segunda-feira, 22 de março de 2010

Biópsia confirma que tumor retirado de Iberê Ferreira é maligno

O resultado da biópsia do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) revelou que o nódulo extraído na última quinta-feira (18) é maligno. O laudo foi divulgado agora pela manhã pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês (São Paulo), onde Iberê encontra-se internado.

Conforme antecipado pela imprensa e confirmado pelo Boletim Médico, Iberê vai se submeter a tratamento preventivo de radioterapia e quimioterapia.

Em entrevista ao RN TV 1ª Edição (InterTV Cabugi), após a divulgação do laudo, Iberê disse que está se sentindo bem e assegurou que, apesar do tratamento, vai assumir o Governo do Estado no próximo dia 31. A volta para Natal está prevista para a próxima segunda-feira (29).

O vice-governador contou que, além do nódulo, os médicos também retiraram toda a parte do pulmão que poderia ter sido afetada. A radioterapia, segundo ele, deve durar 30 dias. O tratamento será realizado em Natal. 

Iberê destacou que o tratamento é apenas "por prevenção" e não vai impedir que ele assuma o governo. "Devo sair do hospital na quinta-feira (25) e fico em São Paulo até segunda-feira (29). Na segunda, viajo para Natal", declarou.

O vice-governador disse estar "com muita fé" de que vai conseguir superar essa adversidade. "A fé em Deus e a solidariedade das pessoas têm me dado muita força".

Leia, a seguir, a íntegra do Boletim Médico divulgado pela equipe médica que acompanha Iberê:

BOLETIM MÉDICO

22/03/2010

O vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Paiva Ferreira de Souza, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 16/03, quando deu entrada para realizações de exames de rotina, que detectaram um nódulo no pulmão esquerdo.

O nódulo, que foi identificado na tomografia do check up tinha 1,9 centímetros e foi totalmente retirado em cirurgia realizada em 18/03, era de origem malígna.

O paciente recupera-se bem e seguirá com tratamento complementar de radioterapia e quimioterapia.

As equipes que o acompanha são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Riad Younes.


Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira - Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad N. Younes - Diretor Clínico