quando o deputado João maia chegou na casa dele. 



Já desconfiado, Macedo foi levado pelo deputado ao distrito de Upanema, para a festa organizada no Clube Pai e Filho. 
Com eles, também foram o assuense George Soares, candidato a deputado estadual, e ainda o superintendente adjunto do Dnit, Gleidson Maia, o vereador areiabranquense Alderi Batista (PPS) e a vice-prefeita de Alexandria, Jânia Fernandes (PR).
Nossos sinceros votos de felicidade para Mâcedo e familia.


sábado, 20 de março de 2010

Garibaldi Filho e Carlos Eduardo juntos na festa do padroeiro de Angicos, São José

[Angicos-Gari-CEduardo-Waltinho-Papoanimado.jpg]

Carlos Eduardo ainda não tem o segundo voto para o Senado.

Garibaldi, Carlos Eduardo, Clemenceau e Walter eram os membros da família Alves na missa de São José


Divulgação
Até na FM Cabugi Central, os primos estavam juntos
Outra cidade potiguar que comemorou a festa religiosa de São José foi Angicos, berço da família Alves e que também tem o santo como seu padroeiro desde o século XVIII. Para a missa celebrada pelo arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, uma multidão lotou o espaço em frente a matriz, com sombrinhas para se proteger do sol. O prefeito Clemenceau Alves, o Sossô (PMDB) recebeu o senador Garibaldi Filho (PMDB), o governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) e o deputado Walter Alves (PMDB), seus primos.
Quando foi encerrada a celebração, Sossô acompanhou Garibaldi, Carlos Eduardo e Walter a FM Cabugi Central, onde concederam entrevista. Bem ao seu estilo, Garibaldi visitou algumas famílias angicanas e almoçou na casa de Elina Soares, residência de amigos da família Alves e onde sempre é oferecido um almoço no dia da missa de São José. Durante a refeição, um bom sinal: choveu em Angicos. Como toda cidade, lá os agricultores também acreditam que se no dia da missa do padroeiro chover é porque o inverno será generoso, possibilitando fartas colheitas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Boletm Médico diz que Iberê está bem

Sai o primeiro Boletim Médico sobre o estado de saúde do vice-governador Iberê Ferreira de Souza(PSB), que foi cirurgiado na noite de ontem(18), no Hospital Sírio Libanês, para a retirada de um nódulo no pulmão.

Segundo o Boletim, “a recuperação durante a noite foi ótima e hoje o Vice-governador se sente bem, já se alimentou normalmente e está conversando, tendo sido transferido para Unidade de Tratamento Semi-intensiva”.

Sávio Hackradt Visitará Areia Branca próxima Quarta-feira

Dia 24 de março próxima quarta-feira estará visitando Areia Branca o publicitário e Jornalista Sávio Hackradt pré-candidato ao Senado pelo PCdoB, que exerceu durante anos essas funções na capital federal e possui vasta experiência como marqueteiro em campanhas políticas eleitorais. O mesmo, ao lado de Walter Fernandes engenheiro do DNIT e pré-candidato a Deputado Federal pelo PCdoB e Jocsã Cerqueira pré-candidato a Deputado Estadual receberá a imprensa areia-branquense num almoço para divulgar as candidaturas e falar do projeto político do PCdoB para a região e o Estado.
Depois visitaram as cidades de Grossos e Serra do Mel para uma reunião com os diretórios do partido.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Joanilson critica quem entra na política por “herança”


O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN), Joanilson de Paula Rêgo, pré-candidato ao Senado pelo Partido Social Democrático Cristão (PSDC), criticou a “hereditariedade” da política potiguar e disse que uma pessoa pode ser “vocacionada”, mas não “perpetuada” no poder. 

“Temos aqui ‘Felipes’ que não são filhos da rainha Elizabeth, mas por herança, por hereditariedade, se perpetuam na política. Na vida privada, tudo bem, mas na vida pública, herança, nepotismo...”, comentou, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM)desta quinta-feira (18).

Joanilson fez referência indireta ao senador José Agripino Maia (DEM) para atacar as oligarquias políticas que se alternam há décadas no poder no RN. “Temos pessoas que entraram [na política] por nomeação indireta, depois ocuparam outros cargos por voto vinculado e continuam pendurados nas tetas do poder. Isso é o que se chama de carreirista, gente que faz qualquer coisa para se reeleger”.

