segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Depois de colecionar mandatos, Leonez enfrenta novos desafios na sua vida




O universo da política em Areia Branca guarda muitas histórias e personagens. Quem viveu a efervescência das campanhas eleitorais no passado, falam que eram verdadeiras epopéias. Muitos foram tragados pelas derrotas e saíram de cena sem deixar lembranças. Outros, o próprio tempo se encarregou de perpetuar, alicerçados pelas sucessivas conquistas, que os mantiveram no topo.
Da geração nova de políticos, coisa de quatro décadas para cá, poucos sobreviveram, politicamente, com combustível suficiente para encampar novos projetos nesse disputado cenário. Entre os ex-prefeitos, sem dúvidas o médico e atual vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB) é quem tem mais chances de reassumir o comando do Município. Ele já foi prefeito duas vezes e é um nome em evidência. Idem, o atual prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que exerce o segundo mandato e ainda tem uma longa estrada pela frente.
Mas no universo dos ex e atuais políticos areia-branquenses, não se pode nunca esquecer a figura do lendário Expedito Gomes Leonez (DEM). Uma das maiores lideranças políticas do município durante décadas, com uma  trajetória invejável. Saiu dos baldes de salina para ser o vereador mais votado na época).
Ao longo dos anos, Expedito Leonez colecionou mandatos. Foi vereador, vice-prefeito, prefeito de Areia Branca por três mandatos (na época não havia reeleição) e ainda foi candidato a deputado estadual na década de 90, somando ao seu currículo mais de 13 mil votos conquistados no Estado.
Dado a superações, o “Leão” enfrenta novos desafios. Desta feita, o adversário é mais sagaz, perigoso, pois nem sempre antecipa qual será a sua estratégia. É nessas horas que o homem tem que aceitar que a condução do processo não lhe pertence. E deixar-se levar por Aquele que realmente sabe o sentido das coisas.