quinta-feira, 4 de março de 2010

Parte da base de Lula no RN pode pular a cerca nesta eleição


PSB, PT e parte do PMDB estão de casamento marcado com Iberê Ferreira de Sousa (PSB) nesta eleição, mas não perdem de vista a outra noiva, Carlos Euardo Alves.

O compromisso da base de Lula, tirando o PCdoB, é com o vice-governador, mas tem muita gente com vontade de traí-lo mais adiante, caso Carlos Eduardo cresça nas pesquisas, isolando Iberê e aproximando-se de Rosalba Ciarlini (DEM), a líder na corrida sucessória estadual.

Fátima Bezerra me dizia esta semana que o PT vai cumprir o acordo já firmado antes com o PSB. Mas torce para que Iberê Ferreira de Sousa mantenha uma boa convivência política com Carlos Eduardo.

Fátima aposta num segundo turno - seja com Iberê ou com Carlos Eduardo - e a união dos dois será fundamental para os planos da base de Lula aqui no Estado.

Carlos Eduardo acredita que vai superar Iberê Ferreira de Sousa e conquistar o apoio dos aliados de Lula até a data das convenções partidárias.

O ex-prefeito aposta num cenário em que o vice de Wilma patina nas pesquisas e ele cresce. Para Carlos Eduardo, se isso ocorrer, haverá uma debandada dos que têm compromisso com Iberê Ferreira hoje.

Há quem diga que Iberê Ferreira ainda pode ser uma dúvida para o pleito. Diante das dificuldades, Iberê pode optar por tocar seus nove meses de gestão e garantir espaços para o seu grupo político.

Eu não acredito nisso. Eu acho que Iberê Ferreira é candidato até o fim, independente do êxito da empreitada.

E ninguém deve subestimar aquela velha máxima: candidato de governo tem de saída de 20% a 25% das intenções de voto em qualquer eleição.

Mas Carlos Eduardo não quer saber disso. O ex-prefeito desempenhará o papel da "amante" no casamento da base de Lula com Iberê Ferreira de Sousa.

Se o amor esfriar, se a realção balançar, muitos lulistas vão pular a cerca e correr pros braços de Carlos Eduardo Alves.

Wilma de Faria e assessores têm dialogado muito com Carlos Eduardo nos últimos dias. Em jogo está o apoio do ex-prefeito a Wilma. Mas nada impede que as juras de amor deixem a porta aberta para o futuro próximo.

Outro que se reuniu com Carlos Euardo recentemente foi Henrique Eduardo Alves. Conversa S. F.T. - sem futuro total - segundo palavras do próprio ex-prefeito, mas que deixou um canal de comunicação aberto para um eventual segundo turno.

Carlos Eduardo anda comendo Iberê Ferreira - comendo os apoios, claro - pelas beiradas, como diz o matuto.