quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Carlos Eduardo garante maternidade para Mossoró e critica gestão de Rosalba Ciarlini na Saúde

O candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT-PCdoB-PRP), aproveitou a viagem a Mossoró nesta quarta-feira (4) para lançar a proposta de construir uma maternidade na cidade. Ele fez críticas à senadora Rosalba Ciarlini (DEM) por não ter, ao longo de três mandatos na Prefeitura, construído uma.

 “Como governador, nós vamos fazer a maternidade da cidade de Mossoró, que foi esquecida pelos sucessivos prefeitos e prefeitas e esquecida pelos sucessivos governos. É inacreditável que uma cidade-pólo do Rio Grande do Norte ainda não tenha uma maternidade”, disse, depois de lembrar que construiu a maternidade da Zona Norte de Natal quando prefeito.

O candidato disse que a Saúde de uma maneira geral vem sendo maltratada pelos gestores mossoroenses. Na gestão municipal de Rosalba Ciarlini, foi fechado o único Hospital Infantil que atendia à rede pública. Em 2009, também foram desativados o Hospital Duarte Filho e a Casa de Saúde Santa Luzia, que atendiam pelo SUS. No momento, apenas o Hospital Tarcísio Maia oferece serviços de enfermaria pediátrica na cidade.

Carlos Eduardo passou toda esta quarta em Mossoró. Ele lançou o Programa de Governo e deu entrevista à Rádio Difusora de Mossoró pela manhã. À tarde, gravou entrevista para o programa Cenário Político, do canal de TV TCM, teve um encontro com o reitor da UERN, Milton Marques, e se reuniu com petroleiros e empresários. Teve as companhias de outros candidatos da coligação durante sua passagem por Mossoró: Sávio Hackradt (candidato a senador pelo PCdoB), Gutemberg Dias, George Câmara e Professora Valda (candidatos a deputado estadual também pelo PCdoB) e Divanilton Pereira (candidato a deputado federal pelo PCdoB).

Aos empresários, Carlos Eduardo afirmou que “o Rio Grande do Norte terminou um ciclo de gestão”, referindo-se ao costumeiro loteamento de cargos políticos, e que irá iniciar um novo ciclo. “Vou afastar os políticos da Caern, no DER, da Educação, da Segurança. O Rio Grande do Norte está parado. Ninguém, dentre os cinco candidatos, tem capacidade para implantar essa nova mentalidade. Eu tenho, porque fiz quando era prefeito de Natal”.

Durante a apresentação do Programa de Governo, no Hotel VillaOeste, o candidato do PDT defendeu investimentos em Infraestrutura e Educação. “Sem porto, aeroporto e ferrovia, o Rio Grande do Norte é um Estado sem entrada e sem saída”. Ele defendeu a Educação como ferramenta estratégica para alavancar o desenvolvimento econômico do estado. 

“Nós jamais, nunca, teremos desenvolvimento econômico, se não tivermos Educação de qualidade. Nós vamos fazer o professor voltar a ser uma autoridade através da recuperação dos seus salários e instituição de um programa de formação continuada”. Ele também afirmou que construirá uma rede estadual de ensino profissionalizante e que fará dela uma política de Estado através da participação popular. 

O candidato detalhou outros pontos de seu Programa de Governo que beneficiam especificamente Mossoró: os investimentos na UERN, a inclusão de Mossoró na ferrovia que ligará Natal à Transnordestina, a integração do aeroporto da cidade com a malha aérea nordestina, a necessidade de investimentos em saneamento básico e a inclusão da pauta ambiental no projeto de desenvolvimento do município.

Nesta quinta (5), Carlos Eduardo estará em Natal. Passa boa parte do dia reunido com a equipe do Programa de Governo. No final da tarde, ele faz caminhada nos bairros Quintas e Nordeste. A concentração é no cruzamento das ruas Pedro Nova e Mascarenhas, nas Quintas.