No final da década de 1970, Agripino foi nomeado prefeito de Natal pelo primo e então governador do RN Lavoisier Maia. Em 1982, Agripino tornou-se governador, beneficiado pelo voto vinculado, apelidado de “voto camarão”, uma criação da ditadura militar que obrigava o povo a votar em candidatos de um mesmo partido. Agripino terminou favorecido pela estrutura montada pelo PDS, derrotou Aluízio Alves e assumiu o governo em março de 1983.

As farpas de Joanilson, porém, não se destinaram apenas a Agripino. Mesmo sem citar nome, o advogado cutucou o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que está em seu décimo mandato na Câmara. “Temos deputados de dez mandatos. Estamos vendo sete pessoas de uma mesma família disputando um cargo. Isso é democracia?”, indagou.

Joanilson afirmou que vai ser candidato a senador para “atender o desejo da parcela da população que quer mudança”. “O que caracteriza a democracia é a alternância do poder. (...) Compreendi que minha presença era necessária [nesta eleição]”, observou.

O presidente estadual do PSDC disse que sua candidatura vai ser a do segundo voto, uma vez que, neste ano, estarão em jogo duas vagas para o Senado. “As revoluções são traumáticas, mudar de uma vez só... A mudança tem que ser um voto na mudança e outro na tradição”.


Fonte: Nominuto 

Após finalizar as etapas de seleção, Sisu ainda tem 7 mil vagas disponíveis

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de três etapas de seleção e a criação de uma lista de espera, ainda sobram 7 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao longo das próximas semanas, essas vagas serão preenchidas ou ocupadas porque ainda existem 136 mil alunos confirmados na lista de espera. Esse processo de seleção será feito pelas próprias instituições.
Das 47,9 mil vagas oferecidas inicialmente pelo Sisu, 85% foram preenchidas (40.789). Na primeira etapa, 15 mil alunos foram matriculados, na segunda 23 mil, na terceira 33 mil e pela lista de espera 40 mil. Em todo o processo, 800 mil candidatos se inscreveram para estudar em uma das 53 instituições federais de ensino que participaram do processo.
De acordo com a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, “não há razão para acreditar que as vagas ficarão ociosas”.
“Foi firmado um compromisso com as instituições para que todas as vagas sejam preenchidas utilizando a lista de espera”, afirmou. Segundo ela, os alunos que começarem a estudar após o início do semestre não serão prejudicados.
Segundo o MEC, a maioria das vagas remanescentes são aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas – cotas raciais, regionais ou sociais ou que seriam para preenchimento no segundo semestre
Em cada uma das etapas houve um percentual considerável de alunos que se insceveram, mas, posteriormente, não confirmaram suas matrículas. Na avaliação de Maria Paula, esse fenômeno é natural porque “o processo era bastante livre”.
“O aluno exerceu a possibilidade de testar sua nota. Isso tem um aspecto positivo porque o aluno pode conhecer outras universidades, o acesso a essas vagas era muito fácil”, afirmou.

Se quiser se coligar com o PMDB na proporcional, PR não pode apoiar candidatura de Iberê Ferreira para o Governo do Estado

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do RN(PRE-RN), à consulta do PR sobre coligações proporcionais e majoritárias, deixa o PMDB em situação complicada.

É que o partido, se não fizer coligação na majoritária, só poderá fazer coligação na proporcional com agremiações solteiras, ou seja, que também não se coliguem no pleito para o Governo do Estado.

Exemplo: o PMDB só poderá se coligar com o PR na proporcional caso o partido presidido pelo deputado João Maia não faça coligação na majoritária.

Não fazendo coligação na majoritária, o PMDB seria obrigado a seguir carreira solo para deputado estadual e federal.

Ou faria coligação com alguns partidos nanicos que não terão candidatos ao Governo do Estado e nem farão coligação na majoritária.

Perguntas:

1 – O PMDB não vai se coligar na majoritária e correr o risco de sair sozinho nas eleições para deputado estadual e federal?
2 – O PMDB vai se coligar com o PSB ou o DEM e apoiar Iberê Ferreira ou Rosalba Ciarlini?
3 – O PR não vai fazer coligação na majoritária com o PSB, preferindo se coligar com o PMDB na proporcional?
4 – Ou o PR deixa o PMDB sozinho e vai se coligar na majoritária com o PSB e apoiar Iberê?

O nó é grande.

Projeto de Gustavo diz que idosos devem ter placas de carro especiais para garantir estacionamento

 
Os idosos potiguares terão direito a placas de carro especiais para assegurar a prioridade de estacionamento em locais públicos.

