segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bingo Eleitoral






O Deputado Getúlio Rego resolveu antecipar a polarização política que deve predominar nas eleições de 2010 fabricando polêmicas.


Embora muito comum, a prática é um tanto quanto ultrapassada. É a que faz da política não um espaço para debate de fundo sobre a realidade de vida das pessoas, da sociedade. Solução para problemas, propostas realistas, idéias e ideais... Não. Este tipo de coisa, simplesmente, torna a política um jogo, um faz-de-conta, quando um ataca, o outro se defende, revida, contra-ataca, e por aí vai. Os atores, hora se juntam, hora se separam, sem qualquer critério e sem qualquer coerência.


No fim, quem ganha... não importa. Geralmente, o povo perde. Porque termina se envolvendo no jogo, como peça dele - e vítima de suas consequências.


Mas... O Deputado começou denunciando na Assembleia e em entrevistas que deu durante toda a semana que o Governo do Estado através da Secretaria de Recursos Hídricos, de quem é titular o Vice-Governador e pré-candidato ao Governo Iberê Ferreira, estava promovendo distribuição de brindes nos Municípios atendidos pela nova adutora do Alto Oeste, como forma de atrair pessoas para reuniões em que ele falava sobre a obra. Chegou-se a taxar a ação como 'bingo eleitoral'. Jornais deram capa com este assunto por vários dias.


Na verdade, o que Getúlio atacou foi um concurso de redação e palestras que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove sob orientação do Banco Mundial, instituição financiadora do plano de adutoras, dentro daquilo que constitui um dos mais importantes e cobrados componentes do programa: a conscientização e a educação da população para o uso adequado e racional dos recursos hídricos, ou seja, da água de boa qualidade que passará a receber com a nova adutora.


O banco recomenda e exige que seja feito um intenso trabalho de orientação, de envolvimento das pessoas, de criação de uma consciência ambiental, de saúde pública, de higiene e de racionalidade e valorização da água boa que vai chegar, sob pena dos objetivos do programa não serem atingidos plenamente. Não adianta só instalar tubos e trazer a água se a população não for orientada sobre o uso adequado desta água. A realidade de saúde e até mesmo os desvios de finalidade da água, como já ocorreu no passado, comprometeria o programa. O concurso de redação sobre estes temas é uma das estratégias de melhor resultado, porque faz os jovens estudantes pensarem e aprenderem a respeito do assunto. Eles passam a ser agentes multiplicadores, principalmente junto a seus pais em casa, em geral, menos esclarecidos.