sábado, 14 de novembro de 2009

Deputados mirins apresentam projetos na Assembléia


Foram abertos na manhã desta sexta-feira (13) os trabalhos da 1ª legislatura do Parlamento Mirim do Rio Grande do Norte.

Com a presença dos 24 deputados eleitos, foram apresentados 13 propostas de projetos de lei em diversas áreas, como segurança pública, educação, meio ambiente, cultura, assistência social, esporte e trabalho.

Após a abertura da sessão, o presidente do legislativo mirim, Evandro Irving, facultou a palavra aos parlamentares.
A deputada Fernanda Oliveira(foto), eleita pelo colégio das Neves, apresentou uma proposta denominada “Transporte Seguro”.

De acordo com ela, a ação consiste em instalar câmeras para monitorar os veículos de transporte público e a criação de uma central para fazer esse acompanhamento. “Queremos resgatar a confiança da população na segurança pública e esse pode ser um dos passos para começar”, disse a deputada mirim.

O mais novo deputado mirim eleito, Ayrton Senna, de 14 anos, e aluno da escola estadual Antônio Basílio, falou da importância da oportunidade em estar na Assembléia Legislativa e mostrar que os jovens estão cada vez mais preocupados com os problemas do estado. “Podemos mostrar que estamos porque estamos realmente dispostos a fazer algo e que o jovem de hoje é muito mais maduro”, afirmou Ayrton Senna(foto).

Os trabalhos do Parlamento Mirim não irão parar. Com mandato de um ano, os jovens deverão participar ainda este ano de uma audiência pública, no próximo dia 4 de dezembro, na Assembléia Legislativa.

Eles também deverão se reunir uma vez por mês para continuar os debates sobre os projetos e ações que podem ser implementados em favor da melhoria da qualidade de vida população.