É o que propõe projeto de lei apresentado nesta quarta-feira(17) pelo deputado Gustavo Carvalho(foto).

De acordo com o projeto do deputado do PSB, a identificação, com o Símbolo Internacional do Idoso, será concedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para veículos de propriedade das pessoas da terceira idade.

“O respeito ao idoso não deve ser apenas pelos cabelos brancos nem pela idade, mas sim pelo muito que já fez. Esse é um projeto de ação social, que vai disciplinar a utilização dos locais específicos para o estacionamento dos carros dos idosos”, enfatizou Gustavo.

E acrescentou: “O Estatuto do Idoso não vem sendo cumprido e as pessoas da terceira idade, quando possuidoras de veículos, ou pagam os estacionamentos ou deixam seus carros nas ruas, já que nenhum estabelecimento cumpre a lei, por falta de regulamentação”.

Os deputados Paulo Davim(PV), Wober Júnior (PPS), Larissa Rosado(PSB) e Márcia Maia (PSB) manifestaram apoio à proposta de Gustavo Carvalho.

Fábio Faria apresenta projeto de lei que prevê punição para quem violentar calouros

O deputado Fábio Faria, que já tinha levantado o assunto na Câmara Federal, voltou a debater o combate aos violentos e cada vez mais 
Freqüentes trotes praticados por universitários contra calouros. 
“Nos surpreende ver que rituais envolvendo humilhação, violência e crueldade existam na sociedade brasileira, especialmente em universidades. Todos os anos, há muitos anos, tomamos conhecimento de atos criminosos praticados contra os estudantes que ingressam nas universidade”, discursou Fábio ao apresentar, no plenário da Câmara, projeto que prevê detenção de até um ano, caso se comprove que o trote teve a finalidade de atingir a dignidade da vítima pela raça, cor, etnia, religião e origem. A punição se estenderá a quem praticar trote com essas características contra portadores de deficiência. 
No seu discurso, Fábio acrescentou que muitos problemas de saúde, mutilações e até mortes por afogamento, ferimentos ou coma alcoólico, já foram registrados nesses casos. 
E citou o caso recente veiculado na TV, quando calouros de um curso de Medicina foram obrigados a esfregar fígado de boi, podre, em seus corpos, e cerveja era cuspida pelos veteranos no rosto dos novatos, constrangidos, obrigados a ficarem nus e a lutar na lama. 
“Medicina e veterinária são, segundo estudiosos, os cursos onde os trotes são mais violentos. Algo que não condiz, em absoluto, com o caráter dessas profissões, aliás, com o caráter de nenhuma profissão”, afirmou Fábio Faria em discurso no Plenário, ao defender agilidade na tramitação do projeto. 
“Espero que a legislação e a jurisprudência caminhem nessa direção, e que a sociedade deixe de ser complacente com o trote universitário, cuja gravidade e periculosidade exigem sua imediata abolição”, discursou o deputado potiguar.

VII FESTUERN

O Grupo Teatral ETHUS, da Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz, no próximo dia 20 de março de 2010, irá representar a cidade de Areia Branca/RN no VII FESTUERN - Festival de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com o espetáculo "DEUSA NEGRA" que tem como autores os jovens Aline Francilourdes, Jairo Cerqueira Cunha e Georgino Nobre. O espetáculo retrata a trajetória do drama dos escravos, destinos marcados de dor e sonho, em luta franca contra os absurdos, misérias e injustiças pelo qual são obrigados a suportar. Mesclando ódio e amor a protagonista da trama, Aurélia Campos, fará tudo para extinguir a raça negra da terra. Será imperdível. No próximo dia 20 de março de 2010, no Teatro Dix-Huit Rosado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

