segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ficha limpa!


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, levará à Câmara dos deputados federais o projeto ficha limpa. A proposta que institui a "ficha limpa" para as eleições será entregue na próxima terça feira, dia 29 de setembro, na Câmara dos Deputados.
O projeto de lei, de iniciativa popular, recebeu 1 milhão e trezentas mil assinaturas, coletadas pela CNBB, trabalho organizado e realizado em todo país.
O texto torna inelegível candidato condenado em primeira instância ou denunciado por crimes como improbidade administrativa, uso de mão-de-obra escrava e estupro.
Iniciativa progressista
A inicativa da CNBB é bastante louvável e apropriada, mas é pouco provável que prospere, tendo em vista as diretrizes aprovadas recentemente pela Câmara dos deputados, que deverão reger o pleito eleitoral de 2010.
Tudo indica que serão eleições com alto teor de corrupção, compra de votos aliciamentos de diversas formas, uso ostensivo da máquina pública e outros instrumentos que bem manejados produzirão uma distorção de natureza grave para a democracia e a representação parlamantar e executiva.
Nada mais desigual concorrer um pleito com quem tem dinheiro público para fazer financiamento privada de campanha, caso mais explícito são os das emendas parlamentares, verdadeira compra e venda de apoios políticos, principalmente eleitorais. É a compra de votos institucionalizada, reconhecida pela Lei.
Mas, enquanto não mudamos esta situação, temos um grande desafio que é o de enfrentarmos e vencermos os obstáculos do chamado processo democrático.


Nota do Blog: Nós apoiamos essa idéia...