segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cemitério São Sebastião deverá receber maior número de visitantes neste dia




O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Nesta segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, o mais tradicional cemitério da cidade, o São Sebastião, deverá manter a escrita e receber a maior parte das intervenções. Por iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, o campo santo passou por melhorias na sua estrutura, como pintura da capela e do muro, revisão geral do sistema de iluminação e as áreas verdes do espaço também recebem tratamento especial com podas e serviços de jardinagem.
A prefeitura ainda não tem uma estimativa quanto ao número de pessoas que devem visitar as necrópoles do município neste Dia de Finados, principalmente o Cemitério São Sebastião, que registra movimentação intensa durante todo o dia.
Para atender melhor ao público, vários serviços serão disponibilizados pela prefeitura neste feriado de homenagem aos mortos. A Igreja também oferecerá cerimônias religiosas com a primeira missa na capela acontecendo por volta das 6h. A Paróquia de Areia Branca também registra celebrações nas principais comunidades rurais, como é o caso de Ponta do Mel.
Origem
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já estava presente a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos. 

Apesar do significado de celebrar a vida eterna em outro plano, o Dia de Finados não deixa de ter um tom melancólico, afinal, muitos voltam a sentir a dor da perda de seus entes queridos e a saudade com a distância.

Não existe uma explicação racional, mas na grande maioria das ocasiões, chove no Dia de Finados! Diz a lenda que... "chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou”.