quarta-feira, 5 de maio de 2010

Inscrições para o ProJovem Trabalhador começam segunda

Os jovens interessados em se qualificar para o mercado de trabalho devem ficar atentos aos dias de inscrições para o ProJovem Trabalhador. O prazo começa na próxima segunda-feira (10) e segue até a sexta (14).

As inscrições podem ser feitas nas Casas dos Ofícios, Telecentros Comunitários, Centros Públicos e na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), no horário das 8h às 18h. É necessário apresentar Identidade e CPF.

Para se inscrever é preciso estar em situação de desemprego, ter idade entre 18 e 29 anos, e ser membro de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. É preciso ainda estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou ter cursado o ensino médio, e não estar ou nem ter concluído o ensino superior. 

“O Programa é voltado para os jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, afirma o titular da Semtas, Alcedo Borges.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas, Socorro Costa, o Programa está ofertando cursos de qualificação gratuitos para dois mil jovens em Natal. “O objetivo principal é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda”, afirma Socorro Costa.

Os jovens participantes terão qualificação por seis meses, bolsa - auxilio de 100 reais, vale transporte e lanche. Os cursos terão carga horária de quatro horas/dia, nos turnos manhã, tarde e noite, nas seguintes áreas: Administração, Alimentação e Beleza e Estética com 20 turmas, beneficiando 500 jovens; Construção e Reparos, Educação e trabalho em Madeira e Móveis com 22 turmas, voltado para 550 jovens; Metalmecânica, Serviços Domiciliares e Telemática com 18 turmas, para 450 jovens; e Turismo e Hospitalidade, e Vestuário com 20 turmas, beneficiando 500 jovens.

Os locais de realização dos cursos ainda serão divulgados, mas as instituições que realizarão a qualificação social e profissional do Projeto ProJovem Trabalhador– Juventude Cidadã já foram anunciadas, serão: Núcleo de Desenvolvimento Social– NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES.