quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC cancela provas do Enem devido a vazamento de informações

As provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foram canceladas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), na madrugada desta quinta-feira (1º). O teste seria realizado neste sábado (3) e domingo (4).
A assessoria de comunicação social do MEC confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de o Paulo”, de que a prova teria vazado.
Uma entrevista coletiva será concedida por Haddad ainda na manhã desta quinta-feira para explicar os procedimentos do MEC com relação ao Enem.
De acordo com o Ministério da Educação, existe uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se ela poderá ser utilizada.
No Rio Grande do Norte, 87.820 estudantes que estão concluindo o ensino médio se cadastraram para o exame, o que contabiliza um aumento de 30 mil candidatos com relação ao ano passado.
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é que a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), seja realizada em 45 dias.
O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas e que queria vender o material por R$ 500 mil.
Outro problema também enfrentado pelo MEC neste processo foi em relação aos locais de provas. Cerca de 400 notificações de erros de locais foram enviadas pelos candidatos.
No entanto, o Ministério alegou que, nos casos em que o estudante fará a prova longe, o erro foi dele próprio na hora da inscrição.


*Com informações do G1 Notícias.