domingo, 7 de fevereiro de 2010

Iberê e Carlos Eduardo disputam apoio do PT para a sucessão estadual

 
A posse das novas diretorias municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores, hoje de manhã, no Núcleo Avançado do IFRN, serviu para juntar na mesma mesa dois pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte: o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Os dois cortejam o apoio do PT à sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB) e disputaram a atenção dos petistas na festa da legenda. 

Carlos Eduardo lembrou que o PT “deu grande colaboração” à sua administração na Prefeitura de Natal e destacou que “o momento político que o país está vivendo é muito importante”, acrescentando que os pedetistas já escolheram sua candidata a presidente do Brasil: a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). 

Iberê discursou em seguida, afirmando que quer “estreitar a relação com o PT” a partir de abril, quando assume o governo com a desincompatibilização de Wilma de Faria para concorrer ao Senado. “Eu quero o PT dentro do governo e luto para continuarmos juntos”, declarou.

O vice-governador enalteceu a parceria do PT com a administração do PSB no Rio Grande do Norte, atribuindo às ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva grande parcela do “êxito do governo Wilma de Faria”. Iberê disse ainda que, a despeito da pré-candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP), vai lutar para que o seu partido apóie Dilma Rousseff “para o país continuar avançando”.

A deputada federal Fátima Bezerra defendeu a unidade dos partidos que dão sustentação ao governo federal para as eleições potiguares, mas ponderou que, se isso não for possível, o PT tem que trabalhar com a possibilidade de ter dois palanques no RN. 

“Não podemos perder a capacidade de construir a unidade, porque o adversário está do lado das forças conservadoras e liberais, representadas pela candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Mas se não for possível a união no primeiro turno, teremos duas candidaturas aqui”, defendeu.