quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Garibaldi confirma que Luiz Almir pedia empregos para "amigos" da ZN

 
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) – intimado a depor como testemunha no “Escândalo dos Gafanhotos” – confirmou que, quando era governador, o então vereador e atual deputado estadual Luiz Almir (PV) o procurou algumas vezes para pedir emprego para uns “amigos da Zona Norte”. Garibaldi, porém, assegurou que encaminhava as solicitações ao seu vice, Fernando Freire (PMDB), que em 2002 assumiu a titularidade do governo.

“Eu recebi alguns pedidos [de emprego de Luiz Almir] e os encaminhei para o vice-governador Fernando Freire, mas não sei os desdobramentos disso”, explicou, acrescentando que o parlamentar não fez “tantos pedidos assim”. Garibaldi prestará depoimento amanhã (14) no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Luiz Almir e o ex-governador Fernando Freire são réus no processo que investiga o suposto esquema de desvio de recursos públicos durante o governo do peemedebista em 2002.
Em depoimento ao desembargador Caio Alencar, relator do processo, Luiz Almir afirmou que, quando era vereador de Natal, encaminhava “amigos da Zona Norte” que lhe pediam emprego ao então governador Garibaldi Filho, entre outros políticos.

Em dezembro de 2009, Fernando Freire foi condenado, em primeira instância, a devolver R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. Além disso, o ex-governador teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.