quarta-feira, 19 de maio de 2010

Natal terá eleição com voto biométrico em 2012

O próximo pleito municipal vai marcar a entrada de Natal na era das eleições digitais. Em 2012, os natalenses vão escolher o próximo prefeito através do voto biométrico, o sistema que permite a identificação do eleitor através da impressão digital. A informação é do presidente do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do RN), desembargador Expedito Ferreira. 

De acordo com o magistrado, o recadastramento dos 517.856 eleitores da capital será realizado no próximo ano. Nas eleições deste ano, 100 mil eleitores de 11 municípios – correspondente a 5% do eleitorado potiguar – votarão pelo novo sistema.

Para Expedito Ferreira, o sistema biométrico elimina a possibilidade de fraudes nas eleições. “É uma segurança maior para a Justiça Eleitoral e para os partidos políticos. Com isso, temos a garantia que nenhum eleitor votará n lugar do outro”, explicou.

O desembargador disse que, no pleito de 2010, o eleitor terá que apresentar, além do título, um documento de identificação com foto. Isso, segundo ele, vai ajudar na “transparência” da eleição.