segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasil se lenvanta da crise


A produção da indústria brasileira cresceu pelo oitavo mês consecutivo, ao registrar expansão de 1,2% em agosto em relação à de julho, segundo dados divulgados na útlima sexta-feira (02/10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o resultado de agosto do ano passado, entretanto, houve queda de 7,2%. No acumulado de janeiro a agosto, a retração é de 12,1% em relação ao verificado no mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses fechados em agosto, a queda é de 8,9%.
Os dados apresentados pelo IBGE mostra claramente que o país começa sua escalada rumo a estabilização dos indíces de crescimento. Sei que os números mostram retração quando analisados em conjunto, mas, também, mostram a arrancada do Brasil no processo de superação da crise.
Quando analisamos os dados referente aos empregos, novamente o país se mostra em recuperação, ou seja, os últimos resultados de pesquisas mostram que houve uma redução na taxa de desempregados.
Esse é o Brasil que soube sobreviver a essa crise do capitalismo. Essa sobrevivência tem dois alicerces: um país de economia estável e um sistema financeiro com lastro de capital regulado em parte pelo estado.


Fonte: Portal Vermelho