terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rede Globo: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

A TV Globo divulgou um comunicado interno na noite da última quinta-feira (10/09), em que restringe o uso de blogs e redes sociais pelos seus contratados. A medida atinge tanto artistas, como jornalistas e outros profissionais da emissora. E já gerou reclamação.

“A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa”, informa o comunicado.
Esses dois parágrafos são parte de matéria veiculada no Portal Vermelho, quem tiver interesse em ler o restante é so acessar aqui.
A Rede Globo que é uma das mais aguerridas emissoras que luta contra a regulamentação da mídia no Brasil, por afirmar que o governo que impedir o direito a livre expressão, nesse caso está fazendo o contrário.
Se observarmos essa restrição pelo lado jurídico, podemos dizer que a Globo, a tão poderosa Rede Globo, está usando de "assédio moral" para com seus contratados, ou seja, utiliza o poder do contrato para inibir a livre expressão daqueles que fazem o dia-a-dia da sua programação.
Essa tática deverá funcionar em parte, haja vista que a Record está ai, com toda a vontade de receber alguns globais famosos. Além do mais, alguns artistas já colocaram a boca no mundo.
Essa é a Rede Globo de Televisão, uma das filiadas do PIG - Partido da Imprensa Golpita.