domingo, 15 de novembro de 2009

Governo inaugura ponte Macau-Ilha de Sant'Ana


A governadora Wilma de Faria inaugurou, sexta-feira à noite (13), a ponte que liga Macau à ilha de Santana e que foi denominada Ponte de Todos Nossa Senhora dos Navegantes.
A nova ponte, em concreto, substitui a antiga ponte de madeira, única ligação da ilha com a sede do município, que foi destruída pelas enchentes provocadas pelas chuvas no ano passado.
A obra oferece condições para o escoamento de sal e camarão produzidos no outro lado da cidade. Por ela, trafegam diariamente dezenas de caminhões fazendo o transporte destes produtos.
“Essa ponte era um sonho de Macau, e hoje se torna realidade. É mais um compromisso meu assumido com a população que está sendo cumprido”, disse a governadora Wilma de Faria.
A ponte Macau-Ilha de Santana recebeu investimentos do Governo do Estado de R$ 13,8 milhões e já beneficia, diretamente, mais de três mil moradores que vivem na ilha.
Com 360 metros de comprimento, 14 metros de largura e sete metros de altura sobre o leito do rio, a nova ponte de concreto tem duas pistas para passagem de veículos e duas passarelas laterais para pedestres e ciclistas.
A altura vai permitir a navegabilidade do rio, uma vez que é muito comum o uso de barcos pelos moradores da região. Junto com a ponte foram construídas, também, as novas tubulações de águas e esgotos, tendo em vista que parte das estações de tratamento de esgotos de Macau está na ilha.
A inauguração foi prestigiada também por políticos. Estavam presentes, além do vice-governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, o deputado federal Henrique Alves, o prefeito de Macau, Flávio Veras, e o seu vice, Aluísio Farias, o ex-deputado estadual, Elias Fernandes, diretor geral do DNOCS no Estado, prefeitos de vários municípios da região, secretários de Estado e lideranças da região, entre as quais uma das grandes lideranças no município de Macau, Eduardo Lemos.