sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Pesquisa: 54% dos russos admiram Stálin


aaaaaaastalin3Uma recente pesquisa divulgada revelou que a maioria dos russos (54%) admira a liderança de Josef Stálin.
No seu aniversário de  130 anos de nascimento, milhares de russos reverenciaram a memória do revolucionário soviético.
Stálin é venerado na Rússia por seu papel crucial na vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e pelas grandes transformações econômicas que realizou na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
 aaaaaaaaastalin2
“Stalin é um homem político eminente, incomparável com os de agora”, opinou Dimitri Petrov, engenheiro de 50 anos que prestou homenagem a
“O que Stalin fez, em particular como líder militar supremo, o torna para sempre imortal”, afirmou Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido comunista (PC), após deixar uma coroa de flores para o líder revolucionário na Praça Vermelha, em Moscou.
Em meio ao debate, a exposição “Stalin: mitos e realidade” — com fotos, retratos e documentos inéditos — foi inaugurada na segunda-feira em Moscou.
“O interesse dos russos por Stalin é enorme, porque a atual liderança não propõe nenhuma ideia nacional, e levou o país a uma rua sem saída”, afirmou seu diretor, Yuri Iziumov.
O ministério da Cultura não deu sua autorização para que esta exposição seja realizada. Por isso, Iziumov —membro do PC desde 1960 — a organizou graças a doadores.
Também em Gori, cidade natal de Stálin, uma multidão se reuniu, levando bandeiras soviéticas.
Entre eles estava Evgueni Djugachvili, neto de Stalin, que denunciou os ataques sórdidos da direita internacional contra seu avô.
“É terrível que alguns coloquem Stalin e Hitler no mesmo patamar. Stalin foi um libertador contra Hitler, que foi um agressor, um colonizador de povos”, afirmou Djugachvili.
Com agências