sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleitor vai poder obter carteira de identidade sem custos

Os eleitores que não possuem documentos com fotos e, por isso, pretendiam faltar às eleições deste ano, vão ter seu direito assegurado por meio de um acordo de cooperação firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia Civil (Itep). A parceria vai garantir condições especiais para se obter a carteira de identidade de forma gratuita.

Os interessados serão atendidos em 22 Centrais do Cidadão espalhadas pelo Estado e em três pontos do Itep em Natal, Mossoró e Caicó. A campanha irá vigorar de 2 de agosto a 2 de outubro, dia que antecede as eleições.

A cooperação tem caráter emergencial e será valida apenas para quem precisa tirar a primeira via do RG. Para receber o documento é preciso levar duas fotos 3 x 4 e certidão original de nascimento ou de casamento, além da comprovação de falta de condições financeiras.

“Eleitores que irão votar em municípios que passaram pela revisão biométrica não precisam de outro documento além do título”, frisou o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristovam Praxedes, ressaltou a parceria entre Estado e Justiça Eleitoral visa dar a oportunidade do eleitor exercer sua cidadania. Já a diretora geral do Itep, Cristiane Dantas, acrescentou que esta cooperação pode evitar a abstenção de parte do eleitorado, que terá os dois documentos exigidos pela legislação em vigor.

Quem já tem o título de eleitor e um documento com foto não precisará ir aos postos do Itep e Centrais do Cidadão, pois já supre a obrigação prevista na lei.