segunda-feira, 1 de março de 2010

PCdoB apoia Carlos Eduardo e lança chapa proporcional própria


O Partido Comunista do Brasil no RN, em reunião do Comitê Estadual, ampliada com pré-candidatos às eleições 2010, divulgou neste sábado, 27, suas resoluções para a campanha eleitoral que se aproxima. Como principais pontos, estão a decisão de compor a aliança com o PDT, apoiando Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, a governador, e o lançamento de chapas próprias de deputados estaduais e federais.

Encontro eleitoral_Natal
PCdoB divulga resolução para as eleições de 2010
Dando o ponta-pé inicial nas discussões eleitorais no RN, o PCdoB lança a grande novidade da campanha 2010, que parecia polarizada entre dois grandes grupos, e agora apresenta uma candidatura que pode representar os anseios de renovação do eleitorado. Conforme o documento divulgado pelos comunistas, “a eleição de Carlos Eduardo permite continuar e aprofundar os pontos positivos do Governo Wilma de Faria, além de introduzir novos mecanismos democráticos de planejamento e gestão”.

Segundo Antenor Roberto, presidente do PCdoB-RN, essa aliança representa, no estado, os avanços que hoje se apresentam no cenário nacional por meio da candidatura de Dilma Roussef. “A eleição dessas forças concorrerá para a construção da infraestrutura necessária para a elevação do padrão de desenvolvimento do Estado, garantindo investimentos em saúde, educação e segurança pública, por exemplo, áreas críticas e prioritárias no Rio Grande do Norte”, afirmou o dirigente.
Luta Eleitoral
Referindo-se metaforicamente à batalha e discussão de ideias que se avizinha, Antenor Roberto afirmou, enfaticamente, que “o PCdoB bate seus tambores, anunciando estar pronto para ir à luta e apresentando ao povo do Rio Grande do Norte uma candidatura progressista ao governo do Estado”.

Nessa batalha, o PCdoB não vislumbra somente a eleição majoritária e não descuida dos próprios quadros. Na aliança com o PDT, ficou consolidada a candidatura do publicitário Sávio Hacktard ao Senado, a quem Carlos Eduardo já declarou, antecipadamente, o voto. O pré-candidato comunista foi o primeiro a se lançar na campanha: numa demonstração clara de inovação dos métodos tradicionais, ele está indo à imprensa e à comunidade para discutir propostas sobre os grandes temas nacionais e projetos de atuação no parlamento federal.

Além do Senado, o PCdoB lançará chapa para deputado estadual, já contando com 23 pré-candidatos, de forma regionalizada, contemplando regiões e cidades de peso na política estadual, como Mossoró, Caicó e Apodi, além da grande Natal. Concorrerão à Assembleia Legislativa nomes como os do ex-prefeito de Caicó Roberto Germano e o vereador de Natal George Câmara.
Para o Congresso Nacional, são pré-candidatos a deputado federal, entre outros, o presidente do partido em Parnamirim, engenheiro Valter Fernandes; Canindé de França, secretário da Secretaria Estadual de Apoio à Reforma Agrária, e Fernando da FECEB, liderança comunitária.
Otimismo

Presente ao evento, o pré-candidato ao governo do RN Carlos Eduardo fez uma saudação aos comunistas e se mostrou extremamente confiante no futuro da aliança: “Tenho certeza de que vamos para a campanha, vamos para a vitória e vamos governar juntos o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ligando o pleito regional ao nacional, o ex-prefeito de Natal afirmou o alinhamento à candidatura apoiada pelo presidente Lula. “O Brasil não vai interromper esse caminho de avanços. O PDT e o PCdoB já deram sua decisão e seu grito de guerra: esse governo vai continuar, e vai continuar com Dilma Roussef. Esse é nosso projeto nacional.”

“Não tenho dúvida de que o povo brasileiro, a cada mês que se aproxima da eleição, percebe que Dilma é candidata desse projeto, é candidata dessa nova realidade, desse novo Brasil que o povo inteiro está construindo. Nós vamos no RN defender esses projeto nas ruas, nas praças, e Dilma será vitoriosa à presidência da República a partir do RN”, finalizou Carlos Eduardo.