domingo, 31 de janeiro de 2010

Praia deve receber público recorde na escolha do Rei e Rainha do Carnaval

 
Um público estimado em 10 mil pessoas é esperado neste domingo, 31, na praia de Upanema, para acompanhar o concurso onde serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2010 de Areia Branca. Além do concurso, que terá a participação de cerca de 20 candidatos, ainda haverá show com a banda Swingaço do Brasil e em seguida “arrastão” com o trio elétrico Valneijós e a cantora Rafaella Manville (leia matéria especial com a musa do axé.
A escolha dos representantes da folia começa às 15h, com a apresentação dos candidatos na passarela montada pela comissão de eventos da prefeitura. Mas a festa na praia começa às 13h, com a banda Swingaço do Brasil aquecendo a multidão. A previsão é que o concurso encerre  às 17h em ponto, para saída do “arrastão”, fazendo o circuito praia-centro.
De acordo com o regulamento do concurso, elaborado pela Fundação Areia Branca de Cultura, responsável pela organização do evento, os candidatos inscritos deverão ser pontuais, chegando ao local do desfile meia hora antes de ser iniciado. Nenhum candidato tem menos de 16 anos.
Uma das preocupações da organização foi com o corpo de jurados. Para tornar a escolha transparente e sem favorecimento, a  comissão julgadora será composta por cinco 5 membros, sem nenhuma vinculação a blocos ou agremiações carnavalescas. As notas atribuídas aos candidatos variam de 0 a 10, não sendo permitidos números fracionados.
Quanto aos critérios de avaliação, serão observados, no caso do candidato a Rei Momo, os quesitos samba no pé (frevo), desembaraço e simpatia. As candidatas a rainha devem ter, além de samba no pé e desembaraço, simpatia e fantasia. Em caso de empate entre duas ou mais candidatas (no caso da rainha) na primeira  classificação o desempate será através da observação da seqüência dos critérios. No caso do Rei Momo, o critério de desempate será samba no pé.
Ainda conforme o regulamento, os candidatos classificados em 1º lugar serão contemplados com uma premiação em dinheiro ofertada pela prefeitura. Essa premiação será dividida em partes iguais, entre o candidato vencedor e a agremiação carnavalesca que este represente.