CNI/Ibope: aprovação do governo Lula sobe para 75%

A avaliação positiva do governo Lula subiu em março para 75%, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. No levantamento anterior, o porcentual estava em 72%. O índice de hoje representa a mais alta avaliação positiva já registrada pela pesquisa.
De acordo com o levantamento, a avaliação regular do governo Lula recuou de 21% para 19%, enquanto a negativa caiu de 6% para 5%. As melhores avaliações do governo Lula foram feitas por homens. Em termos de idade, os melhores registros estavam na faixa de 30 a 39 anos. Por escolaridade, a aprovação era maior entre pessoas que têm entre a quinta e a oitava série do ensino fundamental. Por região, o destaque foi o Nordeste e, por renda, as famílias de até um salário mínimo.
A pesquisa mostrou ainda estabilidade na aprovação ao presidente Lula, de 83%, em relação à pesquisa anterior. Esta foi a primeira estabilidade após uma sequência de três altas. A desaprovação ao presidente caiu de 14% para 13%. Já a confiança no presidente caiu de 78% para 77% na mesma comparação, enquanto 20% disseram que não confiam no presidente, ante 19% em novembro.
O porcentual de entrevistados que consideram o segundo mandato de Lula melhor que o primeiro aumentou de 46% para 49%. O total dos que consideram pior caiu de 13% para 9%. O porcentual de 9% é o mais baixo identificado pela pesquisa, que começou a ser feita há três anos. Já a parcela dos que avaliam que o segundo mandato é igual ao primeiro permaneceu estável, em 40%.
A pesquisa CNI/Ibope realizou 2.002 entrevistas em 140 municípios do Brasil, no período de 6 a 10 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Cartilha orienta conduta de agentes públicos no período eleitoral

As condutas vedadas aos agentes públicos federais durante as eleições de 2010 estão descritas em cartilha lançada nesta terça-feira (16) pela Advocacia-Geral da União. A publicação segue o modelo da mesma cartilha de 2008.

O guia de conduta para 2010 começa definindo o agente público para fins eleitorais, de maneira mais específica do que conceito dado pela Lei nº 9.504/97 (que estabelece normas para as eleições), relacionada às pessoas que exercem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, mandato, cargo, emprego ou função nos órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional. Essa definição mais detalhada compreende agentes políticos desde o presidente da República, governadores, senadores e deputados; até prestadores de serviços para o Poder Público, passando pelos servidores titulares de cargos públicos ou empregados.

As condições de inelegibilidade também são apresentadas. São considerados inelegíveis para qualquer cargo: inalistáveis ou analfabetos; cônjuges ou parentes do presidente da República, governadores de Estado e prefeitos; membros do Congresso Nacional, Assembléias, Câmaras Legislativas e Municipais que tenham perdido o mandato; e os que tenham representação julgada procedente na Justiça Eleitoral. Aqueles que já exercem cargo público e desejam se recandidatar nessas eleições devem abandonar o cargo seis meses antes (até 3 de abril de 2010).

 “São vedadas condutas que tendam a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”. Esse é o princípio básico que deve nortear os agentes públicos no período de eleição e está no caput do artigo 73 da Lei 9.504/97.

Sobre publicidade no período eleitoral, o guia de condutas esclarece os casos em que o comparecimento de candidato à inauguração de obras públicas e contratação de shows artísticos para inauguração de obras ou serviços públicos só poderá ocorrer até três meses antes das eleições, ou seja, até 3 de julho. A punição é a cassação do registro de candidatura ou perda do diploma e inelegibilidade por três anos. A restrição vale também para pronunciamento em rádio ou emissora de televisão fora do horário gratuito.

A cartilha aborda também o uso de bens e serviços públicos, que estabelece suspensão imediata de conduta, multa e cassação do registro ou diploma de eleito no caso de serem utilizados bens públicos, móveis ou imóveis, em benefício do candidato, partido ou coligação. No caso dos Recursos Humanos, a cessão de servidores ou empregados e de seus serviços em favor de candidato, partido ou coligação gera penalidades. Revisar a remuneração de servidores públicos também é proibido 180 dias antes da eleição até a posse dos eleitos (a partir de 6 de abril).

Orientações da Comissão de Ética Pública também estão presentes na cartilha. É definitivamente desencorajado aos candidatos valer-se de viagens de trabalho para participar de eventos político-eleitorais; expor publicamente divergências com outras autoridades ou criticar-lhes a honorabilidade ou o desempenho funcional; além exercer função de administrador de campanha eleitoral.

A cartilha pode ser acessada pelo endereço: www.agu.gov.br.

* Fonte: Brasil.gov.br.

Atores Areiabranquenses no Palco do Teatro Dix Huit Rosado

Artistas da Terra
O Grupo Teatral ETHUS da Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz, representará Areia Branca no VII Festuern com o espetáculo teatral "Deusa Negra" no próximo dia 20 no Teatro Dix Huit Rosado as 19:30h. O espetáculo tem como autores os jovens areiabranquenses Georgino Nobre, Aline Francilurdes e Jairo Cerqueira. A peça vai retratar a trajetória do drama dos escravos, destinos marcados de dor e sonho, em luta franca contra os absurdos.